A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Old Stock: os Opalas de Stock Car vão voltar às pistas!

Imagine a seguinte cena: você está na arquibancada da reta dos boxes de Interlagos, diante de dezenas de Opala cupê dos anos 1970, esperando a luz verde para sentar a bota e fazer todos aqueles seis-canecos roncarem alto. Imaginou? Agora vem a boa notícia: você não precisa voltar no tempo para ver isso acontecer, pois esse será o grid da nova categoria do automobilismo nacional, a Old Stock.

Idealizada pelo piloto Paulo Gomes, a categoria foi anunciada no começo desta semana no Velocult e, como o nome sugere, ela pretende recuperar o espírito da velha stock car brasileira, que era disputada por carros de verdade encontrados em qualquer concessionária Chevrolet da época. A Stock Car nasceu em 1977 e, com o apoio da General Motors, teve sua temporada inaugural realizada em 1979. A primeira corrida foi disputada em terras gaúchas, no famoso autódromo de Tarumã em 22 de abril daquele ano.

Como o objetivo é recriar o ambiente da stock em seu primeiro ano, serão aceitos apenas Opalas cupê produzidos entre 1975 e 1979, mas não é preciso ser um stock original da época — qualquer Opala destes anos pode participar. A principal diferença na Old Stock, é que os carros serão ligeiramente modernizados, com freios, gaiolas e cintos modernos, assim como a adoção de ignição digital da MSD, além da instalação de dianteira e traseira de fibra de vidro (veja o regulamento técnico neste link).

1383975_351943371616185_1601899196_n

Recriação do carro usado por Paulo Gomes na Stock

A Old Stock terá um campeonato nacional inicialmente formado por seis corridas, algo que ajuda a manter o custo de participação baixo. Quatro delas serão em São Paulo e as outras duas ainda serão definidas pelos organizadores. Segundo informou o piloto e idealizador Paulo Gomes ao blog do parceiro Flavio Gomes, cada carro custará cerca de R$ 50 mil e o custo por corrida gira em torno de R$ 5.000, e 12 carros já estão prontos. Você pode (e deve) acompanhar as novidades pelo site oficial da categoria ou pela fanpage no Facebook

Nosso editor-chefe, Juliano Barata, esteve no Velocult com sua câmera e trouxe uma bela galeria com os carros da exposição, que vai até o próximo dia 29 de março no Conjunto Nacional, em São Paulo. Você consegue identificar os carros das fotos?

 

Matérias relacionadas

Relembre todos os carros que já lideraram as vendas no Brasil em 60 anos de história

Dalmo Hernandes

Subaru Baja: a picape do Legacy Outback que o mundo esqueceu

Dalmo Hernandes

Top Comments FlatOut: os comentários mais votados da semana

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados