A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games Top

Os melhores games de corrida para iOS, Android e Windows Phone

Se você tem um celular no bolso, é bem provável que ele seja um smartphone, e se você parar e pensar, ele certamente tem mais capacidade de processamento e desempenho melhores que seu computador de 10 anos atrás. Se por um lado isso pode resultar em uma hora de zumbis lobotomizados pela telinha, por outro, significa que você tem o melhor game portátil que poderia sonhar com direito a gráficos de primeira e centenas de opções de jogos a preços bem camaradas — e você nem precisa ficar soprando cartuchos.

Claro, como tudo nesse mundo dos smartphones, muitos deles não são legais como o nome sugere e você pode perder um bom tempo (e como aprendemos desde cedo, tempo é dinheiro) até encontrar um game legal de verdade. Por isso, aproveitando que o natal está chegando, selecionamos uma mega lista com os melhores games de corrida que você pode levar no bolso para comprar ou dar (ou pedir) como presente.

 

Reckless Getaway

Reckless Getaway significa “Fuga Imprudente”, em uma tradução livre. Não tenta ser um simulador, e sim um arcade clássico, começando pela história contada na introdução. Basicamente, você é um ladrão de bancos que está fugindo de carro e, claro, os tiras vão fazer de tudo para te pegar. Tudo o que você precisa fazer é acabar com os guardas de trânsito (às vezes até saltar sobre eles) e bater nos carros inocentes que bloqueiam o seu caminho.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Traffic Racer

Sim, é verdade que existem vários games nos quais você pode disputar corridas nas ruas, mas Traffic Racer traz os elementos fundamentais para um game de sucesso: jogabilidade simples e intuitiva, com uma rápida curva de aprendizado, bons gráficos e uma bela seleção de carros. Você encontra de Camaro 1968 a Honda Civic Si de oitava geração — são 21 carros, e as atualizações periódicas sempre adicionam novos modelos à lista.

O objetivo do game é percorrer a maior distância em uma estrada infinita, onde você dirige no mesmo sentido do tráfego e precisa ir o mais longe que puder sem bater. Os pontos são distribuídos de acordo com seu desempenho — marcas de velocidade atingidas, distância percorrida e quantidade de carros desviados na contramão e no sentido correto. Ao passar de 100 km/h, você ganha pontos extra se tirar “finas” dos carros.

Download no Google Play, iTunes ou Loja Windows Phone.

 

CSR Racing

CSR Racing é outro daqueles jogos que conquistam (e viciam) por sua simplicidade e agilidade. Sendo um jogo de arrancada, você não precisa parecer um maluco imaturo na fila do banco, girando seu smartphone para os lados para direcionar o carro. Acelere na hora certa, troque as marchas no tempo e você vence — claro, se o seu carro for bom o suficiente para derrotar o oponente (você precisa preparar e fazer a manutenção do carro. Falamos em versatilidade, não? É por que embora ele tenha um modo de carreira, cada corrida leva entre oito e 45 segundos, o que faz dele o jogo excelente para aquelas pessoas que não têm muita paciência para sagas eletrônicas.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Crazy Taxi

A reedição deste game das antigas parece ideal para dispositivos móveis. Se você ainda não o conhece (cara, onde você estava em 1999?) tudo o que você precisa fazer é pegar passageiros e levá-los ao destino solicitado da forma mais rápida possível. Só que o seu táxi é mais incontrolável que qualquer outra coisa que você tenha visto em um game — e isso é proposital. Sendo assim, você ganha bônus por tempo restante (quanto maior melhor) e também por algumas manobras loucas ao longo do trajeto. O Game Over é fácil e inevitável, só que desta vez você não precisa torrar a mesada, nem passar o recreio com fome para comprar fichas de fliperama.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Grand Prix Story

Se os seus ídolos da Fórmula 1 são Frank Williams, Luca di Montezemolo, Ron Dennis e Ross Brawn, este é o jogo perfeito para você. Na maioria dos games você pilota os carros, mas em Grand Prix Story você joga do outro lado do balcão e precisa gerenciar uma equipe de corrida. É mais ou menos como o B-Spec de Gran Turismo mas sem a parte absurdamente chata. Você precisa coordenar manutenção dos carros, preparar os pilotos para as corridas, comprar e organizar o equipamento da corrida e tudo o que alguém como Toto Wolff faz para se tornar campeão do mundo.

Download no Google Play ou iTunes.

 

CSR Classics

CSR Classics é a versão old-school de CSR Racing. Em vez de carros modernos você usa apenas muscle cars e seus contemporâneos em corridas entre semáforos. O mais novo dos carros da lista foi lançado nos anos 1970, quatro décadas atrás. Como em sua versão moderna, o que você precisa fazer é preparar, consertar e correr com seus carros, que aqui podem ser Mustang, Cobra ou Dodge, o tipo de carro que você raramente vê em games de smartphones. O negócio é altamente viciante.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Drag Racing

Seu smartphone não é dos melhores? Drag Racing é a solução. Ele é o clássico joguinho de arrancada que muitos de vocês devem ter gasto boa parte da adolescência jogando no PC. Ele consiste em um fundo rolante com os controles do carro em primeiro plano e tudo o que você precisa fazer, como em todo game de arrancada, é acelerar na hora certa e trocar as marchas no melhor momento possível. O fato de ser simples não significa que ele seja tosco: são nada menos que 50 opções de carros do mundo real, como Ford GT, Pagani Zonda, Gumpert Apollo e Koenigsegg CCX.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Colin McRae Rally

Lembra quando você virava as tardes detonando Colin McRae Rally no PlayStation 1? Então… essa é uma sessão nostalgia (1998 já se foi há 16 anos!) em versão para o seu bolso. Obviamente ela é uma versão aliviada, mas os controles são muito bons e o nível de dificuldade também — assim que você vencer o segundo campeonato.

Download no Google Play.

 

Carmageddon

Os adolescentes dos anos 90 vão lembrar da proibição do game, considerado violento demais. Ele desapareceu por algum tempo, mas retornou do mundo dos mortos para embarcar na revolução dos smartphones. Alguns jogos não podem morrer nunca. Já os pedestres do game…

Em sua versão para dispositivos móveis ele tem 36 níveis, 28 oponentes e 11 pistas. Você pode escolher entre controlar o carro pelo acelerômetro/giroscópio do aparelho ou por meio de botões na tela. Clássico total.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Angry Birds Go

Sim, os pássaros zangados chegaram ao mundo das corridas de carros. Se você nunca teve um motivo para provar um pouco desta droga eletrônica altamente viciante, talvez este seja o momento. Eles não descolaram um grid de karts como a galera dos irmãos Mário e nem correm por estradas de arco-íris, mas precisam pegar moedas e artimanhas para eliminar seus concorrentes (soa familiar, não?). A diferença para Mario Kart é que você consegue melhorar seu carro, em vez de escolher apenas entre 50 e 125 cm³.

Download no Google Play, iTunes e Loja Windows Phone.

 

Asphalt 8: Airborne

Lembra de San Francisco Rush do fim dos anos 1990? Ou dos Need For Speed do começo dos anos 2000? Assim como eles, Asphalt 8: Airborne não dá a mínima para o realismo. Aqui, você disputa oito temporadas em 180 eventos espalhados pelo mundo em três modos diferentes: “Clássico”, “Eliminação” e “Infecção”. Em todos eles os carros fazem manobras e acrobacias impossíveis. No “Clássico” vence quem chegar em primeiro lugar. No modo “Eliminação” o último carro em cada volta é retirado da disputa e vence quem resistir ao longo da corrida (na prática, vence quem chegar em primeiro lugar…) e o modo Infecção, que é a grande novidade do game, você é um carro infectado que precisa destruir os demais carros para ganhar tempo. Quando seu contador chegar a zero, o carro é destruído.

Download no Google Play, iTunes ou Loja do Windows Phone.

 

Real Racing 3

Real Racing 3 é o melhor jogo de corrida “sério” que você vai encontrar para smartphones e tablets. A lista de modelos tem BMW, Dodge, Ford, Nissan, Porsche e Chevrolet. Os carros são extremamente detalhados: você vê a costura do volante, o cronômetro instalado no painel, o conta-giros e o velocímetro. É um bom jogo, com as limitações óbvias da plataforma, os controles não são muito precisos, a bateria acaba rapidamente, seu braço fica cansado, mas é excelente para matar tempo na hora do almoço, na fila do banco ou na sala de espera.

O peso do game é um pouco fora dos padrões para um app de celular (1,7 gb), mas ele traz 45 carros licenciados com detalhes e uma das melhores — senão a melhor — física de jogo em um dispositivo que cabe no seu bolso. Esqueça aquele papo de bater o carro e sair com ele ileso — em Real Racing o carro amassa de verdade e passa por sombras na pista, sofre com reflexo de sol nos outros carros e tudo aquilo que um jogo de 1,7 gb tem direito.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Sports Car Challenge

Muita gente acha Real Racing o melhor jogo já feito para smartphones, mas Sports Car Challenge é tão bom quanto. Nele você dirige por circuitos variados, mas como o jogo foi desenvolvido pela Volkswagen, você só pode usar modelos do grupo, como Lamborghini, Audi, VW, Porsche e Bentley. Muitas avaliações consideraram a física de jogo melhor que Real Racing, mas diferentemente do best seller, não há modo de carreira e as opções de pistas são poucas, mas ao menos você pode escolher cor e versão de cada carro. Encare-o como um Real Racing para ansiosos, impacientes e desapegados.

Download no Google Play ou iTunes.

 

Fast & Furious 6: The Game

Geralmente os games derivados de filmes não são muito bons, embora isso venha mudando ultimamente. Fast & Furious 6: The Game é um dos jogos que está ajudando a mudar esse cenário. Ele não é o melhor jogo da lista, mas é um belo jogo de corrida com vários elementos bacanas. FF6 traz alguns modos de jogo, incluindo o Heist Mode, no qual você comete crimes em troca de grana. Ao longo do jogo você pode desbloquear novos carros, personalizá-los e até encontra alguns personagens do filme.

Download no Google Play ou iTunes.

 

GT Racing 2: The Real Car Experience

Chateado por que não encontrou Real Racing na Loja do Windows Phone? Não fique mais: GT Racing 2 é um concorrente de peso para o queridinho dos smartphones, tanto nos gráficos quanto em termos de física de jogo. Escolher qual é melhor é algo que vai do gosto pessoal, então sugerimos que, se você curte Real Racing, talvez seja uma boa ideia tentar GT Racing 2.

Donwload no Google Play, iTunes ou Loja Windows Phone.

 

GT Racing Motor Academy

Como o nome sugere, este jogo simula uma academia de pilotagem, na qual você avança aos poucos em sua carreira de piloto até se tornar um campeão. O jogo é versátil e tem duas formas de evolução: o jeito tradicional, no qual você vence os desafios e obstáculos, e o chamado cheat pago, no qual você compra créditos com dinheiro de verdade e ganha de tudo por que você é um jogador sem graça que não sabe brincar.

Download no Google Play ou iTunes.

 

CarX Drift Racing

Você sabe que um game de corrida é popular quando: 1) os leitores pedem enlouquecidamente por ele nos comentários e 2) ele está disponível para o modesto Windows Phone. A questão aqui é que CarXDrifting não é apenas o jogo da moda, mas sim um dos melhores já feitos para smartphones, com forte ênfase no realismo, e não em ser um mero passatempo. Ele tem uma física de jogo de primeira, gráficos e efeitos bem realistas e controles bastante simples.

Você começa com um único carro liberado (de um total de seis) e precisa ir ganhando dinheiro para comprar os demais e participa de eventos de drifting ou time atacks escolhendo setups diferentes para seu carro — Stoc, Turbo, Racing e Drift. Como se não bastasse, ele ainda tem câmeras múltiplas e replays que podem ser publicados no YouTube!

Download no Google Play, iTunes ou Loja Windows Phone.

 

Matérias relacionadas

De repente 30: os carros mais legais que completam trinta anos em 2015 e agora podem ser importados

Dalmo Hernandes

Ford Indigo: o clássico de Need for Speed II que emprestou seu motor V12 para a Aston Martin

Dalmo Hernandes

As melhores cenas de cinema envolvendo carros já feitas — parte 2

Dalmo Hernandes