A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Humor

Os melhores trotes de 1º de abril no mundo automotivo

Todo dia 1º de abril traz a mesma história: o mundo automotivo fica cheio de pegadinhas e às vezes fica até difícil separar o que é uma notícia de verdade de um trote. Fabricantes lançam campanhas falsas e apresentam modelos absurdos (alguns, hilários) para descontrair e, acreditem, há quem caia nestas pegadinhas.

De qualquer forma, chegamos ao dia seguinte — 2 de abril, o dia de darmos uma olhada nos melhores (e nos piores) trotes do Dia da Mentira feitos pelas fabricantes de automóveis. Vamos lá?

 

Audi A8 5.5

aprilst (6)

Não, a Audi não lançou um A8 com motor de 5,5 litros ontem — trata-se de uma edição especial apenas para o Japão que vem com uma panela para cozinhar arroz embutida no console central. Para aqueles momentos em que você estiver em seu sedã alemão topo-de-linha e a fome bater. Todo mundo já passou por isso, não é?

aprilst (5) aprilst (4)

Quem manja um pouco de japonês já entendeu que o nome 5.5 tem a ver com a pronúncia no Japão — onde o número “5” é pronunciado como go, e 0,5, como han. Juntando-se as duas sílabas, forma-se a palavra “gohan” que, além de ser o nome do filho de Son Goku em Dragon Ball, também significa “arroz” em japonês. O carro ainda traz acabamento de bambu nos bancos e revestimentos de porta, instruções para cozinhar um gohan perfeito no sistema multimídia e uma colher de pau com o símbolo da Audi no cabo.

 

A VW “Caddy Maxi Mini”

aprilst (1)

A Volkswagen Caddy é o veículo de carga mais popular da marca na Europa, sendo comercializado por lá desde 1980 e passando por três gerações: a primeira era uma versão picape do Golf Mk1, não muito diferente do que é a nossa Saveiro. A segunda era um furgão baseado no Polo de terceira geração, e a terceira e atual é baseada na van Touran, e também é um furgão.

A Volks normalmente é sisuda quanto a piadas de 1º de abril. Assim, neste ano, a marca limitou-se a fazer uma montagem meio triste no Photoshop para anunciar a nova VW Caddy Maxi Mini, “uma van para um homem só” — literalmente. De acordo com o press release, a van acomoda apenas uma pessoa (desde que ela não seja muito alta) e “uma caixa de ferramentas inteira”. O texto ainda diz que o Caddy Maxi Mini, que mede apenas 2,4 metros de comprimento e tem um raio de giro de quatro metros, é perfeito para levar cargas pequenas “como um sanduíche” e pode revolucionar o segmento dos veículos para entregas.

Além disso, custando pouco, o Caddy Maxi Mini pode ser vendido como se fosse uma barra de chocolate no caixa do supermercado. “Esperamos que quando os clientes venham comprar uma de nossas vans grandes, acabem levando para casa uma Caddy Maxi Mini como um presentinho para si mesmos”. Nós achamos que o lugar ideal para anunciá-la é aquele programa do Carlos Alberto de Nóbrega, no SBT.

 

O dispositivo para evitar multas de estacionamento da Tesla

A Tesla, que fabrica o altamente tecnológico Model S — sedã de luxo que é equipado com um motor elétrico de 460 cv e torque instantâneo de 61,2 mkgf —, preferiu uma abordagem bem mais escrachada para sua pegadinha de 1º de abril. Em vez de fazer um press release cheio de piadas óbvias, eles decidiram fazer um vídeo mostrando sua “nova” tecnologia para evitar multas.

Com produção tosca (contrastando com a tecnologia de ponta e o alto preço do Model S, o que também é parte da graça), o vídeo mostra como uma atualização automática do Model S dá ao carro a capacidade de fugir de multas por estacionar em local proibido — primeiro, acionando os lavadores do para-brisa para espantar o policial prestes a aplicar a multa.

“Se o agente insistir, o Tesla Model S entra em modo de fuga”, diz a locutora do vídeo (que tem uma qualidade de áudio terrível, certamente proposital). No modo de fuga, o carro começa a dirigir sozinho pelo quarteirão até que o policial desista de aplicar a multa (sua presença é detectada pelos sensores de estacionamento) ou até que o dono — que foi informado da situação com um aviso enviado a seu smartphone pelo próprio carro — venha buscá-lo.

 

Mercedes-AMG Sprinter63 S

aprislt (1)

A Mercedes-Benz Sprinter é uma das mais populares vans de passageiros do mercado mas, obviamente, jamais ganharia uma versão AMG — exceto no 1º de abril, o dia em que tudo é possível. Para o Dia da Mentira, a Mercedes-Benz dos EUA soltou duas fotos da versão nervosa da van, batizada de Mercedes-AMG Sprinter63 S, que seria equipada com um V8 biturbo de quatro litros e 510 cv — exatamente as mesmas especificações do Mercedes-AMG GT S.

aprislt (2)

Um dos usuários do Facebook comentou na página da fabricante perguntando sobre o tempo de 0 a 100 km/h da supervan e recebeu uma resposta: “se fosse mesmo feita, levaria em torno de 5,3 segundos.

 

Daniel Craig vai buscar seu Lotus Evora 400

aprilst (10)

Uma das melhores pegadinhas de 1º de Abril feitas por uma fabricante veio da Lotus, que divulgou um press release com fotos de Daniel Craig, atual intérprete de James Bond no cinema, indo buscar seu Lotus Evora 400 na sede da companhia em Hethel, no Reino Unido. O detalhe é que o cara das fotos não era Daniel Craig, e sim um sósia absurdamente parecido com ele.

aprilst (11) aprilst (7)

Aparentemente, diversos sites automotivos compraram a história sem notar que se tratava de um trote. De qualquer forma, o Lotus Evora 400 ainda não começou a ser entregue ainda. O carro, que de acordo com a fabricante é o Lotus de rua mais rápido de todos os tempos, tem 400 cv vindos de seu V6 de 3,5 litros supercharged de origem Toyota — o bastante para chegar aos 100 km/h em 4,1 segundos, com máxima de 300 km/h.

 

Honda HR-V Selfie Edition

A praga da selfie — um nome da moda para chamar auto-retratos tirados com a câmera do celular — veio com tudo em 2014 e não dá sinais de ir embora em 2015. Aproveitando que, fora o Civic Type-R, o HR-V é seu lançamento mais quente nos últimos dias, a Honda o escolheu para apresentar o HR-V Selfie Edition.

De acordo com a marca, “a Honda está abraçando o fenômeno das selfies e as habilidades criativas e artísticas dos millenials com esta versão de acabamento versátil e jovial. As câmeras já faziam parte do novo HR-V, sendo usadas para o sistema LaneWatch (que avisa quando o carro sai da faixa) e na câmera de ré, então nós achamos um jeito de colocar ainda mais câmeras, com base no papel que as selfies têm na cultura de hoje em dia”.

Com um vídeo muito bem sacado, o Honda mostra seu SUV compacto equipado com dez câmeras para selfies, espalhadas por dentro e por fora, perfeitas para tirar fotos e ganhar likes enquanto se dirige e… bem, não é uma boa ideia.

 

Mini Chrome Line Exterior Deluxe

aprilst (8)

Para a Mini, aparentemente o visual de seu hatch retrô não se destaca o bastante entre os outros carros. Por isso, para o 1º de abril, a marca apresentou uma nova versão do carro com acabamento cromado na carroceria.

A Mini diz que “por décadas, superfícies cromadas foram aplicadas nas molduras dos faróis, lanternas traseiras e grade do radiador, mas pela primeira vez, o acabamento foi estendido para toda a carroceria”.

aprilst (9)

De acordo com a fabricante, a nova opção foi apresentada ontem “a um seleto grupo de jornalistas” — que tiveram que usar óculos escuros. Os fotógrafos da imprensa também foram proibidos de usar o flash das câmeras, por causa dos “reflexos fisicamente incontroláveis”. Além disso, a Mini disse que a fabricação dos Mini Chrome Line Exterior Deluxe exigirá cuidados especiais na linha de produção em Oxford, no Reino Unido.

aprilst

“As iluminação ambiente terá sua intensidade diminuída automaticamente durante a montagem do novo Mini Chrome Line Exterior Deluxe. E mais, a velocidade de operação da esteira será reduzida para dar aos funcionários a oportunidade de ajeitar suas roupas e cabelos no reflexo da carroceria”.

 

Jeremy Clarkson no Top Gear USA

aprilst (3)

Esta não veio de fabricante alguma, mas dos caras do Carscoops: de acordo com eles, a BBC daria uma chance a Jeremy Clarkson depois de sua demissão, motivada por uma sequência de escândalos que culminou com um soco em um dos produtores do programa. O anúncio na quarta-feira passada, dia 25 de março, e o mundo todo acompanhou a história ao vivo.

Sendo assim, seria improvável que, como contou o Carscoops, a BBC estivesse “bolando um plano” para colocar Clarkson no lugar de Tanner Foust, Adam Ferrara ou Rutledge Wood — o trio da versão americana de Top Gear, que atualmente é exibida no The History Channel. Eles até especularam sobre a possibilidade de nossos três apresentadores britânicos favoritos substituírem os americanos. E não são poucos os fãs do programa que ficariam muito felizes se fosse verdade…

 

Um BMW Série 1 de graça

O trote de 1º de abril mais legal do ano, porém, ficou com uma concessionária BMW da Nova Zelândia. A loja, que fica em Auckland, colocou um anúncio no jornal New Zealand Herald dizendo que a primeira pessoa que fosse à concessionária no dia 1º de Abril, poderia dar seu carro em troca de um BMW Série 1 novinho em folha, de graça. Era só pedir para falar com alguém chamado Tom.

A primeira pessoa a fazê-lo foi Tiaana Marsh, que chegou à loja às 5:30 da manhã, de acordo com a concessionária Team McMillan. Ela disse que estava lá para receber seu prêmio, e o atendente fingiu que não sabia do que ela estava falando até ela fazer o que o anúncio dizia e pedir para falar com o tal Tom. Segundos depois, ela recebeu a chave de seu novo BMW Série 1 em meio a confetes e muita festa — e provou que nem só de piadas absurdas é feito o 1º de Abril.

Um porta-voz da BMW disse ao New Zealand Herald que o carro deveria ser dado de presente a alguém que “não tivesse medo de arriscar”, e que não poderia ter ido para uma pessoa melhor.

Matérias relacionadas

Lada Facts: hora de acabar com o bullying contra os Lada

Leonardo Contesini

Rubbish! Os piores carros de 2015 e 2016, segundo Jeremy Clarkson

Dalmo Hernandes

Esta é a prova de que todo cuidado é pouco quando se faz um test drive em uma Ferrari

Dalmo Hernandes