FlatOut!
Image default
Notícias

O Fusca mais rápido do mundo chegou a 330 km/h em Bonneville

Ao contrário do que Jeremy Clarkson pensava, o Fusca mais rápido do mundo não é o Porsche 911 Turbo S. É o Beetle LSR, um Fusca Turbo R-Line 2014 modificado para quebrar o recorde de velocidade na planície de sal de Bonneville. E ele conseguiu.

aze37nx2njusxqfn1vvt

Equipado com o motor 2.0 original de fábrica modificado para produzir 550 cv, e pilotado pelo jornalista Preston Lerner, o Beetle LSR (Land Speed Record) chegou à média de 205,122 mph (330,111 km/h) de velocidade média ao longo de uma milha (1,6 km), conseguindo um pico de 335 km/h em uma das passagens medidas. Coincidentemente é a velocidade máxima do Porsche 911 Turbo S 2017. Os críticos da Porsche não estavam tão errados…

daomdoddiksl42iwegly

O carro foi modificado pela preparadora californiana THR Manufacturing, que instalou novos pistões e um turbo maior no motor 2.0 TSI original — uma exigência para homologação do recorde — para chegar aos 550 cv. Além do motor, o Fusca também ganhou uma suspensão mais baixa e uma saia dianteira para controlar o fluxo de ar por baixo do carro. Também foi adotado um novo diferencial de deslizamento limitado, que ajuda a aprimorar a tração na superfície de baixa aderência.

fhsfseykfhdsyzlobbdg

E não pense que do carro original restou apenas o motor e algumas chapas da carroceria: o regulamento também proíbe modificações na carroceria — incluindo asas imensas, para-lamas alargados e dutos de ar para produzir pressão aerodinâmica —  e por isso o Fusca precisou manter o monobloco e os paineis da carroceria totalmente originais. As rodas foram substituídas por modelos especiais, mais aerodinâmicas (uma das poucas modificações permitidas) e calçam pneus de corrida com índice de carga e velocidade adequados para Bonneville.

ngydmxy7f6lfqurhvy35

O recorde de “Beetle mais rápido do mundo” foi obtido na segunda-feira passada, 12 de setembro, e foi promovido por uma das associações dos corredores de Bonneville.

wgmwbm56jzmtkxducifx wjg8arzum5dv7rpapeb4 idpaniz7qlhdzkhxwhi1

Matérias relacionadas

Richard Hammond conta tudo sobre seu acidente com o Rimac Concept One

Dalmo Hernandes

Autódromo ou arena? Fasp questiona uso de Interlagos para eventos não automobilísticos

Leonardo Contesini

Ferrari continuará usando motores V12 aspirados – e sem ajuda elétrica

Leonardo Contesini