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Os conversíveis usados mais legais que se pode comprar no Brasil

Nada como dirigir com a capota abaixada em um dia de sol e brisa fresca… mas para isso você precisa de um conversível. Com a ajuda dos leitores, selecionamos alguns dos conversíveis mais legais que você pode comprar no Brasil sem abrir um rombo (muito grande) no seu bolso. Ou não.

Ford Escort XR3 – R$ 10.000 a R$ 30.000

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Transformado em conversível pela Karmann, o Escort XR3 conversível foi quem iniciou a tendência a céu aberto entre os esportivos nacionais nos anos 80. Tanto a primeira fase do modelo no Brasil, com motor CHT 1.6 8v de 83 cv, lançado em 1985, quanto o último, lançado em 1993 — já na época da Autolatina, razão pela qual usava o motor 2.0 8v de 115 cv do Gol GTI, possuem uma enorme base de fãs.

O preço depende muito mais do estado de conservação do que do ano. Desta forma, o preço médio de R$ 15 mil vale para todo XR3 conversível — ainda que seja possível encontrar um ou outro por menos de R$ 10 mil, e exemplares impecáveis e pouco rodados ultrapassando os R$ 30 mil.

Chevrolet Kadett GSi – $ 15.000 a R$ 20.000

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A versão conversível do Kadett GSi, lançada em 1991, tinha motor 2.0 com injeção eletrônica multiponto e 121 cv, suficiente para chegar aos 100 km/h na casa dos 12 segundos, com máxima de mais de 180 km/h. Fabricado no Brasil e enviado para a Itália, onde o estúdio Bertone dava conta de transformá-lo em conversível, trazia também bancos Recaro, suspensão traseira ajustável e até painel digital como opcional. Se era um dos carros mais caros de sua época, hoje é bem acessível: o preço médio de um GSi conversível bem conservado é de R$ 15 mil.

Puma GTE Spider/GTS/GTC – R$ 20.000 a R$30.000

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Talvez o mais bem sucedido fora-de-série nacional, o Puma nasceu como um cupê de mecânica DKW, com motor de 3 cilindros e dois tempos. Contudo, sua versão mais icônica usa plataforma e motor dos VW refrigerados a ar — e o primeiro conversível foi lançado em 1971, o Puma GTE Spider. A partir dali, a Puma ofereceu conversíveis até o fim da produção nacional, em 1985. Em 1973 ele passou a se chamar GTS e em 1980 o nome mudou novamente para GTC.

O preço de um Puma conversível depende mais do estado de conservação do que do ano de fabricação — os melhores e mais antigos podem custar mais de R$ 40 mil, mas há bons exemplares na faixa dos R$ 20 mil.

Audi 80 – R$ 30.000 a R$ 50.000

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No começo dos anos 1990 o Brasil abriu a alfândega às nações amigas e foi inundado por carros importados de todos os tipos e marcas. Um deles era o Audi 80 Cabriolet, a versão conversível dos primos ricos do Passat. O modelo foi bem vendido na época e por isso é fácil encontrar um destes usado, porém não espere encontrá-lo tão barato quanto a perua ou o sedã — a desvalorização não é muito chegada em conversíveis e por isso os modelos 1994 e 1995 variam entre R$ 30.000 e R$ 50.000, dependendo do estado de conservação e do humor do vendedor. Por essa grana você leva pra casa um conversível alemão com motor V6 de 174 cv e um design que envelheceu muito bem.

Alfa Romeo Spider – R$ 50.000 a R$ 70.000

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Existem três carros da Alfa Romeo com o nome Spider. Um deles é clássico roadster vendido entre 1966 e 1993, e o outro é o roadster derivado do Brera, produzido entre 2006 e 2010. Mas o modelo que nos interessa aqui foi aquele importado oficialmente para o Brasil em meados da década de 1990. Seu visual, autoria da Pininfarina, é bem característico, com um forte vinco atravessando toda a extensão do carro e praticamente dividindo a carroceria em duas metades. Por aqui, a única versão disponível era a equipada com o motor V6 3.0 de 12 válvulas e 192 cv. Seu preço fica entre R$ 50 mil e R$ 70 mil.

Ford Mustang – R$ 50.000 a R$ 80.000

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Qualquer um que tenha uma carteira recheada pode comprar um Mustang conversível clássico, da década de 1960. Mas este é um carro antigo que está em outro patamar. Uma opção (um pouco) mais racional é o ‘Stang de quarta geração da década de 90, relativamente comum no Brasil. Ele pode ser encontrado custando entre R$ 50 mil (V6 de 3,8 litros e 147 cv) e R$ 80 mil (GT, com um V8 de cinco litros e 215 cv).

Peugeot 306, 206 e 307 CC – R$ 25.000 a R$ 70.000

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A Peugeot ofereceu uma bela seleção de conversíveis no Brasil, começando pelo 306 em 1994. O 306 CC tinha um motor 2.0 16v de 167 cv (o mesmo do GTi), e veio em poucas unidades — as que você encontra à venda custam a partir de R$ 25 mil, e podem esbarrar nos R$ 40 mil se estiverem bem conservadas e pouco rodadas.

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Mais tarde, em 2002, a Peugeot começou a importar o 206 CC, que agora pode ser encontrado na faixa dos R$ 30 mil. O para-brisa mais inclinado e o teto rígido dão um charme especial, e o motor 1.6 16v de 110 cv é suficiente para um dia divertido a céu aberto.

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Já o 307 CC, com motor 2.0 16v de 143 cv, passou a ser importado em 2005. Com a mesma proposta do 206, porém com mais espaço e mais potência, tem preço de mercado na faixa dos R$ 50 mil para os primeiros modelos, com a frente antiga e pode passar dos R$ 60.000 nos modelos mais recentes, já com a dianteira igual à essa da foto e com baixa quilometragem.

Renault Mégane – R$ 60.000 a R$ 70.000

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Ainda falando de conversíveis franceses, a Renault também andou experimentando no segmento no Brasil. Quase ninguém lembra que o Mégane Cabriolet desembarcou por aqui em 2008 e, com um 2.0 16v de 138 cv, trazia uma proposta muito parecida com a do 307 CC — estilo antes de desempenho. Em nossa opinião, ele é ainda mais atraente que o Peugeot e custa praticamente o mesmo.

Mercedes-Benz SLK – R$ 55.000 a R$ 190.000

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O Mercedes SLK chegou ao Brasil logo após seu lançamento, em 1996, para fazer frente ao BMW Z3. O roadster veio inicialmente na versão 230 Kompressor, que usa motor 2.3 sobrealimentado por um compressor mecânico, que produz 193 cv. Em 2001 a Mercedes passou a trazer o SLK320, com motor V6 de 3.2 litros e 221 cv que concorria com o Z3 2.8.

Três anos mais tarde veio a segunda geração com três modelos diferentes. A versão de entrada era a SLK200, equipada com motor 1.8 com compressor, que produzia 163 cv. A intermediária era a SLK350, com motor V6 de 3,5 litros e 272 cv e o topo da gama era preenchido pelo SLK 55 AMG, embalado pelo V8 de 5,4 litros e 360 cv. Em 2007 o modelo ganhou um facelift e o SLK20o passou a ter 183 cv, enquanto o SLK350 foi a 305 cv.

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Hoje um SLK230 Kompressor custa entre R$ 55.000 e R$ 70.000, e os SLK320 na faixa de R$ 80.000. Os SLK200 partem de R$ 85.000 e vão até R$ 100.000, os SLk350 entre R$ 110.000 e R$ 130.000, enquanto os AMG ficam entre R$ 180.000 e R$ 190.000.

Audi TT – R$ 85.000 a R$ 170.000

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Lançado no Brasil em 1999, o Audi TT ganhou a versão Roadster em 2000. O motor era o 1.8 turbo, calibrado para render 225 cv, a tração era integral e o câmbio, manual — o suficiente para chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos. Um TT Roadster desta época custa em média R$ 85 mil e tem o visual mais ousado e marcante que o atual, o que deve transformá-lo em um futuro clássico.

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Por outro lado, se você quer mais desempenho, procure um TTS de segunda geração, já equipado com o motor 2.0 turbo de 272 cv, capaz de acelerar até os 100 km/h em 5,6 segundos e chegar aos 237 km/h. Naturalmente, ele custa mais caro: um exemplar 2008 não sai por menos de R$ 130 mil.

BMW Z3 – R$ 65.000 a R$ 110.000

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Você acredita que já dá para encontrar um BMW Z3, roadster baseado no Série 3 E36, por menos de R$ 70 mil? É esta a média de preço da versão equipada com motor 1.9 de quatro cilindros e 140 cv — não é um foguete, mas já garante diversão com sua tração traseira e distribuição de peso quase perfeita — o motor fica quase todo atrás do eixo dianteiro, e os passageiros vão quase sobre o eixo traseiro. Se quiser gastar um pouco mais, R$ 110 mil te compram um seis-em-linha de 2,8 litros e 192 cv, capaz de acelerar até os 100 km/h em 6,2 segundos.

Volkswagen Eos – R$ 95.000 a R$ 110.000

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A passagem do Eos pelo Brasil foi meteórica. Tão rápida que muita gente nem soube que esse carro foi vendido por aqui. O primeiro cupê-cabriolet da VW começou a ser importado de Portugal em 2009 em versão única, com motor 2.0 turbo de 200 cv e câmbio Tiptronic, e deixou de ser importado no ano seguinte. Neste período, vendeu apenas 118 unidades. Destas, as que estão à venda hoje custam entre R$ 93 mil e R$ 100 mil — valor razoável para um carro moderno, de bom desempenho e raro por aqui.