a virada dos anos 2000 trouxe uma nova geraçao de consoles domesticos a sexta tambem conhecida como a era dos 128 bits ainda que a nomenclatura fosse mais uma jogada de marketing do que qualquer outra coisa fato porem era que os jogos estavam muito mais bonitos e complexos claramente rumando em direçao ao que temos hoje pensando nisto perguntamos aos leitores quais eram os games de corrida mais bacanas da era 128 bits dando como sugestao o saudoso need for speed underground e por extensao sua sequencia need for speed underground 2 no entanto existem dezenas de outros jogos de corrida lançados na primeira metade da decada passada que merecem figurar em uma lista de best of a primeira parte desta lista voce confere agora need for speed most wanted 2005 [youtube id= rvtci1oisyq width= 620 height= 350 ] sugerido por renato abreu o sucessor natural do underground e frequentemente citado como divisor de aguas da franquia need for speed lançado em 2005 para nintendo ds windows playstation 2 psp xbox gamecube e game boy advance multiplataforma e isso o jogo aproveitava o que havia de melhor em nfsu e nfsu2 mundo aberto customizaçao fugas da policia na cidade e temperava com uma ambientaçao mais madura modificaçoes mais discretas nada de neon debaixo do carro por exemplo e uma a i devastadora que parecia facil demais no começo mas ficava bem mais dificil no decorrer do jogo te forçando a reduzir ao minimo a quantidade de erros tornar um arcade desafiador e um desafio pun intended para as desenvolvedoras de jogos [youtube id= 29xce9ho9yc width= 620 height= 350 ] a lista de carros se tornou mais variada incluindo veiculos mais mudanos ao lado de superesportivos mais refinados e novos recursos interessantes como a possibilidade de ativar um modo em slow motion o speedbreaker para realizar manobras sutis que podem ser a diferença entre vencer e perder uma corrida ou conseguir escapar da policia e perder seu carro para as autoridades nao foi a toa que o game ganhou um remake em 2012 burnout 3 takedown 2004 [youtube id= p1ymnnr0dgg width= 620 height= 350 ] sugerido por chevy_monsenhor simuladores sao incriveis e se bem usados sao ferramentas uteis no desenvolvimento de suas tecnicas de pilotagem em um carro de verdade no entanto as vezes o que a gente quer e exatamente o contrario disto em um game acelerar seus carros favoritos ou carros que ainda nao existem no meio da cidade batendo nos outros carros e atingindo velocidades muito maiores do que diz o velocimetro foi o que a franquia burnout da criterion games a mesma desenvolvedora dos need for speed da epoca ofereceu e burnout 3 takedown foi para muitos gamers o melhor titulo como os outros games da serie burnout 3 te colocava no meio uma corrida de rua na hora do rush com circuitos baseados em cidades do mundo real em carros que eram versoes genericas de modelos famosos como o muscle que parecia um mini dodge viper; o sports coupe que era quase identico a um toyota mr 2 de segunda geraçao; o saloon um seda que lembrava uma mistura de lexus e mercedes benz; e roadster que parecia um lotus evora mas foi em burnout 3 que o game passou a dar enfase as colisoes propositais dando bonus a quem batia em mais carros durante uma corrida era tao divertido quanto soa [youtube id= fsbdz_r zya width= 620 height= 350 ] mas nao era so isto quando voce sofria um acidente o que nao era exatamente incomum rolava um replay de varios angulos e o carro ficava destruido de forma bastante realista quem gosta de games de corrida sabe a diferença que um bom sistema de colisao com destroços realistas e amassados plausiveis faz na percepçao que se tem de um jogo e o sistema de colisao de burnout 3 muito bem desenhado foi uma das maiores fontes de elogio ao game driver parallel lines 2006 [youtube id= rrlykyg4nvy width= 620 height= 350 ] sugerido por theworldofautosoficial ha quem diga que depois de driver 2 a franquia jamais conseguiu emplacar outro titulo relevante driv3r de 2004 foi um relativo fracasso perdendo para grand theft auto em qualquer comparaçao culpa da jogabilidade travada dos graficos aquem do esperado para o playstation 2 e pela falta de recursos vistos como essenciais na epoca como a possibilidade de destruir parte do cenario em uma colisao por exemplo driver parallel lines lançado em 2006 para ps2 e xbox foi uma especie de redençao o jogo estava muito mais veloz dinamico e divertido de jogar alem de contar uma boa historia que se passava em nova york entre os anos de 1978 e 2006 pela primeira vez o protagonista nao era o detetive john tanner e sim um piloto de fuga chamado tk e dependendo da epoca em que cada missao se passava sua aparencia mudava assim como a ambientaçao da cidade e os veiculos que rodavam pelas ruas [youtube id= 5eimwxfmj_o width= 620 height= 350 ] a critica nao foi muito gentil com parallel lines criticando o game por ser um bom clone de gta mas nao muito mais do que isto o publico contudo aprovou a fisica mais livre e o maior nivel de detalhes do cenario ha quem diga que o jogo foi o ultimo titulo memoravel da serie driver gran turismo 4 2004 [youtube id= t7335xe0lse width= 620 height= 350 ] sugerido por klein um classico indiscutivel sem mais gran turismo 4 foi o segundo capitulo da serie no playstation 2 e a polyphony digital realmente acertou a mao gran turismo 3 a spec nao apresentava grande evoluçao comparado aos titulos de ps1 em termos de graficos e jogabilidade e na verdade tinha menos carros que gran turismo 2 o que nao quer dizer que era um titulo ruim longe disto mas gran turismo 4 era melhor em tudo [youtube id= zb8rbemcn90 width= 620 height= 350 ] os graficos eram praticamente o apice do que se poderia conseguir no ps2 o modo fotografico era uma bela prova disto a fisica dos carros ficou mais agil e realista com o comportamento da suspensao completamente revisto e uma atençao especial ao sistema de colisao aumentando a fricçao dos carros contra o muro a fim de evitar que os jogadores trapaceassem usando as barreiras como apoio a lista de carros passava dos 700 modelos de mais de 80 fabricantes diferentes havia tambem 51 circuitos e pela primeira vez nurburgring nordschleife era um deles a trilha sonora tambem era das boas e o video de abertura fosse com uma nova versao da classica moon over the castle ou com panama do van halen era emocionante midnight club 3 dub edition [youtube id= ehw0asguaqm width= 620 height= 350 ] sugerido por guilherme oliveira era 2004 e os carros tunados ainda nao haviam saido completamente de moda midnight club 3 da rockstar games se aproveitou disto ate o ultimo instante lançado em 2005 pegou carona na onda dos dub vertente do tuning que apostava em um visual relativamente discreto se comparado a outros estilos com body kits de linhas mais elegantes cromados em profusao e rodas de 20 ou mais o game foi feito em parceria com a revista dub magazine o que ficava claro quando uma corrida dentro do jogo era patrocinada pela publicaçao e quando um carro ganho por vencer uma corrida tinha aparecido em suas paginas no mundo real [youtube id= 8_bz2jpcjqk width= 620 height= 350 ] apesar de datado hoje em dia na epoca midnight club 3 agradou pelo amplo mundo aberto que recriava as cidades americanas de atlanta detroit e san diego pela boa seleçao de carros e pela trilha sonora com 98 cançoes licenciadas de artistas de rap rock alternativo e reggae alem disso havia um interessante modo de corrida nao demarcada em vez de percorrer um circuito pre determinado voce deveria escolher entre diversos checkpoints espalhados por certa regiao para vencer a corrida crazy taxi [youtube id= rbwfvydp9vc width= 620 height= 350 ] sugerido por canal aliados o mais antigo titulo desta lista crazy taxi foi lançado pela sega para o dreamcast em 2000 como um port de um arcade de 1999 ou seja ja completou a maioridade e era tao divertido que nos anos seguintes tambem ganhou versoes para playstation 2 xbox gamecube pc ios e android esta ultima lançada em 2013 todas elas eram bem parecidas com pequenas melhorias graficas e so o que crazy taxi tinha de bom sua simplicidade e sua jogabilidade voce tinha um taxi provavelmente baseado no chevrolet impala 1967 e deveria transportar passageiros de um ponto a outro da cidade no menor tempo possivel fazendo de tudo para conseguir este objetivo o que naturalmente incluia quebrar todas as leis de transito e apavorar seus clientes voce saltava rampas destruia estabelecimentos comerciais e ate podia mergulhar no mar e continuar vivo olhando as baleias assassinas que nadavam pela praia a trilha sonora era composta por musicas do the offspring e do bad religion e era perfeita para deixar a adrenalina a milhao [youtube id= znzpstfzao4 width= 620 height= 350 ] o game foi elogiado pela imprensa especializada por sua jogabilidade mas os graficos foram criticados por serem quadrados e primitivos demais mesmo para aqueles tempos especialmente os personagens e os carros que circulavam pelas ruas ha um lado bom nisso tudo hoje em dia seu smartphone provavelmente roda uma versao com graficos ate melhores que os do dreamcast na epoca
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