FlatOut!
Image default
Projetos Zero a 300

Olhe de novo: este carro não é um Lamborghini Diablo

Há alguns dias um brasileiro ficou famoso na internet por causa de sua “réplica” do Lamborghini Aventador. Quer dizer, não dá para dizer que é uma réplica no sentido tradicional da palavra. Está mais para uma recriação feita com o que o homem, que mora em Rondonópolis/MT, tinha à mão: um Fiat Uno, uma serra Makita e muita criatividade.

É fácil olhar para a criação de Edimar Souza Goulart e fazer piada: o acabamento é amador, as proporções não são lá muito proporcionais e bem, é um Fiat Uno 2002 disfarçado de Lamborghini Aventador, que não parece mais um Uno e nem convence como Aventador. Mas isto é óbvio.

O que pode não ser tão óbvio assim para nós é que Edimar se empenhou e, em suas palavras, realizou “o sonho de ter um carro esportivo”. Ele diz que desenhava desde criança e que, depois de “batalhar bastante”, comprou um Fiat Uno (um Mille Fire 2002) e logo começou a transformação, serrando e dobrando a estrutura e moldando uma carroceria inspirada no Aventador com massa plástica. O interior do Uno não foi modificado – bancos e painel original estão em seus devidos lugares, e no vídeo abaixo dá para ver que por conta disto o espaço para as cabeças dos ocupantes ficou bem comprometido.

O carro não é usado nas ruas, e Edimar diz que ainda faltam alguns meses para que ele fique pronto – uns quatro meses, segundo seus cálculos. Mas ele já parece satisfeito com sua criação, e quem somos nós para julgar?

Estamos falando disto porque o “LamborghUNO” foi a primeira coisa que nos veio à mente quando vimos esta réplica de Lamborghini Diablo anunciada no Craigslist, o “OLX norte-americano” onde se oferece qualquer coisa à venda. À primeira vista parece mesmo um Lamborghini Diablo, mas nota-se que o carro anunciado em Vancouver, no Canadá, está um tanto barato demais: 80.000 dólares canadenses, ou o equivalente a cerca de R$ 227.000 em conversão direta. A réplica é inspirada no Lamborghini Diablo VT 6.0 2001, última versão lançada pela Lamborghini. Se quiser comprar um desses no EUA, prepare-se para desembolsar pelo menos US$ 300 mil, ou R$ 1,1 milhão.

00Y0Y_6VFHDr9L8gt_1200x900 00808_3I0liDYCQSI_1200x900

As proporções do carro parecem corretas, mas examinando com mais cuidado percebemos que o acabamento está um pouco abaixo do que se vê em um Diablo de verdade, com gaps sutilmente maiores entre os painéis da carroceria.

00e0e_cOcFJ5dvFOk_1200x900 lamborghini_diablo_vt_6.0_27

Em cima, a réplica. Embaixo, o autêntico. Que tal?

Por outro lado, faróis e lanternas parecem autênticos – até porque não são peças tão difíceis de encontrar lá fora: os faróis são os mesmos do Nissan 300ZX e as lanternas circulares são peças genéricas na Europa, e podem ser encontradas até mesmo em alguns ônibus.

00N0N_k2upZ3qS7S5_1200x900 00n0n_ZvJ8cimKjH_1200x900 01616_5JOjGSXPcOO_1200x900

O interior original do Diablo foi reproduzido em fibra de vidro com detalhes em fibra de carbono, além de revestimento em couro. Os elementos foram recriados em sua forma e posição originais e até que convence, incluindo até mesmo um volante idêntico ao original. Mas os instrumentos são diferentes e a execução não é compatível com a de um Diablo de verdade. De qualquer forma, ótima tentativa!

01616_3uC2zODNX5n_1200x900 00o0o_dfGqedPqTlJ_1200x900

O carro foi construído sobre um chassi tubular, como é o caso na maioria das réplicas – embora nos EUA existam kits para converter o Pontiac Fiero em “Lamborghini Diablo” que são bastante convincentes. A suspensão usa braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas (que são idênticas às do Diablo VT 6.0 de 2001) com direito a amortecedores duplos atrás. O chassi parece ter sido feito sob medida para acomodar o motor V8 Chevrolet LS, vindo de um Corvette e acoplado a uma caixa manual Porsche de cinco marchas. Segundo o anunciante o motor small block de 5,7 litros com comando no bloco tem injeção eletrônica e entrega 300 cv.

Para efeito de comparação, o motor V12 de seis litros com comando duplo no cabeçote usado no Diablo VT em 2001 entregava 558 cv. Além disso, a réplica tem tração traseira, enquanto o VT 6.0 original vinha de série com tração integral – a tração traseira era opcional. Dito isto, 300 cv em um carro de fibra de vidro com motor central traseiro devem ser até divertidos, não?

00D0D_irJ4e9nZcM2_1200x900 00f0f_lCtDduFhbQW_1200x900

Não se engane: a cobertura do motor e as tampas de válvula são apenas decorativos – o V8 está escondido ali embaixo

Agora… no Brasil também existem algumas criações artesanais que podem ser consideradas réplicas de fato. Temos um exemplo no Project Cars – a réplica de Lamborghini Diablo feita por Denis Schiavon, o PC #225, que ainda está em construção. O carro tem chassi sob medida, motor V6 de 2,8 litros de 30 válvulas e 193 cv vindo do Audi A4 e câmbio manual de cinco marchas.

Como você deve lembrar se acompanha o PC #225, o carro foi feito sobre um chassi fabricado pelo próprio Denis usando um projeto chamado NAERC, que pode ser encontrado facilmente para download na Internet e traz todas as medidas de chapas e tubos necessárias para construir uma réplica de Lamborghini Diablo. É um projeto bastante popular, e tudo indica que ele também foi usado para construir o exemplar à venda no Canadá.

A carroceria usada por Denis é uma reprodução em fibra do Diablo fabricada por Marcelo Marinelli, da Scuderia Marinelli. Quem acompanha sites e fóruns automotivos na Internet já há algum tempo talvez reconheça o nome. A empresa, que fica em São Paulo/SP, ficou conhecida na Web após a publicação deste vídeo, feito pelo Renato Bellote:

Imagens da réplica finalizada (aparentemente equipada com um motor seis-cilindros de Opala) impressionam pela atenção aos detalhes e materiais, com direito a couro e fibra de carbono no interior. Ao que tudo indica pelo menos uma segunda réplica já foi feita.

lamborghini-diablo-VT