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Os carros mais legais para comprar gastando entre R$ 100 mil e R$ 130 mil

Ontem nós perguntamos aos leitores que carros eles comprariam se tivessem um orçamento de R$ 100-130 mil nas mãos. As opções nesta faixa de preço são bem variadas e recebemos várias sugestões interessantes — deu para montar uma lista bem abrangente, com opções para todos os gostos. Vamos lá?

 

BMW 135i

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Dos BMW da nova escola, o cupê 135i é um dos favoritos dos entusiastas. Por que? Porque ele é pequeno e tem um seis-em-linha de três litros turbinado mandando 306 cv para as rodas traseiras. O downside fica por conta da transmissão automática de seis marchas Steptronic — se quiser um manual, é melhor procurar um 1M, mas ele ainda está fora do nosso orçamento. O 135i fabricado entre 2007 e 2011 custa por volta de R$ 125 mil.

 

Volvo V60 T5 R-Design

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Uma das peruas modernas mais adoradas pelos entusiastas é o Volvo V60 — e com razão: o motor é um quatro-cilindros 2.0 turbo de 240 cv e, acoplado à transmissão de dupla embreagem Powershift, tem força suficiente para acelerar até os 100 km/h em 7,7 segundos. Como se não bastasse, o visual é simplesmente matador. Dá para comprar um V60 T5 R-Design 2013 bem pouco rodado por menos de R$ 130 mil.

 

Audi RS6

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Agora, se você quiser uma perua extrema de verdade, uma boa pedida pode ser o Audi RS6 Avant. A primeira geração (C5) já vai fazer 12 anos de idade, mas o apelo do V8 4.2 biturbo de alumínio, com comando duplo no cabeçote e cinco válvulas por cinlidro, continua exatamente o mesmo — e pode ser traduzido em números: 450 cv a 5.700 rpm, 59,1 mkgf de torque que já apareciam a baixíssimos 1.950 rpm, e tempo de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. O câmbio é o Tiptronic de 5 velocidades, que leva a força para as quatro rodas através da tração integral quattro com diferencial Torsen. Fabricado entre 2002 e 2004, o RS6 de primeira geração pode ser encontrado por algo entre R$ 120-130 mil.

 

Golf GTI

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Não há dúvida de que o Golf GTI é um dos carros 0 km mais legais que o dinheiro pode comprar — em boa parte, graças à combinação dos 230 cv do motor 2.0 TSI + transmissão DSG de seis velocidades. Dentro de nosso orçamento, é possível comprar um GTI com pacote de opcionais Premium, que inclui, entre outras coisas, faróis de xenônio e LEDs, bancos ajustáveis, detector de fadiga, câmera, assistente de estacionamento, bancos de couro com aquecimento e sistema de som com amplificador de 10 canais, subwoofer e 8 alto-falantes, entre outras coisas. Sobram exatamente R$ 10.

 

Ford Mustang

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Não, não estamos falando de um Mustang clássico ou de um daqueles dos anos 90, mas de um Mustang 2011 com motor V6 de 3,7 litros, 308 cv a 6.500 rpm e 38,7 mkgf de torque a 4.250 rpm. Um destes já pode ser comprado por cerca de R$ 120 mil. Não gosta do secretary six e faz questão de um V8? Um Mustang GT 2006, com motor V8 4.6, custa pouco mais do que isto — mas o aumento de potência e torque nem é tão expressivo: são 319 cv e 44,5 mkgf de torque.

 

Porsche Boxster

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Quando foi lançado, lá em 1996, o Boxster era só o herege Porsche de entrada. Hoje ele e seu irmão Cayman são conhecidos por seu potencial para serem melhores do que o 911 — graças à configuração de motor central traseiro, mais adequada para um bom comportamento dinâmico. Só não são melhores porque a Porsche não quer. Dito isto, você pode ter um pedaço desta história por cerca de R$ 110 mil, o preço de um Boxster 1998 com motor boxer de seis cilindros, 2,5 litros e 204 cv, o suficiente para acelerar até os 100 km/h em 6,7 segundos. E um detalhe importante: a céu aberto.

 

Mitsubishi Lancer Evolution X

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O maior concorrente do WRX STi, o Lancer Evo X, já pode ser encontrado por menos de R$ 130 mil. E o que você leva por esta grana? Motor 2.0 16v turbo de 295 cv, câmbio DCT de dupla embreagem e seis marchas, tração integral, visual invocado e pedigree (e desempenho) de carro de rali. Você só não fica encantado por este carro se for fã do Subaru WRX. Esta é uma das nossas rixas automotivas favoritas.

Subaru Impreza WRX STI

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O Impreza WRX foi um dos carros mais votados em nossa lista dos carros de R$ 70.000 a R$ 85.000, e agora ele volta a aparecer em sua versão mais radical, a STI. Ele mantém o visual quase exagerado, a dinâmica exemplar, tração integral e motor boxer com câmbio manual. Mas aqui os cilindros boxeadores produzem 300 cv em vez de 265, o câmbio ganha uma sexta marcha e relações mais curtas para ajudar o STI a chegar aos 100 km/h em seis segundos — mesmo que seja um pouco mais pesado por conta dos reforços estruturais. Por R$ 130 mil você consegue encontrar um STI fabricado entre 2008 e 2009 .

 

Ford F-150 SVT Lightning

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Este é uma mosca branca. Uma das picapes mais legais fabricadas no mundo, a Ford F-150 SVT Lightning, tem motor V8 Modular de 5,4 litros com compressor Eaton — o bastante para render 367 cv e 61,2 mkgf de torque. À moda americana, a transmissão é automática de quatro velocidades e a tração é traseira, com diferencial de deslizamento limitado. É basicamente um muscle car com caçamba — how cool is that? Pouquíssimas unidades vieram para o Brasil, certamente por meios particulares. Quando aparecem à venda, o preço fica entre R$ 100-120 mil.

 

Chevrolet Camaro

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Esqueça a música infame que danificou a imagem do Camaro para os entusiastas. O muscle car é importado oficialmente pela Chevrolet desde 2011 e os primeiros modelos já podem ser encontrados por menos de R$ 130 mil (um Camaro 2014 custa quase o dobro). O motor é um V8 de 6,2 litros e 406 cv acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, o bastante para se divertir em linha reta — e, com suspensão traseira independente, ele não faz feio em curvas.

 

Porsche 911

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Sim, com este orçamento — mais precisamente, entre R$ 110 mil e R$ 130 mil — já dá para comprar um 911 do final da década de 70, com motor boxer de seis cilindros e 2,7 ou três litros e potência na casa dos 200 cv. Você tem noção do que é isso? Um 911 é muito mais do que números — é um carro que você dirige usando todos os sentidos, e proporciona uma experiência muito maior do que acelerar até os 100 km/h em um punhado de segundos. E, convenhamos, custa pouco mais do que alguns sedãs médios bem equipados. Se você tem a grana, crie coragem e viva o sonho!