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Os carros mais legais que você pode comprar gastando entre R$ 30 mil e R$ 35 mil – parte 1

Demorou, mas estamos de volta com nosso guia de compra para carros em várias faixas de preço! Na semana passada, perguntamos quais eram os carros que os leitores comprariam gastando entre R$ 30 mil e R$ 35 mil — o preço de um popular zero-quilômetro.

Sugerimos o Volkswagen Polo GT, mas foi só o chute inicial. Agora, confira a segunda parte da lista com as respostas de vocês!

 

Ford Fiesta

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De vez em quando a evolução de uma geração para outra deixa os carros irreconhecíveis. Foi assim com o Honda Civic de oitava geração (que, para os leitores mais desatentos, já apareceu na lista anterior), e foi assim com o Ford Fiesta. E, tal como o sedã médio japonês, o pequeno hatchback também ganhou um “New” antes do nome.

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Por algo entre R$ 30 mil e R$ 35 mil (o preço varia de região para região), há duas opções interessantes. O New Fiesta importado do México entre 2011 e 2013, com motor Sigma 1.6 16v de 115 cv (etanol) é um carro muito bem acabado, atraente e tem dinâmica mais do que correta, além de ser bem equipado.

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A versão reestilizada, fabricada no Brasil a partir de 2013, ganhou versões mais baratas com motor de 1,5 litro e 111 cv, além de um novo motor de 1.6 16v de 130 cv — tem visual mais moderno, mas perdeu em qualidade de acabamento, especialmente do lado de dentro. Dito isto, ambos são boas escolhas que custam mais ou menos o mesmo.

 

Hyundai Azera

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Não nos olhem assim, pois foram vocês mesmos que sugeriram a primeira geração do Hyundai Azera. E não foram poucos! Acontece que, se você é livre de preconceito quanto a marcas e quer um carro grande, confortável, potente e acessível, o imponente sedã coreano pode ser o carro certo.

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O Azera começou a ser importado para o Brasil em 2007 e, poucos anos depois, já era bastante visto nas ruas. O aumento de sua popularidade coincidiu com a expansão da atuação da Hyundai no Brasil e, por isso, sua manutenção não mais complicada que a dos rivais. A partir dos R$ 32 mil já te compram um Azera 2010 com cerca de 60 mil km rodados e um motor V6 de 3,3 litros e 245 cv. Com sorte, você pode encontrar um exemplar posterior a 2011, já reestilizado e com potência elevada para 265 cv. Só não esqueça que, apesar do preço de popular, o Azera não poderia estar mais longe disso — incluindo no consumo e na manutenção.

 

Volkswagen Passat

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O Passat é o Volkswagen topo de linha no Brasil já há alguns anos e um exemplar começa em quase R$ 150 mil atualmente. No entanto, já dá para comprar um exemplar da sexta geração, vendida entre 2005 e 2011, por R$ 35 mil ou menos — tanto na versão sedã quanto na bela perua.

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A melhor pedida, a nosso ver, é o modelo fabricado a partir de 2006, com motor 2.0 FSI turbo de 200 cv e capacidade de chegar aos 100 km/h em menos de oito segundos. No entanto, o modelo aspirado de 150 cv também não é má ideia. Com sorte, você até encontra um exemplar com motor V6 (na verdade, um VR6) de 3,2 litros de 250 cv, com tração integral com diferencial Haldex e câmbio DSG de dupla embreagem.

 

Chevrolet Omega (segunda geração)

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A segunda geração do Omega a ser vendida no Brasil utilizava a mesma plataforma da anterior, mas trazia uma carroceria mais moderna. Trata-se de uma versão rebatizada do Holden Commodore vendido na Austrália, que foi importado para o Brasil entre 1999 e 2006, com reestilizações em 2001, 2003 e 2005.

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E o modelo que se encaixa no nosso orçamento hipotético é justamente o mais recente, vendido a partir de 2005. Além do visual mais moderno, em 2005 o Omega recebeu um motor de 3,6 litros e 258 cv, bastante parecido com o que seria usado depois na terceira geração e no Chevrolet Captiva, acoplado a uma caixa automática de cinco marchas. Se você quer um carro bem equipado, bom para pegar a estrada e ainda faz questão de tração traseira, fica difícil sugerir outro carro.

 

Suzuki SX4

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Quase ninguém lembra que ele existiu, mas quem comprou um só elogia: é o Suzuki SX4 que, curiosamente, é uma versão rebatizada do italiano Fiat Sedici. Trata-se de um hatchback que leva esse negócio de “carro aventureiro” um passo além: além da decoração típica, ele tem suspensão elevada (o vão livre do solo chega a quase 18 centímetros) e tração 4×4 de verdade, com distribuição automática de torque entre os eixos e diferencial traseiro com bloqueio de até 100%.

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Tudo isto com um um motor a gasolina de dois litros e 145 cv, boa oferta de equipamentos e preço bem razoável: R$ 35 mil te compram um exemplar impecável, talvez até com menos de 40 mil km rodados. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas.

 

Fiat Punto T-Jet

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Dá para comprar um esportivo turbinado com menos de R$ 35 mil? Dá sim! O Fiat Punto T-Jet, com visual mais agressivo, interior recheado (alguns têm até teto solar Skydome) e um motor 1.4 16v de 152 cv e 21,2 mkgf de torque, suficientes para chegar aos 100 km/h em 8,4 segundos, com máxima de 203 km/h.

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Além disso, tratas-se de um carro ergonômico, mais espaçoso que a maioria dos compactos (ainda que, para tal, tenha trocado espaço no porta-malas por acomodações mais generosas para os ocupantes) e, convenhamos, bem atraente — aliás, há quem prefira o visual de antes da reestilização promovida em 2012, pois o novo Punto (de visual baseado no Punto Evo europeu da época) teria ficado carregado demais.

 

Honda Fit (segunda geração)

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Já sugerimos o Honda Fit em listas passadas, e ele aparece aqui de novo, desta vez, em sua segunda geração, vendida de 2008 a 2014. Já é perfeitamente possível encontrar um exemplar dos primeiros anos de fabricação com motor de 1,5 litro, dotado de comando variável i-VTEC e 116 cv.

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Além de manter todas as boas características da geração anterior (boa oferta de equipamentos, dimensões internas generosas, interior modular e dinâmica correta), o Fit de segunda geração perdeu as proporções conservadoras e, apesar de ainda ser um monovolume, tem um visual bem mais arrojado. E a versão com motor de 1,35 litro (ou 1,4 litro, segundo a Honda) ainda é bem econômica.

 

Audi A4 Avant

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Se o VW Passat B6 é uma perua alemã de R$ 35 mil, a Audi A4 Avant é outra. Sim, estamos falando de um carro potente, ainda melhor acabado que o Passat e equipado com o mesmo motor turbo com cabeçote de 20 válvulas encontrado em outros modelos do grupo (como o Audi A3 e o VW Golf GTI), calibrado para entregar 163 cv. O câmbio é um CVT que simula seis marchas, a tração é dianteira e a suspensão independente nas quatro rodas com multilink atrás.

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Com visual sóbrio, porém atraente, a A4 Avant B6 é uma bela opção para quem faz questão de um carro espaçoso, bom para pegar a estrada e com mecânica relativamente conhecida — tudo isto por um preço acessível. R$ 32 mil já te compram uma A4 Avant bem conservada.