A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture FlatOut Project Cars

O seu carro, a sua história: bem-vindos ao FLATOUTERS!

Caros amigos. Hoje começa uma nova história no FlatOut. E uma história que é muito mais de vocês do que nossa. Hoje é a estreia oficial do FlatOuters: a nossa rede social automotiva, voltada 100% para os carros de todas as culturas, dos clássicos placa preta aos monstros de track day e arrancada. Um espaço para você expor e detalhar todo o seu projeto – história, motor e transmissão, suspensão, pneus e rodas, restauração, acabamentos internos e externos, planos futuros –, seguir e receber atualizações dos projetos que você acha interessante, comentar e interagir com os proprietários. E este é só o começo: vários outros recursos e funcionalidades serão introduzidos ao longo do tempo, incluindo o app (veja mais abaixo).

O FlatOuters é um espaço para reunir todos os clubes e grupos de entusiastas automotivos, permitindo que os membros finalmente visualizem os veículos e vejam os detalhes de cada carro de cada sócio – algo que foi perdido com a ultraconcentração dos clubes na plataforma do WhattsApp, que é bom para trocar mensagens, mas ruim para organizar conteúdos e informações. Veja alguns exemplos dos mais de 100 clubes que estão começando a crescer por lá (clique no nome para acessar): Mundo dos GTIs, Ordospec, Dope Crew, Hot Lap Limeira, Overlap, Clube Peugeot, Ford Owners, Renault Clube do Brasil, Overlap. A comunidade de entusiastas já está em mais de mil carros, de Audi Sport Quattro a Fiat 147.

Vale todo tipo de carro: daily driver, popular, exclusivo, antigo, moderno, arrancada, track day, projetos ainda em fase inicial – pois um dos maiores baratos será justamente todo mundo conseguir acompanhar a evolução deles!

Todos os dias, carros e clubes de destaque (aqueles com muitos carros cadastrados) receberão destaques especiais em nossas mídias sociais – o que pode ser muito bom se o seu clube estiver organizando um evento próximo, pois conseguimos ajudar na divulgação, postando no nosso Instagram o carro como um “confirmado” para determinado evento organizado pelo clube!

O FlatOuters se transformará em nossa principal fonte para procurarmos carros antigos e modernos para filmagens dos episódios do FlatOut Midnight. Já agendamos duas produções com carros que encontramos lá. Tanto nós quanto outros canais de YouTube, sendo que alguns inclusive estão postando seus projetos por lá: vide o Supere da Auto Super, o Porsche 911 997 de Korn, o Corsa “Rey” de Márcio Murta e o Mercedes-Benz 190E de Renato Bellote.

Custo para participar do FlatOuters? Zero. Assinantes do FlatOut e assinantes do plano FlatOuter possuem mais benefícios (mais fotos e mais vagas para cadastro de carros, dentre outras vantagens futuras), mas você consegue expor o seu projeto e usar tudo o que o FlatOuters oferece gratuitamente, sem limite de uso.

Importante: se você já é assinante do FlatOut (ou do plano FlatOuter), basta você criar o seu cadastro no  www.flatouters.com.br e começar a utilizar. A plataforma reconhecerá a sua assinatura do FlatOut e atribuirá os benefícios imediatamente. Mas o login do FlatOut não funcionará diretamente no FlatOuters, antes você precisa fazer o cadastro lá também!

Clique na imagem abaixo para acessar o FlatOuters. Na sequência, falaremos sobre o que está por vir.

 

FlatOuters: o projeto está só começando

O que vocês veem hoje ao acessar o FlatOuters é apenas a ponta do iceberg de tudo o que estamos planejando para o futuro – e as sugestões dos usuários e administradores de clubes nos ajudarão a decidir como iremos investir os desenvolvimentos e recursos. Hoje, o FlatOuters é um hot rod da plataforma do GT40, que nos serviu como a base perfeita para este propósito – mas muitas evoluções acontecerão.

Algumas delas são pequenas e estarão sempre acontecendo. Exemplo de hoje mesmo: introduzimos o sistema de notificações – agora, toda vez que um projeto que você segue for atualizado, ou quando alguém curtir um comentário, curtir seu carro ou lhe responder, você receberá uma notificação no painel localizado no topo da tela (desktop) ou dentro do menu mobile (smartphone), bem como um aviso no e-mail, similar ao Linkedin. Ainda este mês, vocês conseguirão ver quem curtiu os seus comentários também. Em breve melhoraremos a disposição do índice dos clubes, bem como introduziremos novos recursos de moderação de comentários. E o próprio perfil de cada carro pode eventualmente ganhar novos atributos.

Mas algumas evoluções que virão serão recursos inteiramente novos, e outros trarão algo quase como novas gerações do FlatOuters.

1) App. É fundamental, sabemos disso! É possível que a gente comece com um webapp para matar a sede da galera, mas a nossa meta é realmente desenvolver um app de alto nível, já incorporando boa parte das evoluções principais planejadas.

2) Evoluções para os Clubes & Grupos. Envio de mensagens para os membros do clube, criar e organizar eventos (veja mais abaixo) com lembretes/notificações periódicas aos membros, homepage com fotos, logotipo, descrição e links úteis do clube, isso dentre outras coisas. Os administradores dos clubes poderão convidar para o seu clube carros que ainda não estão associados – ou seja, o FlatOuters ajudará os clubes a crescerem com projetos e clássicos “perdidos” de todo o Brasil.

3) Mensagens privadas. Envio de mensagens do tipo “direct” para os usuários que liberarem esta opção.

4) Embed de vídeos. Possibilidade de colocar vídeos do YouTube ou do Vimeo no perfil do usuário, deixando a galeria mais rica e multimídia.

5) Organização e busca de eventos. A vida dos organizadores de eventos e sócios de clubes ficará muito mais fácil. Administradores de Clubes poderão criar eventos, que serão disparados diretamente aos membros, que serão lembrados periodicamente.

Isso é só o começo. Temos muitos planos dentro da nossa caixa de ideias e, como falamos, os pedidos e sugestões dos usuários serão fundamentais para trazermos novas evoluções. Pode ser que o FlatOuters daqui a poucos anos vire algo ainda mais diferente do que estamos planejando! Mas antes de qualquer coisa, precisamos de você e de seu(s) projeto(s) lá: só isso nos fará ter a chance de crescer. E pedimos um pouco da paciência: nosso sonho seria conseguir lançar a plataforma com tudo o que idealizamos. Mas, como não somos gigantes, para fazer bem feito, o desenvolvimento custa mais tempo.

Nos dê esse voto de confiança para fazermos algo que pode se transformar na ferramenta definitiva dos entusiastas por carros. Nosso espírito “if in doubt FlatOut” segue firme e forte. E agora, mais do que nunca, trazendo algo de volta benefícios para toda a comunidade de entusiastas – incluindo os que nos descreditaram quando introduzimos o modelo de assinaturas.

A foto que abre este post, para nós tem uma importância emblemática: carros são sensacionais, mas só são incríveis quando temos os amigos para viver as histórias e compartilhar os momentos. É para tudo isso que o FlatOut – e agora, o FlatOuters – existe. Muito obrigado ao Renne, Leone, Badolato, “Puppets”, Higa, Matheus e Albalá pela amizade e pela generosidade de participar deste lançamento.

Um grande abraço e nos vemos lá no FlatOuters!

Matérias relacionadas

Project Cars #424: a história do meu Chevrolet Opala 1978

Leonardo Contesini

Blocos gearhead: as criações automotivas (ou não) mais legais já feitas com Lego

Dalmo Hernandes

Como Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May ajudaram a formar a atual geração de entusiastas

Leonardo Contesini