foto marcos camilo da silva ha alguns dias perguntamos aos leitores quais eram os carros mais bacanas que se pode comprar no brasil gastando ate r$ 15 mil a ideia e refazer nossa serie de posts com os carros mais interessantes do ponto de vista entusiasta em determinadas faixas de preço agora chegou a hora de conferir a primeira parte da lista com as sugestoes a nossa foi o ford ka de primeira geraçao com motor 1 6 mas voces deixaram mais de 1 000 comentarios no post — e tivemos dezenas de nomes sugeridos antes de mostrar os eleitos porem devemos fazer uma observaçao voce talvez sinta falta de alguns modelos que ate podem ser encontrados por menos de r$ 15 mil por que ha dois motivos principais talvez os carros mais baratos sejam exceçoes e a media do mercado esteja acima de r$ 15 mil ou as versoes realmente bacanas deste ou daquele modelo custem mais caro portanto nao se preocupe se o carro que voce sugeriu for mesmo interessante pode crer que ele vai aparecer em das uma partes seguintes da serie numa faixa de preço superior tenha paciencia alias esta e so a primeira parte da lista com carros que custam ate r$ 15 mil se o seu favorito ainda nao apareceu nao deixe de nos acompanhar nos proximos dias renault clio 1 6 16v no começo ele assustava carro frances com motor multivalvulas quem vai arrumar esse negocio mas depois de dez anos e milhares de exemplares vendidos o renault clio com motor 1 6 16v conquistou um lugar especial no imaginario dos gearheads e provou ser uma boa alternativa no mercado de usados para quem quer se divertir mesmo em um carro original o motor 1 6 16v produz 110 cv com gasolina ou 115 cv com etanol suficientes para uma conduçao mais animada pela cidade ou estrada some isso a otima estabilidade do hatchback frances e voce tem uma receita bem interessante de daily driver entusiasta mas tome cuidado ainda que hoje em dia seja mais facil encontrar mao de obra especializada em carros franceses e bom escolher com carinho o mecanico que vai cuidar do seu clio 1 6 ou entao partir direto para o do it yourself — tendo em mente que a busca por peças para carros franceses costuma dar um pouco mais de trabalho nada impossivel ainda mais sabendo que ha oficinas especializadas com bons contatos para trazer componentes de fora do pais — para preparaçao inclusive o preço fica entre r$ 13 mil e r$ 15 mil volkswagen passat vr6 no fim de 1994 a vw passou a importar o passat de terceira geraçao para o brasil posicionado no topo da gama muitos o veem como um carro mais voltado ao luxo guardadas as devidas proporçoes mas uma versao em especial costuma ser mais procurada por seu desempenho de esportivo ainda que nao se trate declaradamente de um o passat vr6 o motor vr6 e um v6 falso — suas bancadas de cilindros sao separadas por apenas 15° e dividem o mesmo cabeçote resultando em um motor de seis cilindros com dimensoes comparaveis a um quatro cilindros em linha no passat vr6 seu deslocamento era de 2 8 litros com cinco valvulas por cilindro e 193 cv suficientes para chegar aos 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 235 km/h dados de fabrica se voce tiver a sorte de encontrar um exemplar bem conservado tenha em mente que sua maior preocupaçao nao sera a manutençao e nem a busca por peças estas se acha facilmente no exterior e sim o consumo de combustivel o motor 2 8 rende em media 6 5 km/l na cidade e 12 5 km/l na estrada — isso se estiver em ordem chevrolet omega 2 0 e 2 2 foto reginaldo de campinas nao e dificil defender o omega ele e um carro robusto seguro de traçao traseira e preço acessivel as versoes mais potentes e cobiçadas serao abordadas em uma proxima parte mas com ate r$ 15 mil e possivel encontrar um bom exemplar equipado com motor de quatro cilindros — o conhecido familia ii com quatro cilindros e comando no cabeçote que ja esteve presente em monza kadett astra vectra s10 blazer e outros modelos da chevrolet no brasil foto reginaldo de campinas no omega ele pode ser encontrado em versoes de 2 0 ou 2 2 litros ambas com 116 cv — a diferença fica no torque 17 3 mkgf no primeiro e 20 1 mkgf no segundo o sistema de suspensao multilink na traseira pode ser um pouco mais complicada na hora de manter e e preciso tomar bastante cuidado com exemplares muito baratos e comum que eles tenham sido negligenciados por donos anteriores e por isso acabem sendo desovados na hora de revender dito isso e uma boa aposta para quem nao se importa em pagar um pouco mais pela garantia de boa procedencia — nao e tao dificil achar um exemplar verdadeiramente bem cuidado por menos de r$ 15 mil ford escort zetec nao faz muito tempo que o a ultima geraçao do ford escort a ser vendida no brasil começou a ser vista com outros olhos pelos entusiastas nao e para menos trata se de um carros mais completos e modernos que se pode comprar gastando menos muitas vezes bem menos de r$ 15 mil as opçoes de motor sao duas 1 6 rocam de 8v e 95 cv reservado ao basico gl ou 1 8 zetec de 16v e 115 cv no glx ambos estao disponiveis em versao perua e hatchback de quatro portas porem a glx costuma ser mais completa com vidros e travas eletricos conta giros no painel direçao hidraulica e ate mesmo airbags frontais ha tambem o escort rs que tinha carroceria de duas portas asa traseira e apelo esportivo porem era equipado com o mesmo motor do glx por algo entre r$ 10 mil e r$ 12 mil ja e possivel achar um exemplar bem cuidado so preste atençao nos itens de acabamento externo especialmente os para choques — a pintura costuma descascar com facilidade e o plastico nao e dos mais resistentes se precisar substitui los prepara se para garimpar bastante peugeot 106 o pequeno peugeot 106 foi oferecido no brasil por um breve periodo no inicio da decada de 90 mas e quase impossivel encontrar um exemplar a venda a partir de 1998 o modelo reestilizado passou a ser importado trazendo como unica opçao de motor um 1 0 de 50 cv [youtube id= m_sg3 kvq_a width= 620 height= 350 ] o 106 nao e um exemplo de desempenho porem e economico e pode ser um bom daily driver a maioria dos entusiastas porem prefere encara lo como uma boa base para modificaçoes e ate trocas de motor levando em consideraçao os gastos deste tipo de modificaçao com sorte voce encontrara um 106 quiksilver com airbag forraçao em tecido exclusivo e bodykit identico ao do 106 gti europeu a melhor noticia e que raramente um bom exemplar custa mais de r$ 10 mil suzuku swift gti nao ha muitas informaçoes disponiveis a respeito do suzuki swift que foi vendido no brasil na decada de 1990 — apenas que ele foi importado do japao entre 1991 e 1995 com motor 1 0 de 55 cv ou 1 3 de 101 cv — este ultimo na versao gti com suspensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas e carroceria de duas portas [youtube id= 9yvamu4fmzw width= 600 height= 350 ] para começar comando duplo no cabeçote e 101 cv em um motor de 1 3 litro fabricado ha mais de vinte anos ja sao algo impressionante por si so no swift que pesa menos de 750 kg e o bastante para chegar ate os 100 km/h menos de 11 segundos com maxima de 188 km/h nao e a toa que eles sao muito procurados por entusiastas de track days que aliviam ainda mais o peso colocam rodas e pneus maiores e preparam o motor usando peças importadas visto que o swift e um carro bem comum la fora o preço ja nao e tao baixo — se antes r$ 7 000 ja lhe garantiam um bom exemplar do swift gti hoje em dia e dificil encontrar um deles custando menos de r$ 9 000 bem acessivel de qualquer maneira fiat tempra turbo dos fiat turbinados vendidos no brasil o tempra turbo e o mais acessivel atualmente enquanto fica cada vez mais dificil encontrar um uno turbo ou marea turbo em bom estado por menos de r$ 20 mil ainda da para achar um tempra turbo bem conservado por algo entre r$ 12 mil e r$ 15 mil por esta grana voce leva um seda de duas portas com visual esportivo rodas de 14 polegadas e um quatro cilindros de dois litros e oito valvulas com turbocompressor garrett t3 operando a 0 8 bar ele tinha 165 cv fazendo do tempra turbo um dos carros mais potentes do brasil na sua epoca — e dos mais velozes tambem sedo capaz de chegar aos 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 220 km/h [youtube id= f kzg3spoeg width= 620 height= 350 ] como e praxe em esportivos nacionais dos anos 1990 que se tornaram relativamente acessiveis nos ultimos anos o tempra turbo foi produzido entre 1994 e 1996 e preciso ter muita atençao para nao levar para casa um exemplar malhado ou fuçado demais a nao ser que sua ideia seja exatamente fuçar no motor chevrolet astra 1995 1997 foto autoentusiastas a primeira versao do astra comercializada no brasil começou a ser importada da belgica a partir de 1995 — dai seu apelido astra belga ele nao e um carro muito bonito mas oferece uma bela base para modificaçoes ergonomia correta mecanica robusta o bom e velho familia ii da gm que era fabricado no brasil facilita a procura por peças de preparaçao e dimensoes comedidas — reflexo da epoca em que foi lançado um bom acerto de suspensao pode transformar um astra em um devorador de curvas absurdo — lembra do astra deste post pois e [youtube id= fxrwtzjtcxo width= 620 height= 350 ] mesmo tanto tempo depois este video continua nos deixando boquiabertos com r$ 12 mil nao e dificil encontrar um exemplar virtualmente impecavel mesmo que tenha quilometragem relativamente avançada o que pode te dar um pouco de dor de cabeça sao itens como farois lanternas e acabamentos do interior que nao sao tao faceis de achar lada laika como nao desejar uma destas caixas sobre rodas sovieticas baseadas em um dos mais bem sucedidos compactos italianos de todos os tempos o lada laika e exatamente isto um carro popular russo criado em 1970 com base no fiat 124 de 1966 que nao mudou quase nada alem do visual da dianteira ate 2012 quando deixou de ser produzido no meio do caminho em 1990 o laica chegou ao brasil aproveitando a abertura das importaçoes nao sendo nenhum bmw ou mercedes benz o laika tinha a proposta de ser um carro barato robusto e confiavel — luxo definitivamente ficava em segundo plano o motor podia ter 1 5 ou 1 6 litro com 75 ou 78 cv respectivamente mesmo que ja fosse bem defasado em sua estreia o laika conquistou pelo preço e por acaso tambem era um carro com traçao traseira motor razoavelmente potente para a epoca e comportamento dinamico mais do que correto sabe o que isto significa traçao traseira para as massas camarada [youtube id= xm1eunq6s2m width= 620 height= 350 ] isto faz dele uma opçao bem interessante para quem faz questao de ser movido pelas rodas certas so nao va esperar muita coisa da qualidade de construçao e do acabamento ainda que o visual sovietico tenha seu charme a boa noticia um exemplar razoavel pode custar r$ 5 000 sendo que o dobro disso garante um laika impecavel e a gente mencionou que ele tambem pode ser uma perua chevrolet chevette arriscamos dizer mesmo que a parte 2 ainda nao tenha sido publicada que o chevrolet chevette e a melhor pedida desta lista ainda e possivel encontrar muitos exemplares cujo preço nao foi afetado pela especulaçao e pagar coisa de r$ 5 000 por um chevette em bom estado funcionando bem e ate bonitinho na verdade nos ultimos anos parece que os entusiastas redescobriram o chevette como carro para curtir e modificar — algo que aumentou inclusive a oferta e a demanda pelo modelo nao e para menos o chevette e um carro bem simpatico tem varias versoes de carroceria mecanica robusta e consistente pelos 20 anos em que foi produzido 1973 1993 e pode ser uma otima base para muitos tipos de projeto restauraçao restomod carro de corrida de drift de arrancada [youtube id= 33 5tmyy6ju width= 620 height= 350 ] se quiser um chevette para curtir no dia a dia e nao fizer questao de originalidade extrema nao e dificil achar um carro inteiro por menos de r$ 10 mil agora se o seu negocio e um project car feito do seu jeito separe r$ 2 000 para comprar o carro base nossa dica guarde o resto para comprar as peças clique aqui para ler a segunda parte da lista
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.