FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Projetos Gringos

O Subaru Impreza WRX STI de rali do Ken Block está à venda!

O mundo se divide entre fãs incondicionais das manobras radicais que Ken Block faz ao volante e àqueles que acham que é tudo perfumaria e que sua habilidade não se traduz em velocidade. Qualquer que seja o seu lado, uma coisa é indiscutível: os carros do cara são animais. E você agora tem a chance de comprar um deles — mais especificamente, um Impreza WRX STI 2007 usado nos Rali da Nova Zelândia, do WRC.

Já faz dez anos que Ken Block é piloto profissional de rali. Embora não tenha conseguido vencer tantas provas e sua praia sejam mesmo as estripulias da série Gymkhana, 2007 foi um de seus melhores anos nas pistas: no Rali da Nova Zelândia, com este carro, ele ficou entre os cinco primeiros em dois estágios, e no fim do ano conseguiu 19 pódios e oito vitórias em competições pelo mundo.

impreza-ken-block (4)

O carro em questão é um Subaru Impreza WRX STI C-Spec RA. Esta versão já vem de fábrica com algumas modificações para aliviar peso, como vidros mais finos e capô e tampa do porta-malas de alumínio. Naturalmente, para a competição, o carro foi modificado seguindo as especificações do Grupo N da FIA, o que significa que ele tem gaiola de proteção de cromo-molibdênio, interior depenado e reforços estruturais, cintos de competição e freio de mão hidráulico, além de uma proteção de Kevlar para o assoalho do carro e protetor do cárter em alumínio.

O motor é um boxer de quatro cilindros e 2,5 litros turbinado, capaz de entregar 297 cv a 6.000 rpm e levar o carro aos 100 km/h em 4,9 segundos. Contudo, as regras da FIA para o Grupo N exigiram a instalação de um restritor que limita a potência a 250 cv. O câmbio é manual, de seis velocidades. Os freios trazem pinças de quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira e mangueiras de Aeroquip. As rodas douradas são de 15 polegadas, calçadas com pneus de rali.

A pintura do carro — bem mais discreta do que a dos carros atuais de Block — é a mesma usada na temporada de 2007. Agora, aquele que talvez seja o detalhe mais importante: Ken Block usou o carro para dar um salto em uma pista de esqui no final da temporada. O salto foi registrado em vídeo — e dá para ver que o carro ficou bem danificado.

Porém o vendedor diz que o carro foi totalmente restaurado por um profissional e não é usado desde 2007, e que por esta razão só tem pouco mais de 17 mil km registrados no hodômetro. De fato, o carro parece ter sido recuperado com capricho e, sinceramente, nós conseguimos imaginá-lo correndo em ralis sem problema algum. O carro ainda está na Nova Zelândia — mais precisamente, na cidade de Wellington —, mas o dono diz que “o transporte para qualquer porto internacional pode ser resolvido por conta do comprador”.

Mas para ter o privilégio de pilotar o Impreza WRX STI que já foi de um dos pilotos de rali mais famosos da atualidade, é preciso pagar o preço. O carro está anunciado no eBay, mas não se trata de um leilão: o dono pede por ele US$ 125 mil — um preço até justo para um carro preparado para competir no WRC e que, aparentemente, foi mesmo usado por Ken Block. Ele até colocou no anúncio fotos de alguns documentos que comprovariam a autenticidade do carro, e diz que seria o veículo perfeito para uma coleção.

impreza-ken-block (6)

“Coleção”? Se comprássemos este carro ele não ficaria um dia longe da terra, da lama e —  por que não? — da neve!

Matérias relacionadas

Quem não tem muscle… vai de Fusca! A história dos Volkswagen “Cal style”

Dalmo Hernandes

Onde há fumaça, há um caminhão de bombeiros da década de 1940 com motor de Dodge Viper

Dalmo Hernandes

Não tem algo estranho com este Audi R8?

Dalmo Hernandes