A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Cinema Zero a 300

O outro muscle car de “Mad Max”: o Holden Monaro de Nightrider

Como muitos dos filmes cultuados pelos gearheads, “Mad Max” não é um sobre carros — ele conta a história de um policial em busca de vingança pelo assassinato de sua família. O que o tornou um ícone da cultura automotiva foi o fato de se passar praticamente inteiro sobre rodas, nas estradas desertas da Austrália — e também por que seu protagonista dirige um dos carros mais legais da história do cinema: o Pursuit Special, mais conhecido como V8 Interceptor.

Se você olhar além do V8 Interceptor, contudo, irá perceber que a seleção dos principais carros foi feita por alguém que manja de motores, e expressa perfeitamente a cultura automotiva australiana, famosa pela rivalidade entre a Ford e a Holden.

É provável que o produtores não tenham feito isso intencionalmente, mas a primeira perseguição policial do filme (e que inicia o conflito entre Max e a gangue de Toecutter) envolve dois Ford Falcon perseguindo o vilão Nightrider em um Holden. Mais exatamente um Holden Monaro, o outro muscle car australiano do filme.

the-nightrider-mad-max

Crawford “Nightrider” Montizano é um criminoso que matou um policial, fugiu da prisão e roubou um dos carros da Main Force Patrol (MFP), a polícia local em “Mad Max”. Durante sua fuga em alta velocidade ele começa a se aproximar da cidade e, por isso, passa a ser perseguido pelos agentes Roop e Charlie em um Falcon “Pursuit”. Os policiais, contudo, acabam destruindo seus carros durante a perseguição deixando Nightrider escapar. É quando Max Rockatansky entra em ação com seu Falcon “Interceptor”.

hq0006030wk.2009

Com um carro mais preparado que o de seus colegas (e também mais braço que eles), Max pressiona Nightrider com manobras PIT, em uma tentativa de desestabilizar o carro. A perseguição continua em alta velocidade até que eles se aproximam de um grande acidente. Alucinado pela fuga, Nightrider acaba batendo nos outros carros, causando uma explosão que finalmente o mata.

“I’m Nightrider! I’m a fuel-injected suicide machine”

O Holden de Nightrider é um Monaro HQ básico, ano 1972. O motor usado pelo carro nunca foi revelado — essa versão mais simples do Monaro  podia ser equipada com duas opções de seis-em-linha (2.9 ou 3.3) ou dois V8 (4.2 ou 5.0). A produção comprou o carro praticamente novo de um casal de idosos, mas como precisava de um visual surrado, os pilotos-dublês arrastaram o carro propositalmente nos guard-rails para danificá-lo.

i003174-1

 

O spoiler dianteiro é o mesmo do Interceptor amarelo, bem como com as rodas Sunraysia. O scoop do capô veio de um Camaro, porém foi encurtado, o spoiler traseiro foi inspirado no modelo usado pelo piloto australiano Bob Jane na temporada de 1976 da National Sport Sedans e o escape foi feito especialmente para o modelo do filme.

Bob-Jane-Holden-Monaro

Além da seleção dos carros, a cena toda é toda produzida com realismo: as batidas são fortes e os carros foram realmente danificados. Somente o segmento final, quando Nightrider bate seu Holden, é que exigiu uma edição criativa na montagem do filme. A ideia inicial era usar um foguete militar para atingir a velocidade necessária para a cena, o que exigiu a remoção do motor do carro.

1041107710791091108410851099108110521072108210891979bdrip1080p10861090nolimits-team11-32-05

O problema é que o artefato era forte demais e fez o carro deslizar em velocidade muito mais alta que a necessária. A solução foi filmar a cena mais uma vez com o carro sendo puxado por um cabo em direção aos destroços. As duas cenas foram editadas para formar uma só, e é por isso que você consegue ver o fogo saindo pelo escape e o cofre vazio.

Matérias relacionadas

Vazaram o novo BMW M5, Interlagos pode ficar fechado em 2018, mais uma versão do Pagani Zonda e mais!

Leonardo Contesini

Volkswagen SP2: a história do esportivo brasileiro admirado no mundo todo

Dalmo Hernandes

Ferrari Portofino: a sucessora da California T tem um V8 biturbo de 600 cv – e sobrenome de Lamborghini

Leonardo Contesini