A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos Viagens e Aventuras

O Porsche Experience Center é um verdadeiro parque de diversões para entusiastas

Algumas marcas são mais do que fabricantes de automóveis: são estilos de vida, como a Ferrari e seus tifosi ou os admiradores da Volkswagen, que se reúnem todos os anos em um dos maiores encontros monomarca do planeta, o Wörthersee Treffen, na Austria. A Porsche também se encaixa nesta categoria — basta lembrar das diferentes preparadoras dedicadas exclusivamente ao 911, como a RAUH-Welt Begriff de Akira Nakai, a Singer Vehicle Design ou a incrível oficina de Magnus Walker.

Agora, para reforçar esta imagem, a companhia de Stuttgart abriu um complexo que é um verdadeiro parque de diversões para seus entusiastas: o Porsche Experience Center, em Atlanta, nos EUA, um complexo de US$ 10 milhões onde fãs da Porsche e entusiastas em geral podem, de fato, experimentar tudo o que é relacionado à marca — de carros a móveis, roupas e acessórios e, na falta de um termo melhor, mais uma porrada de coisas.

exp-cent (6) exp-cent (16) exp-cent (12)

Trata-se de um complexo de 110 mil metros quadrados que inclui um museu, uma pista de testes, lojas de suvenires, salas de exposição e até uma pista usada em test drives e treinamento de pilotos — incluindo técnicas de pilotagem no asfalto e off-road. É realmente impressionante.

A ideia é convidar as pessoas a se envolver com a marca vendo carros de rua e de corrida, se divertindo em simuladores, comprando roupas da grife Porsche ou comer uma bela refeição sem deixar o recinto.

 

exp-cent (15) exp-cent (13)

Na galeria de exposição, clássicos da marca como o 356 e as gerações antigas do 911 dividem espaço com carros de competição de todas as eras — do 917 com pintura da Gulf Oil ao 919 Hybrid — o atual protótipo da Porsche para o Mundial de Endurance. Contudo, se você quiser dirigir um Porsche em vez de apenas olhar para ele, o programa de treinamento de pilotagem é exatamente o que você está procurando.

exp-cent (5) exp-cent (18) exp-cent (3) exp-cent (17)

O circuito de 2,5 km de extensão anexo ao prédio conta com seções para diferentes técnicas de pilotagem — cuvas com baixa aderência, curvas de alta, pista de arrancada e um trecho off-road. O visitante escolhe as lições que quer tomar — seja aprendendo a fazer curvas mais rápido, dirigir com mais segurança ou atravessar lamaçais —, ou pode simplesmente sentar-se no banco do carona para uma volta em alta velocidade com um piloto profissional.

exp-cent (11) exp-cent

 

Contudo, a parte mais interessante do treinamento é o chamado “Human Performance Center”, que, como o nome diz, é dedicado a melhorar o desempenho de quem se senta ao volante. Usando técnicas vindas das principais ligas esportivas dos EUA, como a NBA e a NFL, além de exercícios vindos diretamente das Forças Armadas dos EUA, o Human Performance Center prepara fisicamente os participantes para a dura rotina de um piloto.

exp-cent (2) exp-cent (9) exp-cent (8)

“O piloto de corrida é um dos melhores atletas que existem. Ele trabalha em um ambiente muito quente, com temperaturas de cerca de 48°C, além de lidar com forças G na região do pescoço, quase sempre do mesmo lado”, comenta o supervisor do programa, Brock Christopher. “É preciso ter muita resistência, e é por isso que temos aqui equipamentos de monitoramento cardíaco de última geração”. De acordo com a Porsche, esta é atração mais concorrida: o Experience Center de Atlanta foi inaugurado na última quinta-feira (7) e já há uma fila de espera de quatro meses para o programa de treinamento de pilotagem.

exp-cent (23)

A Porsche diz que escolheu a sede do Experience Center depois de fazer uma seleção entre 70 cidades dos EUA, sendo que Atlanta, no estado da Georgia, foi escolhida por sua boa infraestrutura em termos de transporte e recursos humanos — além de ficar a, no máximo, duas horas e meia de avião vindo de qualquer aeroporto nos EUA. O detalhe: se gostar do que vir e decidir que quer um Porsche, você pode sair de lá com um 911 (ou qualquer outro modelo, exceto o 918 Spyder) novinho, configurado à sua maneira.

exp-cent (7) exp-cent (22)

A gente adoraria dar uma conferida de perto. Quem sabe para depois que a fila de espera para o programa de treinamento de pilotos ficar menor…

exp-cent (4) exp-cent (20) exp-cent (19) exp-cent (24) exp-cent (14)

 

Matérias relacionadas

Este Chevrolet Camaro perdeu os freios no circuito de Sebring e foi parar na rua

Dalmo Hernandes

O Museu do Corvette restaurou o carro de um policial que morreu em serviço

Dalmo Hernandes

Olhe de novo: este carro não é um Lamborghini Diablo

Dalmo Hernandes