Os melhores hot hatches do universo: BMW M Coupe (sim, você leu certo)

Dalmo Hernandes 14 agosto, 2014 120
Os melhores hot hatches do universo: BMW M Coupe (sim, você leu certo)

Houve uma época em que os fabricantes “premium” alemães faziam carros distintos entre cada marca. A Mercedes tinha seus luxuosos sedãs e cupês grandes. A BMW atacava com uma pegada esportiva e sedãs médios e compactos, enquanto a Audi começava a surgir como a terceira força com modelos compartilhados com a Volkswagen.

Então os marqueteiros entraram em cena e descobriram que para ganhar mais dinheiro era preciso oferecer uma alternativa própria a cada modelo de seus rivais. A Mercedes tinha a Classe E, então a BMW criou o Série 5. Depois a BMW lançou o Série 3, que tornou-se um enorme sucesso, então veio a Mercedes e lançou o Classe C. Mais tarde, a Audi achou que precisava de um sedã de luxo para competir com Classe S e o Série 7, então eles lançaram o V8 que se tornaria o A8.

Mesmo quando uma delas sai dessa regra, como por exemplo a Audi com o A3, a BMW com o X1 e X6 e a Mercedes com o CLS, as rivais quase que imediatamente correram para copiar a novidade.

Mas houve uma vez —  uma única vez nessa história —, que uma novidade não foi copiada por ninguém. Isso aconteceu em 1996, quando a BMW lançou o M Coupé.

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Agora é a hora do texto que vocês se perguntam: ok, FlatOuters, se ele é coupé, como pode ser um hatch?

A resposta é simples: sendo. O carro se chama M Coupé, mas sua origem está em um roadster: o BMW Z3 que, por sua vez, era baseado no BMW Série 3 E36. Contudo, não estamos falando de qualquer Z3 — a base do M Coupé é o BMW M Roadster, versão de alto desempenho do Z3, introduzida em 1998.

Enquanto as versões normais podiam ser equipadas até mesmo com um motor de quatro cilindros e 1,8 litro, a versão M tinha um seis-em-linha de 3,2 litros — exatamente o mesmo do BMW M3 E36 — que, em 1998, entregava 325 cv a 7.400 rpm e 35,6 mkgf de torque a 3.250 rpm. Pela primeira vez na história, um motor BMW tinha mais de 100 cv por litro.

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Mas estamos perdendo o foco, e o foco aqui é o M Coupe e explicar por que ele é, na verdade, um hatch.

O caso é que, em meados da década de 90 alguns engenheiros estavam meio incomodados com o Z3. Quer dizer, ele era um bom carro, mas não deveria ser um conversível. Ao menos eram isto que achava um time de cinco engenheiros da BMW, capitaneados por Burkhard Göschel.

Eles andaram no carro e notaram que a falta de um teto prejudicou, principalmente, duas coisas: era óbvio que o carro não era tão rígido quanto poderia ser caso tivesse um teto fixo, e o mecanismo da capota de lona removível acabou por prejudicar o posicionamento da suspensão traseira — os braços tiveram que ser deslocados, o que comprometeu a precisão dinâmica planejada para o carro.

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A conclusão : aquele carro precisava de um teto fixo. Na verdade é este o pensamento de muitos entusiastas sobre vários carros que estão disponíveis apenas como conversível — Mazda MX-5 Miata, Honda S2000, todos ficariam mais legais se fossem cupês, é o que dizem. Concorde ou discorde desta afirmação, o fato é que um pouco mais de rigidez à torção e estrutural não fariam mal ao Z3.

Diante disso, o grupo começou a trabalhar em uma versão fechada do modelo, como eles acharam que deveria ser. Todos os dias após o expediente, eles batiam o cartão e continuavam em suas mesas trabalhando e discutindo como seria o jeito certo de fazer o novo esportivo da divisão M.

Aqui entra o maior diferencial do M Coupé e o motivo pelo qual ele certamente jamais foi copiado pela concorrência e nem mesmo pela própria BMW: ele foi um carro idealizado por engenheiros, e não pelo pessoal do marketing.

Com o projeto pronto, eles só precisavam convencer os executivos de que aquela era uma ideia viável — mais até do que vendável, porque obviamente ele seria um carro de nicho. Depois de alguns cálculos, ficou determinado que o Z3 cupê poderia, sim, ser produzido — desde que sua equipe fizesse de tudo para reduzir seu tamanho e preço.

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Para tal, a questão principal era manter a maior quantidade possível de componentes da carroceria em comum com o roadster. Sendo assim, da coluna “B” para a frente, M Roadster e Coupe são idênticos — portas, para-brisa, faróis, tudo é intercambiável entre os dois carros, bem como boa parte dos componentes do interior. A traseira também foi feita de forma econômica: em vez de um teto caído com desenho mais elaborado, o M Coupe trazia uma queda abrupta e uma tampa do porta-malas que trazia o vigia junto ao abrir ou fechar. Era, portanto, um hatchback — na praticidade, inclusive.

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Mas quem liga para praticidade se o teto rígido e a traseira tornaram o carro 2,7 vezes mais rígido do que o Roadster? Ok, é bem legal poder guardar bagagem e compras com mais facilidade e poder rebater os bancos, mas a rigidez à torção melhorou bastante o comportamento dinâmico do carro — auxiliado também pela suspensão traseira com braços semi-arrastados (que no fim das contas acabou nem sendo modificada) e os pneus de medidas 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira, calçados em largas rodas de 17 polegadas — tudo devidamente encoberto pelos para-lamas mais largos da Motorsport.

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O carro foi aprovado pela chefia da BMW — ao mesmo tempo que uma versão mais mansa, baseada no Z3 comum — e foi para a linha de produção na Carolina do Sul, nos EUA, como todas as outras variações do Z3. O motor e o câmbio manual de cinco marchas da ZF, porém, eram fabricados na Alemanha e enviados para os Estados Unidos para a instalação nos carros.

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Começando em 1998, o M Coupe foi produzido em especificação americana, com um motor menos potente — o S52, com 240 cv — e em especificação europeia. Esta é a melhor, com o S50 de 325 cv e a capacidade de acelerar até os 100 km/h em 4,3 segundos (há quase 20 anos, veja bem), fazer o quarto-de-milha em menos de 13 segundos e chegar aos 270 km/h em alguns testes da imprensa, ainda que a BMW dissesse que a velocidade máxima era limitada a 250 km/h.

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As quatro saídas de escapamento se tornaram marca registrada da divisão M depois do M Coupe

Seu comportamento dinâmico era mais preciso, porém também mais arisco — o entre-eixos curto e os pneus gigantes eram o que bastava para que um motorista mais descuidado perdesse a traseira. Respeitados seus limites, contudo, o M Coupe era mágico.

Nestas configurações, o M Coupe foi produzido até junho de 2000. Depois de uma pausa de um ano e três meses, o carro reapareceu em outubro de 2001 — desta vez com o motor do BMW M3 E46 e uma diferença menor entre as versões europeia e americana: a primeira tinha 330 cv, enquanto a segunda ficava com 320 cv.

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O M Coupe continuou sendo produzido até 2002, com um total de 6.315 unidades. Naquele ano o Z3 saiu de linha e foi substituído pelo Z4 para 2003. Desta vez com plataforma própria, o Z4 também deu origem a um M Coupe — mas este era, de fato, um cupê e não tinha o inusitado perfil de shooting-brake que rendeu ao M Coupe de primeira geração a alcunha de clown shoe — literalmente, sapato de palhaço.

Para nós, o M Coupe original é na verdade um hatch. Isto não nos incomoda nem um pouco e você vai ter problemas para nos conseguir convencer do contrário. E dizemos mais: com carroceria pequena, motor grande e potente, o M Coupe é, sim, um dos melhores hot hatches do universo — que não foi imitado por nenhum concorrente desde então.

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  • Eliezer

    -off- ta complicado ver o FlatOut em tela grande… tá muito estranho vamos melhorar ai esse negocio

    • Fred Fuchs

      Nao tenho problemas!! estava lendo a matéria pensando como ficou legal na tela grande!! tal vez ajudaria mais se falássemos em qual plataforma estamos tendo problemas ou não. Vou começar: mac os 10.9.4, exploradores safari, firefox e chrome: sem problemas!!
      (parabéns pela mudança, ficou muito bom)

    • O que vc. está vendo de errado? Se por acaso vc. está vendo a home bagunçada (com os posts empilhados em vez de lado a lado), é só dar um reload na página (ctrl+r) que o frame vai recarregar da forma certa de vez.

    • Renato Souza

      Control+R man!
      Vamos com calma, que o pessoal esta configurando os bug do novo layout!

      Com fé, vai ficar show de mais e se bobear uns dos melhores do BR!

      • Eliezer

        O Ctrl+R resolveu mais podia aproveitar melhor a lateral da pagina tem muitos layout bons por ai..

        • ochateador

          Nem todos tem telas com resolução maior que 1366 x 768 ou 1280 x 720, sem contar que muitos acessam o site pelo tablete/celular/note_com tela miserável. Então o flatout tem de ser meio pequeno para que a maioria dos leitores não seja prejudicada 😉

  • Alfista

    Que carro estranho, ta parecendo uma mini perua.

  • MacchinaOne

    Parece uma Ferrari FF dos anos 90

    • Rafael França Lima

      Ia comentar a mesma coisa, se a Mercedes nem a Audi copiaram a Ferrari foi lá e pegou essa inspiração

      • Hugo94

        Eu tenho mas………………………………no Forza Horizon 1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • GSB

    Eu queria ser um palhaço pra “calçar” esse sapato hahaha…

    http://germancarsforsaleblog.com/wp-content/uploads/2009/09/MG_3503.jpg

    • Yelssek

      Rodas BBS né?

      • GSB

        Siiim! O sapato está muito bem calçado hahaha

        • HighwayStar_84

          Podemos dizer que esse sapato tem solas de grife!

    • Fagner Moura

      Perfeita!

    • Diego

      A unica coisa que para mim deixa o visual meio estranho e esse arco para baixo entre a coluna “A” e a coluna “C”. Fica parecendo que tem alguma coisa errada, mas ainda assim é lindo demais.

  • Igor

    Boa ! Não é igual o lix … ops … hehe !
    Muito mais bonita que as atuais série 1

    • Yelssek

      Elogiando carro usado Doge???? Kkkkkkkkk…concordo com vc.

    • Alvaretts

      Se tivesse aquele V8 da M3 E92 de merda, seria horrível, eu te entendo.

  • Bruno PR

    Um hatch coupe rsrsrs, crossovers já existem faz muito tempo. Enfim, belíssimo carro, mas essas proporções dão uma sensação de que todo o peso está na traseira…

  • Daniel da Silva

    Esse carro é lindo, estranhamente lindo. Mais um que figura na minha garagem dos sonhos faz tempo! xD

  • Leonardo Da Silva Alves

    Pronto! Achei meu carro dos sonhos!

  • castilho17

    Coupe >>> conversivel
    eles até tem seu charme, mas o teto fixo em cima ganha minha preferencia..
    Até esse “esquisitão” ficou mais bonito, porém o ganhador na beleza é o F-type coupe e olha que o roadster é maravilhoso..

  • NightRider

    “ele foi um carro idealizado por engenheiros, e não pelo pessoal do marketing.”
    Com essa frase encerro minha defesa meritíssimo.

    • Neto Sai

      CARAL** cara eu ia comentar a msm coisa…kkkkk
      Nada contra o pessoal do marketing, mas as vezes, de uma opinião da galera que coloca a mão na massa mesmo saem coisas mais sensatas.
      O marketing pensa com o bolso e as vezes se esquece dos valores da empresa só pra ganhar dinheiro, correndo o risco de o tiro sair pela culatra (vide VW Up!).

  • Rogério Moreno

    Vale lembrar que a plataforma da Z3 é a mesma da Compact.

    • Diego

      Podiam fazer agora um sobre a 323ti.
      Também foi edição limitada a 5000 unidades, assim como o golf r32 mas ninguém nunca lembra dela.

    • Thiago CV

      Verdade! Inclusive o motor!! HAHA! Acho isso muito legal!

  • Bispo

    Aproveito a “deixa” e presto minha homenagem: “Ó Capitão meu Capitão!”

    http://i1292.photobucket.com/albums/b570/Bispo_Guerra/patbmw_zps740b8ca5.jpg

    http://goo.gl/JBQQtG

  • Fabio Pereira

    Interessante que parece ainda ter influenciado um pouco o perfil do Série 1 anos mais tarde.
    http://www.allcarleasing.co.uk/blog/wp-content/uploads/2014/03/bmw_1_series_picture_hd_wallpaper.jpg

    • Miguel_GSi

      Com duas portas a menos, se parece mais ainda.

      • Leonardo

        parece até que o 2 portas tem um desenho harmoniozo… nao consigo gostar dessa serie 1, parece que fizeram um carro mto legal mas depois esticaram 40cm no entre eixos e saiu aquilo…

  • 912mig

    Acho muito feio. O Z3 é um carrinho lindo, mas esse ai não me desce….

  • Yelssek

    Dalmo, vc está gastando o teclado cara…o texto está super bem escrito, fluído e limpo, foi uma aula….Parabéns.

    E esse carro é fantástico, e não consigo achar argumentos para dizer que não é um hot hatch…

    • Dalmo

      na verdade o texto foi escrito a quatro mãos junto com o Leo Contesini!

      • Yelssek

        Então parabéns também ao Leo Contesini, já li o texto novamente hoje…ficou demais.

  • MadSubaru

    não podemos deixar de afirmar que é um “coupatch” , já que “hatcoupé” ficaria estranho…

  • Lima Guilherme

    A BMW 130i poderia ter chegado muito perto da M Coupé!

  • Germanfan83

    Alguém sabe se tem alguma no Brasil ?!? Sei que da geração do Z4 existem algumas .

    • Rocket_V8

      Ja vi aqui em Brasília uma vez, com placa de embaixada…

  • Dudu69

    http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20111101131017/nfs/en/images/2/29/Bmw_m_coupe_nfs_high_stakes.jpg

    https://www.youtube.com/watch?v=9eaLmvP7WeI

    Esse era um dos carros extras que podiam ser baixados no próprio site da EA.
    e ainda pode ser baixado tanto pelo servidor FTP ftp://ftp.ea.com/pub/ea/patches/nfs-hs/ ou no NFSCars

  • ZER07

    OFF

    1/2 essa escala ainda não coleciono

    https://www.youtube.com/watch?v=tAYYFEKezvM

  • Bruno Reis

    Essa BMW é muito legal… Conversível ou não…

  • Giovane Cipriano

    [OFF]
    Chegou meu adesivo! Que emoção *———–*
    Agora é achar um lugar pra colar no carro.

  • Douglas Duarte da Silva

    Já tava estranhando a demora…
    Como eu disse em outro post…eu de fan de sedans me vejo hj graças ao flatout um novo fan de hothatches….minha garagem virtual do GT6 hj tem 80% dela ocupada por Hothatches
    Logo pego meu Golf MK 3 e no fim do ano que vem vo começa a paga um consórcio do mk7…tomara qur a patroa ajude…ae eu convenço ela a me ajudar a pagar o do GTI hehehehehe

  • Filipe Soares

    eu queria muito o sapaiaco! clownshoe rox!

  • Seis cilindros mais leveza igual a diversão realmente foi um carro divertido para caramba e lógico até achei que não estaria, mas ele está e no flatout só surpresas ultimamente o Gol GTi 16V também foi uma surpresa para mim, não por ser ruim, mas por ser um Hot Hacht Nacional e eu achando que só teria importados. que bom parabéns continue com essa série. e estou viajando na história mesmo…

    • Rodrigo Do Prado Lucchesi

      Isso mesmo!! Mais destaque nos foguetinhos nacionais (quando ainda existiam)

      • Sem dúvidas teve do Uno Turbo, mas como o modelo nacional já tinha sido mencionado antes da Série e tratou de mencionar o modelo italiano, mas logo tem mais….

  • Paulo Freire

    “Mas se ele se chama coupe, como pode ser hatch?”
    -Porque sim.

  • felipereira

    Eu acho um dos carros mais feios da história, poutz, tinha ela no Test drivers 2 se não me engano..

  • AstolphoGM6

    “Na verdade é este o pensamento de muitos entusiastas sobre vários carros que estão disponíveis apenas como conversível — Mazda MX-5 Miata, Honda S2000, todos ficariam mais legais se fossem cupês, é o que dizem”

    Esse sou eu! hauahuahaua Não gosto de conversíveis, p mim todos eles deviam ter uma versão com Teto Fixo!!

    Sempre achei o M Coupé Horrivelmente LINDO… mas como gosto de carros Suecos, que são quase todos assim, sou suspeito kkkkk

    Não conhecia o Z4 M coupe, achei bonito demais!!

    • Alvaretts

      Real Racing 3 ;p

      • AstolphoGM6

        Não entendi… kkkkkkkkkkk =P

        • Yuri Ravitz

          Ele quis dizer que no Real Racing 3 (jogo de corrida pra smartphone) tem o Z4 M Coupé, onde você podia tê-lo conhecido. Tem em outros jogos também como Forza Motorsport 3 e 4, NFS Shift 1 e 2, etc…

          • AstolphoGM6

            Aaah tah… é que não manjo NADA de Games! kkkkk

      • Ricardo Rios

        no Real racing 3 o M Coupe é baseado no Z4… (pelo menos no que eu baixei para smartphone… e aliás… ô vício!)

  • Rocket_V8

    Em certos modelos, os conceitos se misturam. Quem aqui há de dizer que o Magnífico Calibra é, em essência, um hatchback? Sim, ele tem uma terceira porta!

    Conheci ele como coupé, me apaixonei por ele como coupé na minha infância… Mas estudando conceitos, fiz essa constatação.

    Mas, definitivamente, não o amo menos por isso!

    • Fabian

      Sim, sempre a terceira porta. hehe
      O considero como coupe pelo perfil, para mim hatchback tem que ter uma queda no fim do teto, como o M Coupe.

  • Rocket_V8

    Quando o FlatOut vai falar dos Bunnies?

  • Guest

    otavio mesquita (eita cara chato dos inferno) esta em um encontro de porsches classicos no programa no sbt agora 02:47

  • Arts_Maverick

    Eu diria que faltou uma palavra na última frase: “que INFELIZMENTE não foi imitado por nenhum concorrente desde então”

  • Fabio Luis Reis

    Dalmo, este texto ficou muito bom! Muito interessante de ler que o texto acabou e ficou gostinho de quero mais… PARABÉNS!

    • Dalmo

      Obrigado Fabio! Comentários como esse nos motivam!

      • Guilherme70s

        Então, como apaixonado e proprietário da E36 compact, ela bem que merecia um crédito também… Não acha? Hatch, tração traseira, comportamento excelente e novamente um desenho sem precedentes…

        • Dalmo

          te falar cara, quando entrei no Jalop em 2010 minha meta era um E36 compact. esse carro é demais! é que eu achei que falando que a base era do série 3, ja ficava incluso o compact.

          • Guest

            Ótima matéria, Dalmo! A maneira descontraída e ao mesmo tempo técnica com que as postagens prende muito a atenção e deixa a leitura muito fácil leve! Parabéns!

          • marauzinho

            Ótima matéria, Dalmo! A maneira descontraída e ao mesmo tempo técnica com que as postagens são escritas prende muito a atenção e deixa a leitura muito fácil leve! Parabéns!

          • Guilherme70s

            Ok, é pela seriedade nas matérias e no retorno aos seguidores que o F.O. é minha referência automobilística. Longos anos de sucesso à todos vocês!

            Obs.: e quando puder, compre a E36c. Te garanto que não vai se arrepender! Palavra de quem tem ela como daily.

          • Mauro2103

            Cara, em que outro lugar que eu poderia ler uma materia TOP como esta, discutir idéias com a galera e ainda bater um papo com o redator!?

            Meu, é por essas e outras que continuo fã do site! E com quem eu falo é só mais e mais elogios!

            Parabens Flatout! Parabens Dalmo!!!!

  • Guilherme70s

    “Aqui entra o maior diferencial do M Coupé e o motivo pelo qual ele
    certamente jamais foi copiado pela concorrência e nem mesmo pela própria
    BMW: ele foi um carro idealizado por engenheiros, e não pelo pessoal do
    marketing.”

    Como deveria ser! Estou cansado de marketeiros modinhas e designers boiolas desenhando carros para piás de prédio e mulheres que se maquiam no sianl!

    Quem seria louco o suficiente para produzir um carro pequeno, de nicho, apenas dois lugares, com teto rígido, uma verdadeira usina na frente tracionando as rodas de trás, com a possibilidade de vender pouco?

    R.: BMW, como sempre…

    • Felipe Rosso

      Se não fosse os “designer boiolas” e “marketeiros modinhas” ele não teria existido, o Z3 é fruto desses profissionais também, e o M Coupe só existiu por causa dele, mania de engenheiro em achar que design não serve pra nada, por exemplo, se um carro fosse criado só por engenheiros, íamos sentar em uma tábua, quem você acha que estuda ergonomia para desenvolver o banco do carro?

      • Guilherme70s

        Perfeitamente! Minha crítica é específica à “designers boiolas” e “marketeiros modinhas” que realmente participam da elaboração de veículos deploráveis que vemos por aí!

        Agora, os designers e os profissionais de marketing sérios e que são referência no mercado, merecem todo o meu respeito. Dentre minha qualificações possuo extensão em ergonomia, e sei exatamente qual a importância e o trabalho de cada um deste profissionais no processo. Porém, quando a sintonia entre estas áreas se faz desequilibrada, você tem resultados como o QQ.

        Atente-se primeiramente interpretar o que se lê (nem sempre o que está escrito é o que você entende) e para não generalizar. Afinal, por um momento de não compreensão você se fez infundado.

        • markimtv

          A grossíssimo modo: Pra lançar um carro no mercado, os “marketeiros modinha” vão definir um público alvo, que pode ser um público que não está sendo atendido devidamente ou um que traga grande lucratividade por volume de vendas, por exemplo. Vão focar nesse público, entender qual abrangência é necessária para que se obtenha lucro, procurar entender o que eles querem, como querem, do que gostam, do que não gostam e por aí vai (e nesse processo entram restrições demográficas diversas)…. Depois o “designer boiola” vai desenhar algo que se encaixe nas características levantadas enquanto a engenharia vai fazer o possível para gastar menos e oferecer mais. Eles dificilmente (ou quase nunca) estão pensando em fazer o MELHOR que existe, mas sim o MAIS VIÁVEL naquele caso específico, pensando em custos de produção, objetivos e etc. Também precisamos fazer de conta que todo esse processo ocorre super facinho também, que design e engenharia se dão super bem e que ambos acreditam que tudo que o marketing fala faz sentido…

          Onde eu quero chegar: cada carro, cada produto, cada operação tem um objetivo, tem um público alvo. Usando o seu exemplo do QQ, eu chutaria que você não faz parte do público alvo dele e, portanto, sua opinião é irrelevante para o pessoal da Chery. É claro que eles gostariam de ver todo mundo falando bem do QQ, mas o OBJETIVO deles é agradar quem eles identificaram como público para o qual o carro foi desenvolvido. Ou pode ser que vc seja público alvo sim, e aí caso a maioria desse público compartilhe a sua opinião o carro é um verdadeiro FAIL de mercado (aqui no Brasil pelo menos)…

          Eu compreendo esse pensamento que por definição o visual de qualquer carro deveria ser o mais atraente possível, mas isso simplesmente não se aplica. Em um carro esportivo um design bem resolvido, atraente e envolvente é imprescindível, mas em um popular de baixíssimo custo não. E o fato de um carro ser feio-que-nem-o-diabo não significa que marketing, design e/ou engenharia não fizeram um bom trabalho. Não se sabe qual era o objetivo do carro, a quem ele queria agradar… …e acredite:tem gosto pra tudo. Gosto e prioridade…

          Eu achava que a Kombi era um utilitário velho, ultrapassado, antiquado, feio, inseguro… pois é… Só que o negócio foi na verdade um batia sucesso, inquestionável… Eu pensava “Mas quem tem coragem de comprar um carro desse?!”. Alguém certamente com necessidades e gostos bem diferentes dos meus…
          “Ah, mas eles poderiam fazer algo mais bonitinho”… Pra quê?! Feia e velha do jeito que era vendia bem, porquê gastar dinheiro em cima?! Quem compra esse carro não quer saber de beleza, quer espaço pra levar carga e preço baixo…

          Fiat Mille a a história é parecida….

      • Greg Fernandes

        Engenheiros estudam sim ergonomia, faço engenharia mecânica e temos ergonomia como disciplina optativa. Um bom exemplo de carro criado só por engenheiros é o Ford GT40, onde nenhum designer botou a mão, tinha formas unicamente funcionais e aerodinâmicas e ainda assim é tido como um dos mais belos da história.

        • guushk

          Isso aí, no 4º ano de Eng. Mecânica terei aula de Ergonomia 😉
          E meu professor de Desenho Técnico e Projetos Sustentáveis em Engenharia (que é Engenheiro Mecânico) voltimeia nos fala sobre a importância da Ergonomia em qualquer ambiente que seja (desde uma simples escova de dentes até um maquinário industrial, passando por carros e casas…).

    • Ricardo Rios

      Quando a BMW lançar seus carros com tração dianteria, por favor, não culpe os “marketeiro modinhas” e os “desiners boiolas”. Para manter seus empregos esse infelizes são obrigados a tomar decisões focando o lucro da empresa… não é para agradar o nosso refinado e bem embasado gosto automobilístico.

      • Guilherme70s

        Nesta ocasião eu culparei os piás de prédio e mulheres que se maquiam no sinal, como eu falei anteriormente.

        E novamente, como no comentário lá embaixo, cuidado com o ato de generalizar. Interprete e avalie antes de criticar…

        • Ricardo Rios

          não fiz críticas, tão pouco generalizei… apenas expus a minha visão dos fatos quanto a responsabilidade da decisão desses profissionais na questão que você levantou em seu comentário.

  • Roger Ferreira Lima

    Otima materia, otimo carro !!!

  • Yelssek

    Caras, sério…olhem o stance de ambos os carros, principalmente da M3…é pornografia automotiva na essência!

  • Leonardo Mendes

    Em termos estéticos a geração baseada na da Z4 se saiu bem melhor que a anterior… a alcunha sapato de palhaço caiu como uma luva.

    O que não torna o carro menos interessante, especialmente o exemplar preto com rodas douradas de uma das fotos.

  • Chamonix_fan550S

    Apedrejem-me, mas eu prefiro a M Coupe a uma M3.

    • Raphael Medeiros

      O M Coupé é carregado de personalidade… Eu também curto muito esse carro.

    • Guilherme70s

      Eu prefiro as duas… Mas só a compact é o que tem pra hoje… kkk

    • Mario Lion

      Fácil! e o fator raridade só ajuda.

  • CooperS

    The Clownshoe

  • Someuser10

    Eu tento acompanhar o jalopnik, mas não sei os termos. Como hatch, coupe, sedã. poderiam fazer um dicionário automobilístico? É uma sugestão

    • Barba

      tudo varia com o caimento/abertura do porta malas e quantidade de portas

    • Yuri Ravitz

      Rapaz eu já pensei em fazer um lance assim, uma espécie de “dicionário automotivo”. Como sou viciado em carro e estou sempre pesquisando (além de ter em casa um pai que é um excelente e experiente mecânico e alinhador técnico), muitas pessoas que me conhecem demonstram interesse mas não entendem muito sobre o assunto, e acabam por me perguntar sobre essas coisas. Seria mais interessante ainda se houvesse mais alguém pra apoiar no projeto. Fica a idéia aí no ar rs

    • Magritte
  • DVToyo

    uma M Coupé me ultrapassando em Nurburgring!!! demais…muito linda

  • Guest

    Isso aconteceu em 1998, quando a BMW lançou o M Coupé.

  • Andre Teruo Kawakami

    correção: “Isso aconteceu em 1998, quando a BMW lançou o M Coupé.”

  • Barba

    Lynndo

  • Ricardo Rios

    na minha opinião este esta no top5 BMWs mais fodásticos ever!

  • arth_sr

    eu compraria fácil um desse.

  • Felipe Luiz Do Nascimento

    O “pandeiro” do carro é lindo. Mas, numa visão lateral me pareceu um pouco esquisito.

    • Mario Lion

      Não é a toa que o apelido dele é “Clownshoe”

  • Guest

    BMW mais legal dos anos 90.

  • Rafael Vieira

    BMW mais legal dos anos 90. Tirei essa foto em Nurburgring.

  • ThiagoVerdona

    Putz meu acho esse carro muito dahora, atemporal, diferentão, assim sendo acho muito bonito!

  • Michel

    A Z4 M era um carro de 50mil dólares (preço de Porsche) e você acha aqui pouco rodada a partir de 130k. Mesmo preço de um 370z de ano próximo (um carro de apenas 32mil dólares!).

  • GTFlat

    1. Espetáculo! Carro espetacular e com personalidade própria.

    2. Sempre tive a impressão que o Toyota GT86 pegou inspiração de desenho no Z4 Copue! Basta olhar o caimento da traseira, sem falar no desenho da lanternas traseiras.
    Talvez a parceria com a BMW justifique essa inspiração.

  • vini_B

    Na minha opinião o M135i é o atual sucessor “espiritual” do M Coupé. A silhueta do Série 1 é de um Shooting Brake, capô longo e cabine voltada para traz, só faltou os para-lamas largos e ser mais baixo para se igualar a proposta visual do M Coupé (isso poderia ser real caso a BMW desse vida a um Série 1M Hatch).
    Só de pensar que daqui a uns 4 anos não teremos nada igual vindo da BMW – já que o Série 1 irá perder a tração traseira e consequentemente o visual Shooting Brake.

    http://www.memoriamotor.com.br/wp-content/uploads/2013/09/BMW-M135i-by-Tuningwerk-10.jpg

    • Rapha Oliveira

      o M135i é um espetáculo…

    • Magritte

      M135i > 1M ?

  • Thiago
  • Rapha Oliveira

    esse carro é sensacional,robusto,forte,pneus largos…perfeito!

  • Ruan Rodrigo

    feio pra caralho, o M Coupe Z4 é bem mais bonito. MAS é um puta carro, como dito, feito por engenheiros. Parece aquela mulher feia que quando apaga a luz dá show

  • AndreFG

    Quem não lembra desse vídeo?

    https://www.youtube.com/watch?v=DtEX37LU9wA

    • walter white

      PQP!! Esse é sensacional

  • Leonardo Carneiro

    acho um dos carros mais lindos já construídos o Z4 M coupe

  • Fagner Cruz

    BMW Z3 só me lembra a época que eu jogava NFS HighStakes no PSOne

  • Guilherme Laporti

    Esse carro é feio, mas é bonito. Sei lá, ele tem um estilo próprio sabe