O (outro) Honda NSX de Ayrton Senna será leiloado

Dalmo Hernandes 27 janeiro, 2014 101
O (outro) Honda NSX de Ayrton Senna será leiloado

Em agosto do ano passado, um Honda NSX preto que dizia-se pertencer a Ayrton Senna apareceu à venda na internet. O anúncio levantou algumas suspeitas, causou algum rebuliço e desapareceu. Mas parece que o carro era mesmo de Ayrton Senna, porque agora ele será leiloado pela Silverstone Auctions durante o Race Retro & Classic Car Sale no dia 22 de fevereiro.

O anunciante dizia que o carro foi um presente do empresário e Antonio Carlos de Almeida Braga, conhecido como Braguinha, ao piloto brasileiro. O carro ficava guardado em uma fazenda no distrito de Sintra, região de Lisboa, para ser usado por Ayrton em suas passagens pela casa do amigo.

nsx senna (5)

Senna já tinha um NSX vermelho, que fica na região do Algarve, também em Portugal. O carro preto que o piloto ganhou de presente foi encomendado em configuração idêntica à do carro que Senna tinha em sua casa no Brasil: preto, com interior de couro preto. Em 1992 o NSX usava um motor V6 3.0 de 274 cv declarados. Segundo consta, Senna foi um dos responsáveis por tornar o carro, lançado em 1990, a lenda é hoje, graças a seus palpites no acerto dinâmico e a seu esforço em convencer a Honda a tornar o chassi o mais rígido quanto fosse possível.

O carro vermelho é o mais famoso mas, na época, o anunciante declarou que o NSX preto foi usado por Ayrton muito mais vezes. O piloto se hospedava frequentemente na casa do amigo — durante as temporadas de 1992 e 1993, inclusive, quando competiu no Grande Prêmio de Portugal no Autódromo do Estoril, que não ficava muito distante da propriedade de Braguinha. O anúncio dizia que o carro havia rodado cerca de 50.000 km, e que os tapetes tinham marcas dos sapatos do piloto, feitas quando ele sentou-se ao volante pela última vez. Nostálgico.

nsx senna

Apesar da desconfiança geral, aparentemente tudo isto era verdade — toda a história do carro está publicada no site da Silverstone Auctions, que leiloará o NSX de Senna em seu evento Retro Race & Classic Car Sale no próximo dia 22 de fevereiro. Eles ainda dizem que, depois da morte de Ayrton Senna, Braga manteve o carro em sua garagem, coberto, durante dois anos, e não deixou ninguém dirigi-lo até vendê-lo dois anos depois. Há dezessete anos, este segundo dono vendeu o carro, que recentemente foi comprado pela Silverstone Auctions, que até divulgou os documentos da compra por Braga.

O carro tem câmbio manual e continua com cerca de 50 mil km rodados, e está impecável. Some tudo isto ao histórico do carro, e o que você tem é um dos NSX mais valiosos do mundo. Ele será leiloado ao lado de vários automóveis clássicos de todas as épocas e a Silverstone Auctions estima que o valor final chegará às £ 85 mil — pouco mais de R$ 340 mil — e quase o dobro do valor pelo qual o carro foi anunciado em agosto (£ 48.000, ou cerca de R$ 190 mil). Sem os tapetes.

Certamente quem ficar com ele levará um importante pedaço da história do automobilismo para casa — além de um dos esportivos mais legais já produzidos no mundo.

nsx senna (3) nsx senna (2) nsx senna (4) PENTAX DIGITAL CAMERA

  • Yelssek

    O tempo não passa por esse carro? Parece que cada vez que o vejo ele fica mais bonito.

    • Wallace
      • Anderson Rezende

        Sem esquecer que, apesar de ter sido lançado no R8 de produção em 2006, esse design apareceu em >2003< no Le Mans quattro.

      • GabrielM
        • Sidious_Darth

          O fusca da audi? kkkk Não se compara ao nsx!

          • Saci d’ Patinete

            Você foi molestado dentro de um fusca né só pode.

          • Sidious_Darth

            Apesar de vc ser um AFK, sei que há perdido dentro de você o bom gosto por carros alemães… vejo isso no seu avatar! rs

          • GabrielM

            da pra ver o quanto tu manja de carro por esse comentário. trágico. pra mim fusca é sinônimo de coisa boa e duravel. antes um fusca que um uno. da pra ver também o quanto tu gosta de carros pelo teu avatar. mostrando a desgraça de outra pessoa, que deve ser como tu. sem noção.

          • Sidious_Darth

            “pra mim fusca é sinônimo de coisa boa e duravel”
            Falou tudo. Você realmente conhece muito de carro.

    • Leonardo Brito

      Além de bastante arrojado, o NSX tem o mérito de não ser tão “carne-de-vaca” quanto outros carros.

      Mesmo hoje não faria feio diante de carros mais modernos.

    • Joel Lima

      É a vantagem de carros desenvolvidos com design atemporal !!

    • Fred Fuchs

      Se eu tivesse o dinheiro e a oportunidade, acho que compraria um NSX sem pensar nem meia vez. Pelo motivo que voce falou, pelo desempenho que não fica desatualizado também não, e pela mística: o carro não pode se desligar desse Piloto que respirava competição. Não consigo ver um carro desses sem lembrar o jeito dele de dirigir. Acho que não ia conseguir vender ele nunca.
      Agora, se eu tivesse o dinheiro e a oportunidade de comprar ESSE NSX…

    • RaphaelXocaravan1978

      eu também acho isso do Supra

  • Jr_Jr

    Só pelo prazer de ter um carro que foi do Senna, se tivesse grana, eu pagaria. Sem falar nas qualidades do carro, que são ligadas a ele.

    • Allan Guimaraes

      Vou avisar pro caboclo do tapete do GSi para dizer que foi do Senna, ou do Lula, sei lá… :)

      • Punisher

        Se disser que foi do Lula, o cara paga pra ficar longe deles…

  • Victor Gomes

    “a Silverstone Auctions estima que o valor final chegará às £ 85 mil —
    pouco mais de R$ 340 mil — e quase o dobro do valor pelo qual o carro
    foi anunciado em agosto (£ 48.000, ou cerca de R$ 190 mil). Sem os
    tapetes.”

    E vocês aí falando mal do cara querendo vender tapetes do Kadett GSI por 4 mil reais…

    • André Ricardo

      NO caso do NSX você compra um carro sem tapete. O GSI compra um tapete sem carro, pelo valor do carro.

      • Bruno Alexandre

        uhauahua, também pensei isso ao ler o comentário

      • Allan Guimaraes

        2 pesos…

      • Leonardomax01

        Leve meu joia por favor !!!!!!!!!!!!!!!

      • Leon1803

        ahahhahahahhahah o cometário e seu reply foram foda..

    • Elder Júnio

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..

  • GSB

    Cara, eu acho esse carro lindo, atemporal, tanto em preto quanto em vermelho, mas o vermelho me parece ter algo ainda mais especial, não é pelo fato de ser o mais “famoso” dos dois, mas essa cor combina pefeitamente com o carro!

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Honda_NSX.jpg

    a propósito, Senna e a famosa foto com seu NSX vermelho…

    http://www.razaoautomovel.com/wp-content/uploads/2012/08/Senna_NSX.jpg

    • Yelssek

      Ruiva linda demais, meu deus do céu…

    • Andrey L. D.

      Que bela imagem essa do Senna, palmas!

  • Maquiavel

    se é do rubinho eles escondem o nome!! hsdfiuhsiuhdfiuhsdf

    • Leonardo Brito

      Ahahahahahahahahahahaha, essa foi a do ano!

    • Filipe Alves

      Maldade! hahahahaha

    • Allan Guimaraes

      Isso mostra que é uma vontade muito besta comprar algo de pertenceu a alguém – só por isso. Eu compraria um NSX pouco rodado, manutenção em dia e que foi de alguém que não fumava (nem deixava ninguém fazer isso), não usava o carro para festas, dentre outros. Estaria satisfeito.

    • Peterson Fernandes

      acho que não temos um aqui

      http://www.youtube.com/watch?v=JQ2Fn3H4wO4

      • Maquiavel

        boa!!

      • Éric Rogério

        cara meu gosto por carros estranhos adorei esse 405!!!

  • Marcão Sparcos

    tá zeradaço! ein!

  • Sergio

    Acho que é o único Honda que eu compraria, não por ter sido do grande Senna, mas sim por ter personalidade e é um verdadeiro esportivo, só não gostei das rodas.

  • Paulo Henrique Foltran

    Maravilhoso. Sem mais.

  • AstolphoGM6

    Eu não compraria em Hipótese alguma!!

    Se eu tivesse um NSX, era pra usar MUITO, e isso tem seus riscos… Imagina o Preju se da merda com o “NSX do Senna”!!

  • Renan Lazarotto

    Sonho em ter um desses! Além de lindo tem uma pitada de Brasil nele!

  • Guest

    Chega a me dar pena esses bancos em perfeito estado, dá pra ver que nunca foi usado mesmo… Mas ao mesmo tempo dá uma tara em ser o primeiro a se aproveitar dessa garota 😀 ahahahahah

    • Bruno Alexandre

      foram 50.000 km nas mãos do Senna. Garanto que esse carro foi muito bem usado

  • Leonardo Brito

    Impressionado com a integridade do interior do carro… os revestimentos em couro estão impecáveis, nem parece que o carro tem toda essa idade nas costas.

    • The_Pilot

      é.. quando se tem grana fica facil manter um carro .por isso quem tem um marea turbo em bom estado fica sempre acima do eiki.

  • Saulo

    Imaginem o quanto o Ayrton não cuidava desse carro, putz grila! Mas eu n pagaria, jamais.

    • Allan Guimaraes

      Senna tinha outras preocupações. Queria apenas o carro utilizável e limpo. Era mais fácil ele cuidar dos aeromodelos na fazenda no interior de SP.

  • Braulio Pinto

    Aí, tipo. Esse possante japa tem um estilo bem bonito, saca. Claramente inspirado na Deusa do Olimpo. Tanto é que na época era conhecido como “a F-40 japonesa”, saca. Pena que o motor num era mais fortinho e tal. Se fosse mais fortinho podia ter virado uma Lenda Mundial e não apenas Japonesa. Na boa, valeu.

    • saosao

      Se fosse SÓ lenda japonesa, seria conhecido apenas no Japão cara.
      Se quer um carro japonês com uma das (se não a maior) lendas mundiais, esse é o NSX.

      • Braulio Pinto

        Aí mano gente boa, tipo. Existe uma GRANDE diferença entre “ser conhecido” e “ser Lenda”, saca. Tipo. O NSX pode ser conhecido mundialmente, mas num chega a ser Lenda Mundial. Tipo. Deusa do Olimpo é Lenda Mundial. Deusa F-50 já num pode ser considerada Lenda Mundial, mesmo sendo conhecida mundialmente, saca. Deusa Enzo é Lenda Mundial. Saco a diferença mano ??? Pelo menos assim penso eu. Na boa, valeu.

        • Gustavo

          “TIPO”, faz um favor para nós todos faz garoto, vai “TIPO” comprar um pirulito ali na padaria da esquina vai!!!

        • IvanBertoni

          Não dá para comparar o valor histórico do NSX em relação a F50 ou a Enzo. Ambas já estão esquecidas, infelizmente. A F50 tinha tudo para dar certo, e não deu, assim com o a Enzo.
          Que me desculpe, mas a última lenda da Ferrari é a F40. Depois dela, por mais que se esforcem e façam excelentes carros, não chegaram perto dela.

          • Leonardo Brito

            Só lembro da Enzo quando penso na Demi Moore de biquini ao lado dela em “As Panteras: Detonando.”

            Esse Bráulio Troll viaja demais, PQP… tudo pra ele é Ferrari, Ferrari, Ferrari… Ferrari parou no tempo depois da F40.

    • Allan Guimaraes

      Finalmente algumas verdades do gonzo… Mas a inspiração era estética, já que o carro era plenamente funcional, ou seja, utilizável diariamente.

      • Braulio Pinto

        Aí mano, tipo. Sim, saca. Isso mesmo. Inspiração apenas estética. Pois a Deusa do Olimpo é um possante esportivo puro sangue sem frescuras frescas. Deus Enzo assim a fez, saca. Agora o NSX num é um esportivo puro sangue. É um possante esportivo pra ser usado no dia-a-dia. Então, tipo. Seria bom ter um NSX pra segunda até sexta e uma Deusa do Olimpo pros finais-de-semana e feriados, saca. Na boa, valeu.

  • Raf1001

    Não me lembrava do interior do NSX ser tão bonito também, ainda mais todo preto assim.

  • Bruno Nogueira

    Ta aí algo que independente do preço, eu pagaria sem pensar duas vezes.

    • Allan Guimaraes

      Putz! Mesmo que custasse o preço de uma McLaren F1?

      • Bruno Nogueira

        Pagaria, cara haha Sou louco por carros japoneses. Louco por Senna e com dinheiro pra não me preocupar com consequências… pagaria sim huehue Aí se tem dois ícones como Senna e um NSX, é de um valor imensurável. Mas entendo a repreensão ao meu pensamento, caso exista.

        • Allan Guimaraes

          Então, isso que eu falo: você gosta, tem a grana, problema é seu. Ninguém tem o direito de falar que você é burro, trouxa, tá jogando dinheiro fora. É seu gosto. Você ficará feliz, deu para notar, e não teria a intenção de comprar-para-mostrar-para-os-outros.
          Da mesma forma se alguém comprar os tapetes do GSi por 4 mil (ou 1000, preço que até acho justo pela raridade), não roubando nem matando para isso, o problema é do cara que comprou. Não é o tapete de um Celta ou mesmo de uma 458, que ainda podem ser comprados por aí. É um produto antigo, ao que me consta fabricado há mais de 20 anos, talvez de forma bem diferente da atual…
          E não, não tenho um GSi. Tenho um Bravo, e quando eu for começar meu antigohobbylismo, vou de Gol GT 1.8 1986, prata… Tenho outras prioridades antes de um GSi.

          • Yelssek

            Esse do tapete se vc chegar com R$ 500 vivo na mão ele vende, se estivesse vendendo por R$ 500 aceitaria R$ 200 e assim por diante…

          • Allan Guimaraes

            Será que o mesmo se aplica ao NSX em questão?

  • RodrigoSM

    Eu não compraria por que já tenho um… inclusive vou dar uma volta agora, pois acabei de ligar o PS3, rs

    E o carro é show mesmo… o fato de ser do Senna pra mim é só um plus, pois só o carro por si é incrível…

    • saosao

      Na verdade o Senna não é só um plus, pois foi ele quem ajudou a desenvolver o carro, então o carro é incrível justamente pelo Senna. Não dá para desvincular um do outro.

      • The_Pilot

        dizem que a honda mandou ele colocar no papel tudo oque ele queria em um carro , dai nasceu essa coisa ai .e que bela coisa.

        • Allan Guimaraes

          Lendas…

      • RodrigoSM

        Sim… mas o que eu quis dizer é que esse carro sendo um dia do Senna ou não pra mim tanto faz entendeu?

        Por isso que disse que o carro é incrível por sí só… Que o Senna foi importantíssimo no desenvolvimento dele não há dúvidas…

        • saosao

          Entendi sim, e estou de acordo.

          Vou mais além, se foi do Senna, é para colecionador deixar guardado e usar só um pouco para manter o maquinário funcionando.
          Se não tivesse sido dele, teria muito mais consciência livre para abusar dele.

          Como não sou de colecionar coisas, não ia pensar em comprar esse carro, pois acabaria um dia querendo usar e aí já viu né… rs

          • RodrigoSM

            Somos 2, inclusive sou até meio contra esse pessoal que coleciona carros mas não anda… Independente da importância e do valor do carro, se eu fosse colecionador andaria com todos…

    • Allan Guimaraes

      Não gostei dele no GT6. Samba loucamente, com alterações semelhantes a de outros que comprei. Parece estar sempre sobre sabão. Acho que erraram a mão, pois li bastante que era um carro bem equilibrado, inclusive com muito chão pra pouco motor.

      • RodrigoSM

        Rsrs… Vc vai me xingar, mas eu não jogo GT6, jogo GRID e outros de corrida mais simples… Eu não curto muito o GT6, talvez por não ter tanto tempo pra dedicar ao jogo ou talvez por achar muito dificil…

        • Allan Guimaraes

          Xingo nada. São intenções diferentes, embora GRID peque exatamente na falta de opção da visão do banco do motorista. Tenho o 2 e já me enchi de dirigir olhando a bunda do carro. Mas há coisas boas ali, especialmente a dificuldade imposta nas corridas.

          • RodrigoSM

            eu tenho grid 1 e o 2, realmente falta a opção do motorista… e no 2 achei o drift muito chato, no 1 é bem melhor, veja um vídeo no YouTube… é show…

      • Fórmula Finesse

        Eu também estranho que o carro é inguiável em circuitos mais travados, apesar da diferença do virtual para o real, parece que houve algum erro no transplante do drive do carro para o ambiente do game.

    • Andrey L. D.

      De fato, qualquer NSX está intimamente ligado ao Ayrton, melhor ainda um que o próprio tenha dirigido. Ah se a grana desse…

  • Marcos Amorim

    Não sei se o que impressiona mais é o fat da história ser verdadeira ou o carro estar tão inteiro, parecendo que acabou de sair da concessionária.

    Mas assim como no post do Jalop, muito gostaria de saber por onde anda o Fusca baleado do Piquet…

  • lightness RS

    queria sentar perto desse carro e o admirar por um tempo kkkkkkkkk sabe, aquele contato que a gente faz com os nossos carros, mas nesse..

    aaaah, e esses painéis honda dos anos 90, são magníficos

  • saosao

    Detalhes: “MANUFACTURED”.

  • The_Pilot

    o carro não fica velho nunca. uma pena ser caro pra kct .
    sorry senna , não posso comprar seu carro . (até o japão o nsx ainda esta caro )

  • gabr13l

    “Sem os tapetes.” Vocês não tem noção do quanto eu to rindo dessa parte

  • Mr. Dammit

    Taí um carro que fez história!

  • Rikardo Ramos
  • contrabombaatomica

    Saudade do Senna na Honda

  • inuyasha

    Saudade do Senna na Honda

  • Elder Júnio

    Sem tapetes…. Com um carro desse, pilotaria descalço, se fosse o caso…

    • Allan Guimaraes

      ? Você calça tapete?

      • Elder Júnio

        Não, nesse caso serviria pra não estragar o carpete…
        O tapete tbem num ia fazer muita falta mesmo…

  • Filipe Alves

    Até hoje o NSX é lindo pqp!
    Isso sim é carro!

  • Allan Guimaraes

    Não me importo de quem era. É e continua sendo lindíssimo (infelizmente o design só regrediu com o tempo, tornando-se mais “bruto” e com faróis fixos pavorosos – algo comum, aliás, a todos os esportivos que aboliram os escamotáveis).

  • Marcos Freybert

    O NSX é lindo mesmo. E atemporal. Imagina ele sendo relançado da forma correta, com um puta motorzão. Eu o imaginaria com um V8.

  • Guilherme Birk
  • Andrey L. D.

    Sem os tapetes? Conheço um jogo de tapetes aqui no Brasil que pode agregar algum valor a esse NSX…

  • Bruno Henrique Vale Oliveira

    Ah se eu fosse milionário…..

  • André#

    Os tapetes do Kadett iriam valorizar mais ainda a historia do carro.

  • Yamaheiro

    este é um Honda que eu teria!

  • Cristiano

    Só estou achando estranho a questão da quilometragem do carro. Se o Senna usou esse carro só por 2 anos, quando ia pra fazenda do amigo, como que andou 50 mil km, sendo que ainda tinha outros carros em Portugal? Não duvido que esse carro era usado por ele, mas seria meio difícil que tenha sido usado 50 mil km em 2 anos apenas em visita ao amigo e depois o nunca mais andou (inclusive pra manter marca de sapato do Senna no tapete).

  • Julien Avril

    As vezes me pego sonhando com uma garagem: NSX, Supra e RX7.
    3 carros japa que nunca vão envelhecer!

  • Sidious_Darth

    Já que o assunto é também Senna,
    que tal uma improdutividade de 20 minutos no trabalho? Com piquet falando que Senna não era chegado a mulher…rs
    https://www.youtube.com/watch?v=PNcOdgg4j1c

  • Victor Soares

    Muito lindo! Ainda mais porque teve um toque do mestre!

  • Hugo Capeto

    O Senna rodou hein… 50.000km em um carro que usava só quando ia na casa do tal amigo lá…

  • KzR

    Eu nem me importaria que fosse do Senna, desde que fosse tão impecável quanto este. Mas deve dar um grande orgulho, porque além do valor histórico está numa condição invejável. Quase um New Old Stuff!