FlatOut!
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Zero a 300

Os detalhes do Corolla híbrido, as primeiras imagens do Corvette conversível, Bolsonaro quer fim de aulas de habilitação e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Toyota divulga novos detalhes a respeito do Corolla Hybrid

Prestes a ser lançado no mercado brasileiro, o novo Toyota Corolla ganhou um hotsite com novas informações a respeito do conjunto mecânico. Agora, sabemos que ele será movido por um motor 1.8 de 101 cv de ciclo Atkinson e naturalmente aspirado, mais um motor elétrico de 72 cv. A fabricante reforça que o Corolla Hybrid brasileiro será o primeiro modelo híbrido no mundo a utilizar um motor bicombustível.

Isto posto, o novo Corolla já é vendido lá fora, e com isto podemos deduzir mais alguns detalhes. O conjunto híbrido, por exemplo, funciona de forma semelhante ao do Prius – este, movido por um motor 1.8 de 98 cv, com o mesmo motor elétrico usado no sedã. Desta forma, ambos deverão ter potência e desempenho semelhantes. No caso do Prius, são 123 cv combinados, suficientes para ir de zero a 100 km/h em 10,6 segundos e atingir os 180 km/h de velocidade máxima.

Fora isto, ainda não há mais detalhes a respeito do carro – no entanto, a Toyota reforça que o conjunto híbrido do carro terá garantia estendida de oito anos, enquanto o restante do veículo deverá continuar com a garantia habitual de três anos.

Com o lançamento marcado para outubro, a Toyota deverá divulgar novos detalhes a respeito do novo Corolla no hotsite, incluindo a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), além do design, equipamentos e outros aspectos do sedã. (DH)

 

Chevrolet mostra Corvette C8 conversível

Como esperado, a Chevrolet continua divulgando pílulas do que ainda teremos da nova geração do Corvette. Desta vez, eles revelaram um novo vídeo do C8.R, que mostra seu ronco de virabrequim plano, e as primeiras imagens da versão conversível do supercarro.

O C8.R, como dissemos na semana passada, irá substituir o C7.R nas principais categorias de GT do planeta — incluindo o Mundial de Endurance — e terá uma asa traseira fixa, retrovisores próprios, rodas exclusivas e o kit aerodinâmico que se espera em um carro de corridas de 2020. Ainda não se sabe a motorização do carro, mas espera-se que ele seja equipado com um motor turbo, em vez do atual 5.5 do C7.R.

Quanto ao conversível, ele se diferencia da versão targa principalmente pelo deck traseiro, que é mais plano e tem o motor coberto pela tampa de fibra de vidro em vez de um painel de vidro como no modelo cupê. Os respiros do motor são feitos por uma grade no topo do deck logo após as saliências de proteção/santantônios.

A Chevrolet ainda não divulgou a data do lançamento do conversível, mas a legenda do vídeo no YouTube fala que ele será revelado no outono de 2019, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Norte. (LC)

 

Bolsonaro reforça a retirada de radares e a simplificação do processo de habilitação

Na última quinta-feira (25) o presidente Jair Bolsonaro voltou a mencionar a retirada dos radares das rodovias federais e a simplificação do processo de habilitação. Durante sua transmissão ao vivo, o presidente, acompanhado do ministro da Secretaria Geral da Presidência, reforçou que pretende retirar os radares de caráter arrecadatório das rodovias federais e que pretende fazer uma avaliação técnica para manter equipamentos de fiscalização somente em pontos críticos.

Além dos radares, Bolsonaro também citou a simplificação do processo de habilitação, dizendo que o governo pretende eliminar as aulas práticas e teóricas obrigatórias, além dos exames toxicológicos para motoristas profissionais. De acordo com a proposta, o processo de habilitação consistirá apenas nas provas teóricas e práticas. Caso aprovado nas duas, o candidato estará apto a receber a CNH.

Como o processo de habilitação é normatizado pelo Contran, não há a necessidade de se fazer a proposta ao Congresso, bastando elaborar uma nova resolução para definir o novo processo. (LC)

 

Porsche Cayenne E-Hybrid, com 462 cv, é lançado no Brasil por R$ 435.000

A Porsche anunciou a chegada de mais um membro da família Cayenne ao Brasil: o E-Hybrid, versão eletrificada do SUV,  que parte de R$ 435.000.

O Cayenne E-Hybrid é movido por um motor V6 turbo de três litros com 340 cv e 71,4 kgfm de torque. Estes somam-se aos 136 cv do motor elétrico, garantindo uma potência combinada de 462 cv. Usando uma caixa automática de oito marchas, o SUV vai de zero a 100 km/h em cinco segundos cravados, com velocidade máxima de 253 km/h. O E-Hybrid também pode usar apenas o motor elétrico, com o qual consegue rodar 44 km com uma única carga, e chegar até os 135 km/h.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 14,1 kWh que fica guardada no porta-malas. Segundo a Porsche, usando uma tomada comum de 230V, são necessárias cerca de oito horas para um recarga completa. Usando o carregador rápido opcional, o tempo deste processo cai para no máximo três horas. (DH)

 

Pikes Peak não terá categoria de motocicletas em 2020

Os organizadores do Pikes Peak International Hillclimb, a icônica subida de montanha no Colorado, decidiram que a edição do ano que vem não terá uma categoria para motocicletas.

A decisão veio depois do acidente que matou o norte-americano Carlin Dunne. O piloto perdeu o controle de sua Ducati Streetfighter com menos de 30 metros para a linha de chegada, saiu da pista e caiu pela encosta. Embora tenha sido socorrido, Dunne não resistiu aos ferimentos. Ele tinha 36 anos de idade, e já havia vencido em Pikes Peak quatro vezes.

Logo após o ocorrido, começaram a circular rumores de que os organizadores da prova estavam pensando em extinguir a categoria de motocicletas a partir de 2020. E foi exatamente isto o que aconteceu: o Conselho de Diretores da chamada “Corrida para as Nuvens” decidiu que as subidas de moto estão suspensas temporariamente, enquanto são realizados testes para atestar sua viabilidade.

Será a segunda vez que as subidas de motocicleta são suspensas de Pikes Peak: em 1983, após a morte do piloto Bobby Goodin no ano anterior, as motos nos competiram, e assim foi até 1990. Agora, com a terceira fatalidade em menos de uma década – os pilotos Bobby Goodin e Carl Sorenson morreram em 2014 e 2015, respectivamente – é até compreensível que a organização das provas no Colorado tenha optado por uma medida drástica.

Por mais que o esporte a motor seja perigoso por natureza, é fato que o risco de morte em um acidente de moto em Pikes Peak é menor do que em uma moto. Com a gaiola de proteção e os equipamentos de segurança dos carros, o piloto pode sofrer um acidente impressionante, como o que houve em 2012 com o Lancer Evolution de Jeremy Foley e Yuri Kouznetsov (veja abaixo), e sair apenas com ferimentos leves. Em uma moto, este não é o caso.

 

“Baby Bronco” da Ford é flagrado pela primeira vez

Foto: Brian Williams/Trucks.com

A Ford está preparando uma investida contra a Jeep no mercado de SUV mais voltados para o off-road. O Bronco virá como um concorrente do Jeep Wrangler e em seguida será lançado um “baby Bronco” para competir com o Jeep Renegade. Esse “baby Bronco” foi flagrado pela primeira vez com o que parece ser sua forma definitiva e poucos disfarces.

Foto: Brian Williams/Trucks.com

O carro flagrado conta com alguns enchimentos para disfarçar algumas formas, mas já é possível notar um estilo mais quadrado, com capô plano e frente verticalizada. O desenho da área envidraçada bate com o das fotos vazadas de um evento para concessionários da Ford em 2018.

O nome do “baby Bronco” ainda não foi confirmado, mas a Ford registrou recentemente os nomes “Bronco Scout” e “Adventurer”. O Bronco maior está previsto para ser apresentado em 2020 e o irmão menor deverá ser apresentado junto ou em data próxima. O “baby Bronco” será baseado na plataforma do Ford Escape e poderá substituir o EcoSport em alguns mercados. (ER)

 

Audi apresenta versão aventureira do A1

A Audi lançou nessa segunda (29) o que ela chama de seu menor crossover, o A1 Citycarver. Esse crossover é nada menos que uma versão aventureira do hatchback A1 Sportback, com suspensão 35 mm mais alta e as tradicionais molduras nas caixas de roda dos hatches aventureiros.

Por dentro o Citycarver se diferencia do A1 Sportback pelos detalhes coloridos no painel e no tecido dos bancos, com quatro opções de cores diferentes. O A1 Citycarver será oferecido em quatro níveis de acabamento basic, advanced, design selection e S-Line.

A Audi não revelou quais são as motorizações disponíveis ou se o Citycarver terá tração integral, o A1 Sportback oferece duas versões diferentes do 1.0 TFSI com 95 cv ou 116 cv, o 1.5 TFSI de 150 cv e o 2.0 TFSI de 200 cv, todas com tração dianteira. As vendas começaram na Europa no último quadrimestre de 2019. (ER)