A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos Notícias

O Shelby Cobra voltará a ser produzido em série em 2017 – e com um V8 de 550 cv!

Você talvez lembre de quando falamos que estamos vivendo uma época incrível para quem curte carros. Um dos nossos argumentos é que, além de ter carros seguros para usar no dia-a-dia, você pode deixá-los de lado no fim de semana para se divertir com clássicos. Outro argumento é que hoje podemos apelar para os restomods, que combinam a tecnologia moderna com o visual do passado — o melhor dos dois mundos.

Pois aqui está uma prova mais concreta: a AC Cars voltará a produzir o Cobra. E não se trata de uma versão limitada, que somente uns poucos endinheirados poderão comprar. Ele será produzido regularmente para que muitos endinheirados possam comprá-lo.

No começo de setembro a AC Cars anunciou uma série de nove unidades do CSX2000, o primeiro exemplar do Shelby Cobra finalizado por Carroll Shelby. Agora, eles voltaram virar notícia ao anunciar que o modelo voltará a ser produzido com base na lei dos fabricantes de veículos de baixo volume de produção, o “Low-Volume Vehicle Manufacturers Act”.

A lei, que foi aprovada pelo Congresso dos EUA recentemente, permite que produtores de veículos artesanais homologuem seus carros sem a necessidade de passar pelos testes de impacto. Eles só precisam ser equipados com um motor fornecido por uma grande fabricante que esteja de acordo com as normas das agências ambientais locais. Outra exigência é que não sejam produzidas mais de 325 unidades por ano.

Assim, se criou o ambiente perfeito para o relançamento de vários modelos do passado — seja em produção continuada, réplicas ou restomods — e a AC Cars aproveitou o embalo para relançar o AC Cobra.

maxresdefault

Ele será baseado no design original do Cobra MK4, e usará motores Ford V8 como os modelos modificados por Carroll Shelby. O motor será um V8 6.2 (que era usado na picape F-150 Raptor da geração passada) com dois tipos de preparação: aspirado ou sobrealimentado por compressor. O primeiro terá 446 cv, enquanto o segundo chegará aos 557 cv. Além do motor moderno, o Cobra 378 usará um câmbio atual, freios com servo-assistência, direção assistida e até ar-condicionado. A intenção é tornar o carro mais confortável e confiável para uso diário.

fa00e9d9055703c2fde1ba6a337ec0dd

De acordo com a AC Cars, os primeiros exemplares estão sendo produzidos agora, em novembro, e começarão a ser entregues em fevereiro ou março de 2017 na Inglaterra. Os modelos destinados aos EUA ainda dependem da regulamentação da nova lei dos fabricantes artesanais, mas isso deve acontecer ainda no próximo ano. Por lá ele se chamará Autokraft MkIV Classic, mesmo nome dos modelos AC vendidos no País nos anos 1980. Além da Europa e dos EUA, o Cobra será vendido também em Hong Kong e na China.

Os preços variam de acordo com as opções de personalização, mas de acordo com a AC Cars os carros custarão entre £ 85.000 e £ 90.000 (algo entre R$ 365.000 e R$ 385.00).

 

Matérias relacionadas

Buick GNX: era assim que se fazia um muscle car de respeito nos anos 80

Dalmo Hernandes

FCA Heritage vai restaurar e vender modelos clássicos da Fiat, Abarth, Alfa Romeo e Lancia

Dalmo Hernandes

Tudo o que você precisa saber se quiser comprar um Porsche 911 clássico

Dalmo Hernandes