dizem que o automobilismo nasceu junto com o segundo carro da historia mas esta e apenas uma forma irreverente de explicar a origem das corridas de carros o verdadeiro nascimento do automobilismo demorou um pouco mais de tempo ele so foi acontecer quase dez anos depois da criaçao do primeiro automovel o benz patent motorwagen curiosamente a benz — e sua futura parceira daimler — tambem estavam presentes no nascimento do automobilismo e como se nao bastasse as duas fabricantes tambem foram responsaveis pelos primeiros carros desenvolvidos especificamente para corridas na historia e um fator curioso e que desde que ingressou no automobilismo a benz/daimler/mercedes benz conseguiu repetir ciclos prolongados de dominio em suas categorias foi assim em sua primeira fase entre 1900 e 1910 depois nos anos 1930 com as flechas de prata nos anos 1950 com os carros de le mans e formula 1 e agora nos anos 2010 com seus monopostos da formula 1 essa historia começou em 22 de julho de 1894 quando 69 automoveis e pilotos se reuniram em paris para disputar a primeira corrida de automoveis da historia a paris rouen na epoca a promoçao de eventos esportivos era uma forma consagrada de impulsionar as vendas de jornais e o editor do le petit journal pierre giffard imaginou que uma competiçao entre aquelas maquinas inovadoras poderia chamar a atençao do publico e com isso alavancar as vendas de seus jornais o evento recebeu 102 inscriçoes porem somente 69 apareceram para a prova de classificaçao da qual sairiam os 25 competidores da corrida principal como voce deve imaginar havia concorrentes de todos os tipos desde pilotos amadores que mal sabiam operar seus carros ate mecanicos representando as principais fabricantes do pais como a peugeot a de dion e a panhard na verdade como aquela era a primeira chance de disputar uma corrida em automoveis ate mesmo os tipos de propulsao eram variados havia carros a vapor carros eletricos a combustao interna ar comprimido e ate movidos a agua e gravidade e exatamente nesta corrida que começa a historia da mercedes no automobilismo na epoca a daimler e a benz eram duas empresas distintas mas ambas estavam presentes de alguma forma na prova a benz tinha um carro levado pelo frances emile roger enquanto a daimler era a fornecedora de motores da peugeot [caption id= attachment_235086 align= aligncenter width= 782 ] o peugeot daimler vencedor[/caption] ate entao nao se sabia exatamente como um carro de corridas deveria ser uma vez que nem mesmo se sabia como eram as corridas de automoveis mas a medida em que novas provas foram sendo realizadas e a competiçao ficou mais acirrada os engenheiros começaram a otimizar os carros para as competiçoes foi assim que nasceu o primeiro carro de corridas da historia o mercedes 35 hp — que tambem foi o primeiro carro com o nome mercedes o mercedes 35 hp a historia do mercedes 35 hp começa justamente com a popularizaçao das corridas de automoveis apos a corrida paris rouen a cidade de nice começou a organizar uma speed week para atrair turistas ricos a regiao coincidentemente a cidade era o endereço de verao de um comerciante de carros austro hungaro chamado emil jellinek emil era filho de adolf jellinek um famoso rabino hungaro e respeitado intelectual da comunidade judaica europeia da epoca graças a influencia de seu pai aos 19 anos ele começou a trabalhar como diplomata na frança e mais tarde acabou mudando se para a argelia no pais africano ele deu seus primeiros passos no mundo dos negocios importando tabaco argelino para a europa com o dinheiro ganho em sua empreitada tabagista ele tornou se socio de uma seguradora e mais tarde ja com 30 anos voltou para a europa viena para dedicar se integralmente ao seu negocio pouco depois ele teve sua primeira filha a quem deu o nome de mercedes emil achou que o nascimento da filha trouxe boa sorte para seus negocios e passou a adotar o nome da garota em todas as suas propriedades e investidas antes de completar 40 anos ele ja havia feito fortuna com sua seguradora e seus outros negocios como muitos homens ricos do final do seculo xix emil foi atraido pelos automoveis e comprou tres carros para uso pessoal um dedion bouton um leon bollee voiturette e um benz de quatro lugares [caption id= attachment_235079 align= aligncenter width= 960 ] emil e mercedes[/caption] naquela epoca jellinek se refugiava do rigoroso inverno austriaco sob o clima ameno da riviera francesa e graças ao contato com a nobreza local e outros importantes aristocratas europeus acabou tornando se consul da austria em nice na frança e abriu uma loja de automoveis em pouco tempo ja estava vendendo 140 carros de diversas fabricantes europeias por ano em 1896 ele viu um anuncio da daimler motoren gesellschaft dmg fundada por gotlieb daimler e wilhelm maybach e viajou para a alemanha para conhecer melhor esta empresa interessado em vender seus automoveis na frança [caption id= attachment_235081 align= aligncenter width= 1023 ] jellinek e o double phaeton em 1899[/caption] la jellinek conheceu o daimler phoenix double phaeton que usava um motor de 8 cv e era capaz de chegar a 24 km/h com seu motor dmg phoenix de quatro cilindros algo nunca visto em um carro ate entao jellinek achou que a dmg seria um negocio confiavel em 1898 ele encomendou seis exemplares e solicitou autorizaçao para ser concessionario e distribuidor nessa mesma epoca surgiram as primeiras speed weeks um evento anual que consistia em cinco grandes eventos automotivos sendo uma corrida de longa distancia uma de turismo outra de velocidade maxima uma subida de montanha e um concours d’elegance jellinek se inscreveu em todas elas mas nao com seu nome e sim com o nome de suas empresas mercedes ele pintou o nome no chassi de todos os carros que inscreveu e se tornou conhecido como monsieur mercedes com um dmg phoenix jellinek venceu todas as corridas chegando a 35 km/h mas ainda nao era suficiente para ele vencendo as provas ele mostrou a dmg que as corridas eram uma boa forma de propaganda para os carros e por isso no ano seguinte ele convenceu a daimler a inscrever um phoenix mais potente na prova de subida de montanha de nice la turbie eles tambem decidiram que o piloto naquela corrida seria wilhelm bauer um mecanico da dmg que tambem foi seu primeiro piloto de testes foi nessa corrida que eles descobriram de maneira tragica que o carro era muito pesado para competiçoes na primeira curva bauer perdeu o controle do carro e tombou contra uma rocha e morreu no dia seguinte no hospital mesmo abalado jellinek nao aliviou o discurso atribuiu ao projeto do phoenix a culpa pelo acidente a dmg decidiu se retirar das competiçoes mas jellinek insistiu que elas eram uma ferramenta de marketing importante ele voltou a citar os problemas de projeto do carro e com sua experiencia em corridas fez algumas sugestoes jellinek notou que carros curtos e com motores potentes sao naturalmente instaveis e acreditava que se o carro fosse alongado ganhasse bitolas mais largas e motor instalado em posiçao mais baixa e centralizada ele seria mais estavel e poderia ir mais rapido por coincidencia a daimler havia estudado soluçoes semelhantes mas ainda estava convencida de que voltar as corridas seria um tiro no pe devido a publicidade negativa causada pela morte de seu piloto jellinek por sua vez estava convicto que voltar a correr era a decisao certa e fez uma proposta irrecusavel ele ofereceu 500 000 marcos de ouro para que a daimler desenvolvesse um carro para ele em troca jellinek compraria 36 unidades do modelo havia apenas tres condiçoes o carro precisaria ter as especificaçoes ditadas por ele entre eixos mais longo bitolas mais largas motor de 35 cv centro de gravidade mais baixo e igniçao eletrica deveria ser vendido exclusivamente por jellinek e deveria ser batizado com o nome de sua filha mercedes a daimler pensou muito a respeito da proposta mas diante das incertezas economicas da epoca eles toparam todas as exigencias de jellinek em 22 de dezembro de 1900 ele recebeu o primeiro exemplar nascia ali o mercedes 35 hp o primeiro mercedes da historia e tambem o primeiro carro desenvolvido para corridas da historia o modelo trazia soluçoes revolucionarias ele era 25% mais leve que o phoenix pesando 1 000 kg graças ao emprego de chapas de aço em vez de madeira para produzir os 35 cv desejados maybach criou um novo motor de 5 9 litros com bloco de liga leve que pesava apenas 327 kg e era arrefecido por um inedito radiador de colmeia com ventilador mecanico em vez dos radiadores de serpentina o cambio tinha quatro marchas a frente e uma a re e eram todas acionadas pela mesma alavanca — como e ate hoje a direçao teve sua relaçao encurtada pelo uso de uma rosca sem fim com maior angulo os freios foram aumentados na traseira e passaram a ser acionados pelo pedal de freio alem da alavanca manual no ano seguinte o carro assombrou o mundo automotivo jellinek venceu todas as corridas da semana da velocidade em nice superando os adversarios de todas as categorias e chegando a espantosos 60 km/h ainda naquele ano o modelo chegou a 86 1 km/h na promenade des anglais uma prova de velocidade maxima com largada estatica com o sucesso do carro nestas e em varias outras corridas o diretor do automovel clube da frança chegou a declarar em um artigo de jornal que o automobilismo entrava na era da mercedes na verdade o nome mercedes tornou se tao famoso que a propria daimler decidiu registra lo como sua marca e passou a batizar todos os seus carros com o novo nome em 1902 maybach construiu uma versao evoluida do 35 cv batizada de mercedes simplex que tinha bitolas ainda mais largas chassi mais baixo e motor de 40 cv que o levou aos 97 km/h blitzen benz os primeiros carros de corridas da benz surgiram logo depois dos mercedes da daimler eles tinham projeto semelhante com chassi baixo motor recuado em relaçao a dianteira entre eixos longos e bitolas largas mas o primeiro grande destaque da marca foi um carro bem diferente o benz 200hp mais conhecido como blitzen benz o benz 200 hp foi construido com um unico objetivo acelerar e ganhar velocidade ate que a aerodinamica ou sua mecanica o limitasse o carro foi completamente projetado com o recorde de velocidade em mente da dianteira suave a traseira pontiaguda apesar da precariedade dos estudos aerodinamicos nibel decidiu usar rodas convexas que produzem menos arrasto o melhor estava sob o capo um monstro de quatro cilindros com deslocamento de 21 5 litros por extenso para nao achar que foi erro vinte e um litros e meio pesando 470 kg o motor produzia espantosos 200 cv de potencia a 1 600 rpm e 36 kgfm de torque a 1 000 rpm a rotaçao maxima era 1 650 rpm e a transmissao era feita por correntes e tinha quatro velocidades as longarinas do chassi tinham orificios circulares em sua extensao para remover material sem reduzir sua rigidez estrutural esta tecnica voltaria a ser usada nos anos 1950 pela mercedes e nos anos 1960 por colin chapman em seus lotus o primeiro recorde do novo benz foi estabelecido na europa em 1909 o piloto victor hemery quebrou a barreira dos 200 km/h pela primeira vez em um automovel depois o carro foi para brooklands na inglaterra onde chegou a 202 648 km/h no quilometro lançado e a 205 7 km/h na meia milha lançada com o sucesso do carro na europa e conhecendo o desempenho dos benz no gp dos eua o organizador do evento ernie moros comprou um exemplar do carro embora nao tivesse sido projetado para corridas em circuitos a praia de daytona na florida com sua areia suave e compacta tinha espaço suficiente para ele moros mandou pintar lightning benz e uma aguia imperial alema na lateral do 200 hp pois o carro parecia rapido como um raio lightning em ingles o lightning benz pilotado por barney oldfield atingiu 211 40 km/h em daytona a velocidade era o dobro do que voavam os avioes da epoca e 1 4 km/h maior que a velocidade do veiculo terrestre mais rapido do planeta um recorde estabelecido em 1903 sobre trilhos oldfield estava orgulhoso por ser o primeiro homem a viajar a tal velocidade e organizou uma turne pelo pais para exibir a capacidade do carro antes traduziu o nome para o alemao blitzen benz a empolgaçao de oldfield durou pouco em 1910 o carro foi vendido a outro piloto americano chamado bob burman o novo proprietario voltou a daytona e chegou aos 228 089 km/h uma velocidade tao alta e impressionante que somente seria superada em 1919 quando ralph de palma atingiu 242 2 km/h na milha lançada com um packard na mesma daytona beach o carro usado em daytona foi vendido por burman em 1913 e revendido em 1915 quando foi reconstruido e reapareceu em uma corrida em nova iorque em 1915 com o nome burman special burman morreu a bordo de um peugeot em um acidente no ano seguinte enquanto o benz voltava a inglaterra o carro so reapareceria em publico na pascoa de 1922 em brooklands ainda com a pintura branca mas com um novo capo e um novo radiador seu piloto e proprietario o conde louis vorow zborowski nao foi bem sucedido ao volante do relampago alemao e o desmontou em 1923 a benz so voltaria a obter um recorde mundial de velocidade 15 anos mais tarde em 1934 na era das flechas de prata ja sob a uniao com a daimler a era das flechas de prata nos anos 1930 a mercedes havia acabado de se juntar a benz e ambas haviam sido bastante competitivas nas temporadas de grandes premios anteriores a fusao a crise de 1929 contudo afetou gravemente as finanças da empresa — que ja havia realizado a fusao para evitar a falencia — e sua equipe de automobilismo teria que ser desativada nessa mesma epoca o partido nazista havia acabado de chegar ao poder na alemanha com adolf hitler assumindo o cargo de chanceler ele foi procurado por um executivo da daimler benz e acabou fechando um acordo de patrocinio com a equipe o fuhrer viu no automobilismo uma forma de afirmar a superioridade tecnologica da alemanha o acordo previa uma injeçao de 500 mil reichmarks rm na mercedes mas a auto union entrou no pareo e acabou dividindo o orçamento em dois mesmo assim a verba foi suficiente para manter a equipe ativa e construir um novo carro o w25 criado para a formula 750 para carros com ate 750 kg de peso maximo ele era equipado com um motor de oito cilindros em linha com 359 cv produzidos com ajuda de um compressor o w25 venceu algumas provas em 1934 e conquistou o campeonato europeu de grandes premios em 1935 com rudolf caracciola em 1936 seu ultimo ano nas pistas ele foi derrotado pelo poderoso auto union type c de bernd rosemeyer derrotada a mercedes desenvolveu um carro mais potente para enfrentar a auto union batizado de w125 ele seria apenas um quebra galho para a temporada de 1937 pois o regulamento dos grandes premios seria modificado para 1938 por isso ele durou apenas um ano mas foi suficiente para quebrar recordes que duraram muito mais do que o terceiro reich que ajudou a banca lo projetado pelo entao jovem rudolf uhlenhaut que o testou em velocidades de corrida em nurburgring o w125 era significativamente mais rigido que seu antecessor graças ao chassi de tubos ovais de niquel cromo molibdenio e resolveu o problema de velocidade do w25 com um motor que so teve sua potencia superada pelos carros da can am dos anos 1960 e pelos formula 1 turbo dos anos 1980 era um oito em linha como o de seu antecessor mas com o deslocamento aumentado de 3 6 para 5 5 litros e ainda sobrealimentado por compressor o deslocamento ampliado e o maior volume do compressor elevou a potencia para insanos 655 cv com esse nivel inedito de potencia rudolf caracciola recuperou em 1937 o titulo perdido para rosemeyer nao havia muitos recursos para controlar essa potencia absurda na epoca mas ele ja usava suspensao com braços triangulares e amortecedores na dianteira e um tubo de dion na traseira com amortecedores hidraulicos e barra de torçao como o auto union type c tambem havia destracionamento acima dos 240 km/h ainda durante o campeonato o w125 ganhou uma versao aerodinamica stromlininen em alemao para uma corrida em avus a lendaria pista de altissima velocidade que unia duas retas de autobahn por curvas de raio longo e inclinaçao elevada nas retas de avus o w125 stromlinien passou dos 380 km/h antes do inicio da temporada de 1938 a mercedes ainda fez uma terceira versao do w125 batizada rekordwagen ou carro recordista em alemao ele ganhou uma carroceria ainda mais aerodinamica que parecia ter saido de um livro de ficçao cientifica da epoca e seu oito em linha passou a produzir 746 cv com uma nova relaçao de polias do compressor em uma manha de janeiro em 1938 rudolf caracciola levou o w125 rekordwagen a 432 7 km/h em uma milha delimitada entre frankfurt e darmstadt estabelecendo um recorde em vias publicas que so foi quebrado em 2017 pela koenigsegg o novo regulamento levou a mercedes a desenvolver um novo modelo baseado no w125 mas agora com um motor v12 de tres litros — deslocamento maximo permitido pelas regras ele rodava com um blend combustivel feito com metanol nitrobenzeno acetona e eter e usava dois compressores roots para produzir entre 431 e 480 cv embora o chassi fosse praticamente o mesmo do w125 a suspensao traseira passou a contar com amortecedores ajustaveis de dentro do cockpit algo inedito ate entao mesmo rodando apenas 1 1 km/l o carro conseguiu ajudar rudolf caracciola a derrotar o auto union type d e a faturar seu terceiro titulo do circuito de grandes premios no ano seguinte a europa entrou em guerra e todas as provas de automobilismo foram interrompidas ate o fim da decada de 1940 a mercedes voltaria somente em 1952 mas seu retorno seria triunfal e o que vamos contar na segunda parte desta historia
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