FlatOut!
Image default
Car Culture

O Honda mais rápido do mundo chegou a 421 km/h… com um motor de três cilindros!

Bem… ele não é exatamente o tipo de carro da Honda que você encontra no estacionamento do supermercado ou em uma loja de usados, mas ele tem quatro rodas, um volante, foi feito pela Honda e seu motor é usado em uma série de modelos no Japão, como o pequeno roadster S600. Então, tecnicamente, ele é um carro da Honda sim.

Seu nome é Honda S Dream, e ele acaba de se tornar o novo recordista de velocidade da Classe 4 do Grupo 1 da Categoria A da FIA (é sério: o negócio é assim específico). Se isso não parece algo realmente especial, ele também se tornou o Honda mais rápido de todos os tempos, superando o BAR Honda 2006 de Fórmula 1 ao atingir nada menos que 421,447 km/h na Planície de Sal de Bonneville. Nada mau para um motor de três cilindros e 660 cm³ que, normalmente, produz 63 cv.

Honda-S-Dream-Streamliner-front-three-quarter-with-teamHonda S Dream Streamliner Set Bonneville Records

Quer dizer… na verdade não é exatamente o mesmo motor, mas sim o mesmo projeto básico. O bloco de alumínio foi trocado por um idêntico de ferro fundido, e recebeu novos pistões, válvulas, bielas e virabrequim reforçados para triplicar a potência original. Sim: isso significa que ele não precisou de mais de 200 cv para superar praticamente todos os supercarros do planeta. Claro, o baixíssimo peso e a carroceria aerodinâmica tiveram um papel importante nisso, mas não deixa de ser um feito e tanto.

Honda-S-Dream-Streamliner-front-three-quarter-with-team

Além disso, o objetivo da Honda era realmente conseguir um recorde mundial de velocidade usando um motor de kei car, algo que eles conseguiram logo no primeiro dia no deserto salino. Logo na primeira passagem a média foi de 366,570 km/h ao longo de uma milha. No fim, o S Dream chegou a um pico de 428 km/h, mas não conseguiu a mesma velocidade no sentido contrário (exigência para homologação do recorde), por isso seus recordes oficiais foram 421,447 km/h ao longo de uma milha e 421,593 km/h ao longo de um quilômetro.

Matérias relacionadas

Este Honda S600 com motor de CBR1000RR é genial – e absurdamente rápido

Dalmo Hernandes

Pocket rockets contra canhões: prazeres diferentes, pilotagens opostas

Juliano Barata

Não dá para ficar mais insano do que um Citroën C2 com dois motores V6

Dalmo Hernandes