Os games de corrida para smartphones mais bacanas da atualidade – parte 1

Dalmo Hernandes 20 abril, 2017 0
Os games de corrida para smartphones mais bacanas da atualidade – parte 1

Para muitos de nós que cresceram jogando videogame nos anos 1980 e 1990, a constatação de que hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar tempo de sentar na frente da TV com um controle na mão e passar algumas horas jogando pode ser dolorosa. Por sorte, vivemos em uma época na qual os smartphones são razoavelmente poderosos e capazes de rodar alguns games bacanas o suficiente para saciar nossa sede por aceleradas virtuais.

Perguntamos a nossos leitores quais eram os melhores games de corrida que se pode ter no celular em 2017 – nossa sugestão foi Real Racing 3, da Electronic Arts, por seu realismo e atenção aos detalhes (embora seja um free-to-play que, em certo ponto, te obriga a investir grana de verdade se quiser prosseguir). Selecionamos as sugestões mais bacanas na lista a seguir, para Android e iOS!

 

CarX Drift Racing

Sugerido por: Rafael Gilberto

Um game simples, direto, muito divertido e gratuito. CarX Drift Racing foi lançado em 2014 para Android, iOS e Windows Phone e cativou muita gente por seu approach sem frescura. Você tem um carro, uma pista e a missão de percorrer o circuto abaixo do tempo limite. Quanto melhor seu tempo, melhor sua pontuação entre ouro, prata e bronze. Em qualquer um dos casos, você ganha moedas, e as usa para comprar novos carros e pistas.

Ao começar, você tem acesso apenas um carro e uma pista. Há carros e circuitos do mundo real, porém com nomes e detalhes alterados – eles não são licenciados. Os controles são simples: você move o celular para virar a direção e usa botões na tela para acelerar e frear. Leva um tempo para pegar o jeito, mas a curva de aprendizado é generosa e o fator vício, bastante alto. O mais bacana é que não há outros carros na pista: é você contra o relógio, e também contra os outros jogadores do ranking mundial. CarX Drift Race é gratuito, mas você pode comprar moedas usando dinheiro de verdade, o que torna o processo de liberar mais carros e pistas bem mais rápido.

 

CSR Racing 2

Sugerido por: Daniel GMRS

Games de arrancada são bastante populares em smartphones pois há quem não curta a jogabilidade simplificada dos games de corrida “convencionais”. CSR Racing 2 foi lançado em meados de 2016 para Android, iOS e Windows, e aposta na intuitividade: no modo Drag, você só precisa acelerar e trocar as marchas no tempo certo (o modo Street permite que se mude de faixa.

Tornando as coisas mais simples, os desenvolvedores puderam caprichar em todos os outros aspectos do game, o que se traduz em uma grande variedade de opções de customização e upgrades mecânicos, gráficos espetaculares e belos menus. Até mesmo o visual da sua garagem é uma atração à parte – e você ganha dinheiro para enchê-la de carros vencendo corridas, ou comprando moedas do jogo com dinheiro de verdade.

 

Pixel Car Racer

Sugerido por: Laranjeiro

Podemos encarar Pixel Car Racer como uma versão retrô de CSR Racing: os gráficos são 2D, com cenários e carros feitos em pixel art e músicas de chiptune (feitas com sons de games de 8 e 16 bits), mas a jogabilidade é basicamente a mesma – você tem um carro, uma garagem e milhares de itens de preparação e customização para deixar o possante com a sua cara: pinturas, adesivos, rodas, turbos e sistemas de suspensão.

É possível disputar uma corrida sem compromisso, escolhendo o cenário e as condições climáticas, ou jogar no modo Story, que lhe dá a oportunidade de tentar uma carreira no circuito mundial de arrancada. Detalhe: o jogo é gratuito, mas tem anúncios entre as telas.

 

Need for Speed: No Limits

Sugerido por: XRS250

Se você curtia a fase street racer da franquia Need for Speed, lá do início da década de 2000, NFS: No Limits foi feito sob medida. O game, lançado em 2015, foi o primeiro título original de NFS a ser lançado exclusivamente para dispositivos móveis (iOS e Android), e traz de volta todos os elementos que gostávamos em Need for Speed Underground Underground 2, com carros mais modernos e, dependendo do poderio do seu celular, gráficos melhores.

O game é free-to-play, o que significa que você não paga nada para baixar ou para jogar, mas precisa fazer microtransações dentro do jogo usando dinheiro de verdade se quiser ter acesso a todos os carros e modos de jogo. Fora isto, os gráficos impecáveis e a jogabilidade clássica, que inclui fugas da polícia, fazem de No Limits uma das melhores adições recentes à série Need for Speed.

 

Colin McRae Rally

Sugerido por: Guilherme Laporti

Lançado em 2013 para iOS e em 2014 para Android, Colin McRae Rally é como uma versão atualizada de Colin McRae Rally 2.0, título lançado pela Codemasters em 2000 para PlayStation e Windows. O jogo para celular traz trinta estágios de rali e os mesmos carros encontrados no clássico – ou seja, espere encontrar circuitos de terra e asfalto na Grécia, na França e na Austrália, pilotando carros como o Subaru Impreza 555 e o Ford Focus de Colin McRae.

O grande barato de Colin McRae Rally é o fato de não ser pretensioso: jogabilidade correta, bons gráficos e o preço justíssimo de R$ 3,59 o tornam um título verdadeiramente obrigatório no seu celular.

 

Assoluto Racing

Sugerido por: Victor Hudson

Colocando de forma simples, Assoluto Racing é um clone de Gran Turismo para iOS e Android, desenvolvido pela Infinity Vector. A diferença é que você não disputa corridas contra carros controlados pela AI e, em vez disso, disputa um time trial consigo mesmo. Os gráficos são excelentes, e o ronco dos carros é até mais fiel do que em Gran Turismo. Aliás, até mesmo a trilha sonora e a diagramação dos menus lembra o título da Polyphony Digital.

Isto não é uma coisa ruim – se você sente saudades de Gran Turismo quando não pode jogar no PlayStation e não tem um PSP, Assoluto Racing consegue fazer a vez perfeitamente. Especialmente se o seu negócio é só dar umas aceleradas sem compromisso. Ah, e os carros são todos licenciados, o que certamente é um bônus.

 

Grand Theft Auto: San Andreas

Sugerido por: Leonardo Vargas

Quando foi lançado, em 2004, para o PlayStation 2 (em 2005 vieram as versões para XBox e Windows), GTA San Andreas foi um sucesso imediato pela jogabilidade impecável, pelo bom enredo e pelos personagens carismáticos. Foi tão bem recebido que, mesmo com vários outros títulos lançados nos últimos 13 anos, San Andreas continua sendo um dos favoritos dos jogadores. E um dos games mais populares para iOS e Android desde que a versão mobile foi lançada.

O port ficou muito fiel, com controles que funcionam muito bem na tela do celular e gráficos melhorados com modelagem mais realista e cores mais vibrantes. Ainda assim, como a versão para celular e tablet já tem seus quatro anos, não é das mais pesadas.