A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

GM suspende entregas do Onix Plus, Audi Q8 quebra recorde em Nürburgring, Clubman JCW ALL4 no Brasil e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Chevrolet faz “recall branco” do Onix Plus

Você já deve ter visto as diversas fotos de casos de incêndio envolvendo o novo Chevrolet Onix Plus que circulam nas redes sociais. Aparentemente, não se tratam de casos isolados: eles podem ser decorrentes de falhas na construção do carro no Brasil.

O pessoal da revista Quatro Rodas apurou que a Chevrolet está fazendo uma espécie de “recall branco”, convocando os proprietários do modelo para reparos em diferentes chicotes do carro. Segundo a matéria ainda em setembro a Chevrolet emitiu um boletim para verificação do chicote do painel, que poderia estar sofrendo interferência ou estar danificado.

Depois, em 21 de outubro, a Chevrolet emitiu um novo boletim para corrigir o número de série físico do motor, que era diferente do documento do veículo. No dia seguinte, em 22 de outubro, mais um boletim: ele indicava a necessidade de verificação de uma porca de afixação do terminal de aterramento do chicote principal na longarina esquerda.

Ainda segundo a Quatro Rodas, os clientes envolvidos estão recebendo cartas de convocação para os reparos, e as entregas estão atrasadas para estes reparos previstos.

Update às 12h30: a GM anunciou que irá suspender as entregas do Onix Plus e convocou recall para sanar os problemas que levam ao risco de incêndio.

(LC)

 

Audi R8 ganha versão de tração traseira

O Audi R8 com tração traseira voltou, dessa vez não é como edição especial e sim como modelo de linha. Em 2018 foram feitas 999 unidades do R8 RWS, sem a tradicional tração quattro, a configuração voltou devido a boa aceitação, agora nomeada como RWD. Além de agradar aos puristas, o R8 RWD é 65 kg mais leve na versão Coupé e 55 kg mais leve no Spyder.

O motor V10 5.2 produz 540 cv, 30 cv a menos que o R8 de entrada com tração integral. Nos números de desempenho também houve redução, o zero a 100 km/h é feito em 3,7 segundos, 0,3 s mais lento que o R8 quattro. Em compensação o R8 RWD vem com modo de drift controlado no controle de estabilidade.

O R8 RWD pode ser diferenciado pelos detalhes em preto, como os emblemas da Audi e a tomada de ar superior. A versão de tração traseira passa a ser o modelo de entrada do R8 e terá as vendas iniciadas no começo de 2020. (ER)

 

Audi RSQ8 é o novo SUV recordista em Nürburgring

O Audi RSQ8, versão mais nervosa do SUV de topo alemão, sequer foi apresentado ainda, mas já pode se gabar de ser o utilitário esportivo mais rápido em Nürburgring Nordschleife. Seu tempo: 7m42s253. Com isto, ele supera o recordista anterior, o Mercedes-AMG GLC63 S, em pouco mais de sete segundos – o Mercedes virou 7min49s369.

O recorde foi divulgado no site oficial da administração de Nürburgring, que também postou o vídeo onboard do recorde no Youtube.

O Audi RSQ8 é movido pelo mesmo motor V8 biturbo que é encontrado na Audi RS6 Avant, por exemplo. Embora a Audi ainda precise revelar mais informações a seu respeito, é bem provável que ele tenha pelo menos 600 cv e 81,6 kgfm de torque, como é na perua esportiva. Estima-se que ele seja capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos, com máxima superior a 300 km/h. (DH)

 

Mini apresenta novo Clubman JCW ALL4 no Brasil

A Mini anunciou a chegada do Clubman John Cooper Works ALL4 ao mercado brasileiro. A perua esportiva compacta, fabricada em Oxford, na Inglaterra, estará disponível nas concessionárias a partir do dia 11 de novembro.

O Mini Clubman JCW ALL4 é movido por um motor 2.0 turbo com 306 cv entre 5.000 e 6.250 rpm e 45,8 kgfm de torque entre 1.750 e 4.500 rpm, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. De acordo com a fabricante, o conjunto é suficiente para levar Clubman JCW de zero a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada em 250 km/h, e a tração é integral.

A lista de equipamentos é bastante abrangente, incluindo teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, ar-condicionado automático de duas zonas, head-up display, iluminação ambiente, retrovisor fotocrômico, sensor de estacionamento com câmera de ré, central multimídia com tela de 8,8 polegadas e integração com smartphones, e sensores de chuva e crepuscular. (DH)

 

Harley-Davidson apresenta motos big trail e naked no Salão de Milão

A Harley-Davidson está realmente buscando diversificar o portfólio da marca para atrair um público maior, e isto inclui explorar segmentos além das tradicionais motos cruiser. Assim, a marca americana aproveitou o Salão de Milão para mostrar uma big trail e uma naked – dois terrenos inéditos para a H-D. Junto com elas, a Harley apresenta também dois novos motores, ambos V-twin com 60° entre os cilindros e arrefecimento a líquido.

A big trail se chama Pan America, e é equipada com um motor de 1.250 cm³ que, segundo a Harley, entrega mais de 145 cv e 12,4 kgfm de torque.

Já a esportiva naked é a Harley-Davidson Bronx, e ela tem um motor de 975 cm³ com mais de 115 cv e 9,4 kgfm de torque. Nenhuma das motos teve mais informações técnicas, como peso, aceleração, velocidade máxima e outros aspectos, reveladas. Entretanto, a Harley afirma que ambas começarão a ser vendidas entre 2020 e 2021, com chance de chegada ao Brasil, dependendo da demanda. (DH)

 

Toyota Raize não será o SUV compacto fabricado no Brasil

Em entrevista com o blog argentino carsdrive, o presidente da Toyota argentina, Daniel Herrero, confirma as nossas suspeitas sobre o SUV compacto da Toyota que será fabricado no Brasil. Segundo o executivo argentino o SUV compacto que será fabricado em Sorocaba (SP) não será o Raize e sim um modelo novo desenvolvido para a América Latina.

Conforme previmos, o Raize é compacto demais para enfrentar o T-Cross e o Honda HR-V, o modelo nacional será derivado da plataforma EFC utilizada por Etios e Yaris. O motor 1.0 turbo do Raize também não deverá chegar ao Brasil, o SUV nacional deverá usar o 1.5 do Yaris e o 1.8 que era utilizado pelo Corolla, podendo haver uma versão híbrida com a mecânica do Corolla.

Na entrevista Herrero diz que em 2020 poderá ser lançado um carro de passeio com assinatura da Gazoo Racing para acompanhar a Hilux V6. Ele não revela se será baseado no Corolla ou no Yaris, mas adianta que a versão GR do carro terá motor mais forte. (ER)

 

Investigação revela causa do acidente de Jessi Combs

As investigações sobre a morte da piloto Jessi Combs determinaram a causa do acidente sofrido por ela. Segundo peritos da polícia local o carro com motor a jato pilotado por Combs sofreu um colapso em uma roda dianteira a 880 km/h.

O teste era realizado num deserto no estado do Oregon, nos EUA, e o carro deve ter acertado algum objeto a esse velocidade. O objeto que causou o acidente não foi identificado. Segundo os legistas a causa da morte de Jessi Combs foi um trauma contundente causado pelo impacto, momentos antes do veículo entrar em combustão.

Jessi Combs é detentora do título de mulher mais rápida do mundo, em 2013 ela atingiu 637 km/h com o mesmo carro que usou no acidente. Jessi tentava quebrar o próprio recorde, em uma passagem de teste chegou a atingir 773 km/h. (ER)

Matérias relacionadas

Hypercars: conheça todos os detalhes técnicos da nova categoria das 24 Horas de Le Mans 

Leonardo Contesini

Subaru terá BRZ STI no Salão de NY, Um Audi RS6 de 1.000 cv com estilo DTM para as ruas, novos teasers de Mad Max: Fury Road e mais!

Leonardo Contesini

BMW M3 flagrado, Troller T4 ganha retoques no visual e nos preços, Hyundai Azera terá cara nova e mais!