A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

O que você precisa saber para acompanhar as 24 Horas de Nürburgring ao vivo

Na semana passada você acompanhou com a gente a edição de 2014 das 24 Horas de Le Mans. Agora, exatamente uma semana depois, teremos as 24 Horas de Nürburgring, que começam amanhã às 10h no horário de Brasília. Se você está cansado dos jogos da Copa e prefere o bom e velho automobilismo, vamos te ajudar a acompanhar as 24 Horas de Nürburgring.

 

Um breve histórico

Bh3OCZrCMAAQSPk.jpg-large

Grid infinito das 24 Horas de Nürburgring de 1972. Consegue identificar os carros?

A 24 Horas de Nürburgring nasceu em 1970 como uma prova mais acessível e voltada a pilotos amadores que não poderiam participar dos 1000 Km de Nürburgring — que era a prova mais tradicional do circuito, disputada pelos maiores protótipos do planeta, os mesmos que giravam por um dia inteiro em Le Mans. Ainda hoje ela é volta a amadores: a inscrição custa pouco menos de € 10.000, dos quais € 3.000 são o adiantamento do combustível e as quase 20 categorias diferentes aceitam a participação de praticamente todo tipo de carro, de clássicos a esportivos GT3.

 

Os participantes

Ainda hoje a 24 Horas de Nürburgring é voltada para amadores, que preenchem o grid de largada com mais de 200 carros e separados por quase 20 categorias.

Bez-and-Toyoda

Akio Toyoda e Ulrich Bez

Por não fazer parte do calendário de nenhum grande campeonato, a corrida também atrai algumas personalidades dispostas a acelerar forte em uma corrida de verdade, nas edições anteriores vimos Akio Toyoda, CEO da Toyota, Ulrich Bez CEO da Aston Martin, Kazunori Yamauchi, criador da série de games Gran Turismo, Sabine Schmitz, a “rainha de Nürburgring” e Felix Baumgartner, o paraquedista que saltou do espaço em 2012. Com exceção de Toyoda, todos eles estão de volta ao grid deste ano.

felix-baumgartner_100460444_l

Felix Baumgartner, o paraquedista espacial

Alguns fabricantes também aproveitam a corrida como campo de testes e desenvolvimento, caso da BMW e Audi neste ano (Volkswagen e Mercedes já participaram em edições anteriores). A Nissan também aproveitou a oportunidade para desenvolver o talento dos participantes da GT Academy, que ganharam um GT-R GT3 para disputar a prova.

Neste ano estão inscritos mais de 300 carros (veja a lista completa aqui), mas apenas 230 podem treinar simultaneamente e somente 210 se classificam para a corrida. A pilotagem é geralmente dividida entre quatro pilotos, que podem fazer stints de no máximo 150 minutos com um mínimo de duas horas de intervalo. Também é permitido se inscrever para pilotar dois carros, desde que a regra do tempo máximo de stint e o mínimo de descanso sejam respeitados.

 

Carros e categorias

Unknown-1

A quantidade de categorias é tão grande que nem mesmo os organizadores disponibilizam as regras de cada uma para o público — ou talvez escondam no site em alemão. O que você precisa saber, basicamente é que há quatro divisões principais:

Series Cars (ou carros de série): é a categoria criada par permitir baixos custos de competição com carros quase idênticos aos vendidos nas lojas. Ela tem seis categorias diferenciadas pelo deslocamento dos motores — V1, V2, V3, V4, V5 e V6 e uma categoria para motores a diesel chamada VD. Para os carros turbo, a categoria recebe a letra T como sufixo.

Specials: é a divisão para carros de corrida que podem disputar outras competições. Ela também é subdividida em categorias de acordo com o deslocamento do motor — SP1 a SP8 —, outras duas para carros homologados: a SP9 para os GT3 da FIA, a SP10 para os GT4 da SRO, e a D1T a D4T para carros a diesel.

Unknown-10

Cup: são as categorias monomarca. A Cup 1 é formada por Seat Leon, a Cup 2 por Honda Civic R, a Cup 3 pelo Porsche Carrera Cup.

H: carros fabricados até 1996. São diferenciadas pelo deslocamento dos motores pelas categorias H1 a H4.

re_20130519_4511

Sim, isto é um Opel Manta dos anos 1980 na edição de 2012, participando da divisão H

 

Como acompanhar

Infelizmente a 24 Horas de Nürburgring é uma corrida um pouco mais modesta que sua equivalente francesa e não terá aplicativos de live timing, nem uma rádio online, e seu caráter amador não instiga às fabricantes a disponibilizar câmeras onboard como em Le Mans. As únicas transmissões serão feitas pelo canal oficial da prova no YouTube, e pelo site oficial da corrida, que iniciará a transmissão a partir das 14:30 no horário local (9:30 em Brasília) com a tabela de tempos. Você também poderá acompanhar a prova pelo twitter oficial de Nürburgring e pela página oficial no Facebook.

[vimeo id=”11932030″ width=”620″ height=”350″]

Matérias relacionadas

Como transformar o Chevrolet Cruze em um carro muito mais interessante? Coloque um V8 nele!

Dalmo Hernandes

Royal Enfield Classic: conheça a moto que é praticamente a mesma desde 1955

Dalmo Hernandes

Como o “Modo Valet” protege o seu carro de manobristas mal-intencionados

Dalmo Hernandes