A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Obsessed Garage: este cara criou um site para dividir as experiências com seus carros com o mundo todo

Nós do FlatOut temos orgulho de ter uma bela comunidade de usuários na internet — um belo exemplo de como entusiastas de vários lugares do Brasil (e do mundo, por que não?) podem se unir em um mesmo espaço, mesmo que virtual, e compartilhar experiências, trocar informações e fazer amizades.

Deve ter sido com este espírito que o entusiasta americano Matt Moreman criou o site Obsessed Garage. Ele não é nenhum colecionador famoso ou um piloto conhecido — ele é só um cara normal que ama carros e decidiu que era hora de compartilhar sua paixão com o mundo. Nada mais, nada menos. Bacana, não? Ainda mais sabendo que seus dois carros são um BMW M3 F80 e um Porsche 911 GT3 991.

0U9A5350-1024x683

Claro, hoje em dia existem maneiras muito mais práticas de compartilhar sua experiência com carros: a Internet de hoje é social, e você pode criar uma fanpage no Facebook, uma conta no Instagram, um canal no YouTube ou procurar entre as centenas (ou até milhares) de fóruns que ainda existem por aí e criar um tópico para interagir com outros donos. Criar um site é mais trabalhoso e exige uma dose maior de comprometimento e dedicação — sabemos disso, acreditem.

Moreman já tinha um canal no YouTube dedicado a sua relação com seus carros, e ele está ativo até hoje. Então por que ele criou um site?

Na verdade, o próprio Matt se pergunta isto às vezes — ele não é uma celebridade do mundo dos carros, como Magnus Walker ou Jim Glickenhaus. Sua garagem não é abarrotada de superesportivos ou clássicos exóticos e ele não se considera um ás do volante.

0U9A0032-1024x683 0U9A8789-1024x683

No entanto há, sim, um bom motivo: Matt foi diagnosticado muito cedo com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), condição psicológica que torna as pessoas extremamente atentas a detalhes e as leva a ter preocupações exageradas e irracionais com saúde, higiene, organização, simetria e perfeição, além de manias e “rituais” incontroláveis que, muitas vezes, nem fazem sentido.

O TOC não tem cura, podendo ser controlado com tratamento psicológico e medicamentos. Ter um hobbie, no entanto é o tipo de coisa que ajuda bastante a lidar com o transtorno, e a Obsessed Garage é exatamente isto: mais do que um espaço para que Matt compartilhe sua experiência com seus carros, o site é uma espécie de terapia, e ainda permite que ele canalize sua personalidade detalhista para dedicar-se ao que gosta de fazer. A descrição escrita pelo próprio Matt deixa isto bem claro:

Eu quero que o Obsesses Garage seja uma maneira de compartilhar minha experiência com carros que eu tenho ou quero ter, os projetos que eu começar, meu aprendizado e meus erros, e toda a diversão que eu pretendo ter no caminho. E quero fazer tudo isto de maneira altamente organizada, com fotos e vídeos de qualidade.

E Matt fala sério quando diz que quer que tudo seja organizado: há seções separadas para falar sobre sua vida, seus carros, suas garagens e os materiais que ele usa para fazer o fazer o detailing. Na verdade, boa parte do conteúdo do site é dedicado aos cuidados que ele tem com a estética de seus carros.

0U9A20921

E se o nome do site é uma brincadeira com a a condição mental de Matt (nós admiramos seu senso de humor), também é um reflexo do modo como tudo é mostrado no site. A sessão “Garage” mostra sua garagem em seus mínimos detalhes — como era no início, como foi a escolha da mobília e dos equipamentos, tudo mesmo.

0U9A7308-1024x683 0U9A5347-1024x683

E isto também vale para seus carros: tanto o 911 GT3 quanto o M3 são exibidos com fotos (muitas mesmo), vídeos e lista de equipamentos e modificações. Nas dezenas de vídeos que publicou, Matt mostra os carros em detalhes, falan  sobre personalização, limpeza e até dissecando as listas de opcionais. É realmente uma obsessão.

0U9A4374-1024x683

O Porsche 911 GT3, por exemplo, já é uma máquina e tanto com seus flat-6 de 3,8 litros e 475 cv, mas Matt tratou de instalar um novo sistema de escape e uma gaiola de proteção parcial na traseira, além de um sistema de som feito sob medida usando componentes DynAudio, Genesis e Mosconi. Como Porsche é o carro que usa aos fins de semana, de vez em quando indo para a pista, Matt pretende também modificar a suspensão usando novos amortecedores do tipo coilover, o que deverá ser feito em breve.

0U9A7999-1024x683

O BMW M3, seu daily driver, também recebeu algumas modificações — mais até do que o 911: amortecedores ajustáveis, recalibragem na ECU, spoiler de fibra de carbono na dianteira, sistema de escape menos restritivo com ponteiras aftermarket e filtro de ar esportivo.

IMG_2937-1024x683

Claro, não estamos falando que Matt criou dois monstros em sua garagem — o que ele fez foi pegar dois carros excelentes e dar a eles seu toque pessoal. E ele não quer que a gente pense que ele fez mais do que isto.

De qualquer forma, o que temos aqui é uma bela iniciativa: a verdade é que a maioria das pessoas não tem acesso a um Porsche ou BMW, mas adora saber como é a convivência com eles. Matt é um cara bacana o bastante para transformar aquilo que seria apenas um modo de lidar com um problema em uma fonte de informação para outras pessoas.

IMG_0183

Ele poderia muito bem guardar seus carros e sua garagem bacana para si, mas prefere compartilhar com o mundo. Só podemos admirá-lo por isto.

[dica do leitor Johann Steinhauser de Lara]

Matérias relacionadas

Este Dodge matou 14 pessoas e inspirou um filme de terror

Dalmo Hernandes

Uma breve história de (quase) todos os hot hatches da Ford – parte final

Dalmo Hernandes

Não, o motor do Opala quatro-cilindros não é o Iron Duke americano

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados