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O Pontiac Trans Am de Smokey and the Bandit está de volta – com a ajuda do próprio Burt Reynolds e motor de 850 cv!

Parece que o clássico Smokey and the Bandit, de 1977, nunca foi tão lembrado quanto nos últimos tempos. Primeiro, no fim de 2014, uma réplica do Pontiac Trans Am do filme — que pertenceu ao próprio Burt Reynolds — foi leiloada pela Mecum Auctions.

Algo parecido aconteceu em janeiro de 2016, quando um Trans Am “Bandit” usado pela Universal Studios para promover o filme em 1977 foi leiloado pela Barrett-Jackson, com direito ao próprio Reynolds dirigindo o carro ao som do clássico “East Bound and Down”, de Jerry Reed, tema do filme. O valor de arremate foi de US$ 550 mil, ou cerca de R$ 2 milhões em conversão direta.

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O caso é que estes dois leilões mostram que “Agarre-me se Puderes” (Smokey and the Bandit, 1977), prestes a completar 40 anos de lançamento, continua sendo um dos grandes clássicos dos “filmes de carro” americanos. Burt Reynolds também continua tão dedicado à sua base de fãs quanto antes. Agora fica fácil entender o apelo da Trans Am Depot, companhia do norte da Flórida que já há alguns dedica-se a transformar o Chevrolet Camaro de quinta geração em uma releitura do Pontiac Trans Am — de forma licenciada, com direito até mesmo a utilizar os emblemas da extinta divisão da GM.

Normalmente ficamos meio com o pé atrás quando se trata de releituras de carros antigos feitas sobre plataformas modernas. Por mais que a identidade visual seja a mesma, é comum as proporções dos carros atuais e as características de estilo dos clássicos não formem um conjunto muito harmônico. No entanto, os caras da Trans Am Depot conseguiram um resultado bem bacana desenvolvendo um body kit completo para o Camaro ser transformado em um Firebird Trans Am. Olha só!

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Na verdade, os caras não gostam muito quando dizem que eles só colocam um body kit no Camaro. De acordo com a Trans Am Depot, mais de 350 peças são substituídas ou modificadas — incluindo todos os painéis que podem ser removidos da carroceria, com exceção das portas. Faróis e lanternas são exclusivos, projetados e fabricados in house, bem como o painel de instrumentos, os revestimentos das portas e o console central. Freios maiores, novos componentes na suspensão e até um teto targa feito de fibra de carbono também entram na história, e o resultado, na nossa opinião, é bem próximo do que teríamos se a Pontiac ainda estivesse na ativa…

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A verdade é que os caras já estão nesta há alguns anos e têm feito bastante sucesso — tanto que, no vídeo abaixo, dá para ver que a Trans Am Depot tem uma bela infraestrutura, e é preciso ao menos ter uma clientela crescente para manter tudo aquilo em ordem.

Talvez seja por isso que eles conseguiram chamar o próprio Bandit, Burt Reynolds, para ajudar a desenvolver a série especial Trans Am SE Bandit, que foi apresentada no começo deste ano e contará com apenas 77 exemplares fabricados — todos eles autografados por Reynolds. O vídeo de lançamento da série especial já deixa claro que eles levaram o lance todo a sério.

Burt Reynolds deu seus palpites no visual do carro e participa ativamente do processo de divulgação. No entanto, o ator de 80 anos parece surpreso com a potência do novo Trans Am: o V8 LSX crate engine, de 454 pol³ (7,4 litros) recebe um compressor mecânico Eaton de 2,3 litros, novo trem de válvulas e um sistema de escape de titânio, além de componentes internos reforçados. O resultado? Mais de 850 cv e 118 mkgf de torque!

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Para garantir o seu, você vai precisar de um Chevrolet Camaro de quinta geração e de US$ 115 mil (cerca de R$ 425 mil em conversão direta) — ou pagar mais caro para que a Trans Am Depot forneça o carro base. No entanto, como só 77 unidades serão produzidas, em uma referência ao ano de lançamento de Smokey and the Bandit e o ano de fabricação do carro usado no filme, é bem provável que elas se esgotem logo.

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