Edição diária: 19/06/2019
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Projetos Gringos

O Subaru Impreza WRX STI de rali do Ken Block está à venda!

O mundo se divide entre fãs incondicionais das manobras radicais que Ken Block faz ao volante e àqueles que acham que é tudo perfumaria e que sua habilidade não se traduz em velocidade. Qualquer que seja o seu lado, uma coisa é indiscutível: os carros do cara são animais. E você agora tem a chance de comprar um deles — mais especificamente, um Impreza WRX STI 2007 usado nos Rali da Nova Zelândia, do WRC.

Já faz dez anos que Ken Block é piloto profissional de rali. Embora não tenha conseguido vencer tantas provas e sua praia sejam mesmo as estripulias da série Gymkhana, 2007 foi um de seus melhores anos nas pistas: no Rali da Nova Zelândia, com este carro, ele ficou entre os cinco primeiros em dois estágios, e no fim do ano conseguiu 19 pódios e oito vitórias em competições pelo mundo.

impreza-ken-block (4)

O carro em questão é um Subaru Impreza WRX STI C-Spec RA. Esta versão já vem de fábrica com algumas modificações para aliviar peso, como vidros mais finos e capô e tampa do porta-malas de alumínio. Naturalmente, para a competição, o carro foi modificado seguindo as especificações do Grupo N da FIA, o que significa que ele tem gaiola de proteção de cromo-molibdênio, interior depenado e reforços estruturais, cintos de competição e freio de mão hidráulico, além de uma proteção de Kevlar para o assoalho do carro e protetor do cárter em alumínio.

 

O motor é um boxer de quatro cilindros e 2,5 litros turbinado, capaz de entregar 297 cv a 6.000 rpm e levar o carro aos 100 km/h em 4,9 segundos. Contudo, as regras da FIA para o Grupo N exigiram a instalação de um restritor que limita a potência a 250 cv. O câmbio é manual, de seis velocidades. Os freios trazem pinças de quatro pistões na dianteira e dois pistões na traseira e mangueiras de Aeroquip. As rodas douradas são de 15 polegadas, calçadas com pneus de rali.

A pintura do carro — bem mais discreta do que a dos carros atuais de Block — é a mesma usada na temporada de 2007. Agora, aquele que talvez seja o detalhe mais importante: Ken Block usou o carro para dar um salto em uma pista de esqui no final da temporada. O salto foi registrado em vídeo — e dá para ver que o carro ficou bem danificado.

Porém o vendedor diz que o carro foi totalmente restaurado por um profissional e não é usado desde 2007, e que por esta razão só tem pouco mais de 17 mil km registrados no hodômetro. De fato, o carro parece ter sido recuperado com capricho e, sinceramente, nós conseguimos imaginá-lo correndo em ralis sem problema algum. O carro ainda está na Nova Zelândia — mais precisamente, na cidade de Wellington —, mas o dono diz que “o transporte para qualquer porto internacional pode ser resolvido por conta do comprador”.

Mas para ter o privilégio de pilotar o Impreza WRX STI que já foi de um dos pilotos de rali mais famosos da atualidade, é preciso pagar o preço. O carro está anunciado no eBay, mas não se trata de um leilão: o dono pede por ele US$ 125 mil — um preço até justo para um carro preparado para competir no WRC e que, aparentemente, foi mesmo usado por Ken Block. Ele até colocou no anúncio fotos de alguns documentos que comprovariam a autenticidade do carro, e diz que seria o veículo perfeito para uma coleção.

impreza-ken-block (6)

“Coleção”? Se comprássemos este carro ele não ficaria um dia longe da terra, da lama e —  por que não? — da neve!

Matérias relacionadas

Este Honda Civic MkIII tem motor central-traseiro, 260 cv e uma bela história

Dalmo Hernandes

Este Subaru Impreza WRX STi 22B com 4.000 km rodados é um verdadeiro nocaute

Dalmo Hernandes

Não dá para ficar mais insano do que um Citroën C2 com dois motores V6

Dalmo Hernandes