A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Top Zero a 300

Os nomes das fabricantes de automóveis e seus significados, parte 3: da Mitsubishi à Volvo

Chegamos à terceira e última parte do nosso glossário com os nomes das fabricantes de automóveis e suas origens e significados. Você pode conferir a primeira parte aqui e a segunda, aqui!

 

Mitsubishi: o nome da fabricante japonesa tem o significado explicado em seu emblema: mitsu (三), que significa três, e hishi (菱), modificado para bishi, que significa “castanha d’água”, uma espécie de castanha cuja casca tem formato de losango e, por isso, também é usada para designar a forma geométrica.

nissan_skyline_2000gt-r_coupe_1

Nissan: a Nissan foi fundada em 1928, por Yoshisuke Aikawa, como uma companhia de holding chamada Nihon Sangyo. O nome Nissan surgiu na década de 1930 e deriva de NiSan, que era a abreviação usada pela empresa no mercado de ações da bolsa de Tóquio.

Oldsmobile: a Oldsmobile foi fundada em 1897 pelo empresário americano Ransom Eli Olds. O nome, portanto, é uma junção de seu sobrenome com “automobile”. Uma curiosidade: em 1901, a Olds produziu 495 carros, tornando-se a primeira companhia a fabricar em escala automóveis movidos a gasolina.

packard_180_super_eight_custom_formal_sedan_1

Packard: James Ward Packard e seu irmão, William Doud Packard, fundaram a companhia que leva seu sobrenome em 1899. Em seus primeiros quatro anos de existência, a Packard produziu 400 carros.

205-evo- (13)

Peugeot: a empresa que deu origem à fabricante de automóveis francesa é bastante antiga: em 1810, a família Peugeot começou a fabricar moedores de café. Em 1830, a Peugeot começou a produzir bicicletas e, em 1898, automóveis. A divisão de automóveis tornou-se uma companhia independente em 1926.

Pierce-Arrow: fundada em 1865, a companhia americana Heinz, Pierce and Munschauer fabricava móveis e itens de decoração. Em 1872, um dos fundadores, George Norman Pierce, comprou a empresa toda e a rebatizou apenas Pierce. Em 1896, começou a fabricar bicicletas. O primeiro carro, chamado Arrow, foi construído em 1903. Ali nascia o nome da empresa: Pierce-Arrow.

plymouth_road_runner_superbird_hemi_20

Plymouth: a Plymouth foi criada pela Chrysler em 1928 para competir no segmento mais popular do mercado, dominado por Chevrolet e Ford. A companhia foi batizada pelo executivo Joseph Frazer, que escolheu “Plymouth” inspirado pela fabricante de cordas Plymouth, cujos produtos eram muito populares entre fazendeiros, público-alvo proposto para a marca.

Porsche_356_S90_1962_CSE0070_infineon-hist-5-08

Porsche: fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, a “Dr. Ing. h. c. F. Porsche GmbH” oferecia consultoria e serviços de engenharia a fabricantes de automóveis (um de seus primeiros projetos foi o Volkswagen Fusca), mas não produzia seus próprios carros. Foi só em 1947 que o filho de Ferdinand Porsche, Ferry Porsche, decidiu que era hora de voar solo. O resultado foi o Porsche 356.

puma

Puma: o nome Puma foi sugerido por um dos fundadores da companhia, Jorge Lettry, inspirado pelo felino e por outros carros, como o Jaguar e o De Tomaso Pantera. Como curiosidade, puma é um nome brasileiro para o felídeo que os americanos chamam de cougar ou moutain lion. Outro nome para a fera é simplesmente onça-parda.

Reliant: a companhia que deu origem à Reliant se chamava Raleigh, e produzia bicicletas. O nome Reliant, que significa “confiante” (veja bem, não “confiável”, que seria reliable), foi adotado porque começa com “R”. 

Renault: Louis Renault eram um jovem engenheiro que, mesmo antes de fundar a companhia ao lado dos irmãos Marcel e Fernand Renault, já havia projetado inúmeros protótipos de automóveis.

rolls (10)

Rolls-Royce: o nome de uma das fabricantes mais sofisticadas do planeta tem uma origem bem simples: a junção dos sobrenomes de Charles Stewart Rolls e Sir Frederick Henry Royce, que fundaram a companhia em 1906.

Saab: o nome da companhia é uma sigla para Svenska Aeroplan AB, que significa “Companhia Sueca de Aviões LTDA” em sueco.

autowp.ru_seat_leon_28

Seat: Seat, em inglês, significa “banco”, mas não é isto que quer dizer o nome da companhia. Trata-se da sigla para Sociedad Española de Automóviles de Turismo (SEAT). Por isso, seu nome se pronuncia “seát” em vez de “síat” ou “síet”.

Simca: Simca é a sigla de Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile, que quer dizer “Sociedade Industrial de Mecânica e Carrocerias Automotivas” em francês. A companhia surgiu em 1934 como uma subsidiária francesa da Fiat e, em 1970, tornou-se uma subsidiária da Chrysler europeia.

Škoda: a Škoda, como diversas outras fabricantes de automóveis surgidas no início do século XX, começou um pouco antes produzindo bicicletas. O nome original da companhia tcheca fundada em 1895 era Laurin & Klement, e mudou para Škoda Auto em 1925, quando a empresa foi comprada pela Škoda Works, uma fabricante de armas fundada por Emil Škoda.

subaru_impreza_22b_sti_lhd

Subaru: subaru é o nome em japonês da constelação das Plêiades, um conjunto de seis estrelas que também está retratado no emblema da marca.

Suzuki: a Suzuki foi fundada em 1909 por Michio Suzuki. Mas a empresa não produzia carros e nem motocicletas, e sim teares. Foi só em 1937 que a companhia começou a desenvolver automóveis.

Tatra: fundada em 1850, a companhia tcheca Tatra começou a fabricar carros em 1897, quando ainda se chamava Ignatz Schustala & Comp. O Tatra só apareceu em 1919, em homenagem às Montanhas Tatra, uma cordilheira na divisa entre a Polônia e a Eslováquia.

toyota_supra_targa_eu-spec_3

Toyota:  em 1926, Sakichi Toyoda fundou a Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. para fabricar teares, tal como  a Suzuki. Em 1937, Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi, decidiu abrir uma divisão de automóveis como subsidiária da empresa do pai. O nome foi mudado de “Toyoda” (トヨダ) para “Toyota” (トヨタ) porque o segundo precisa de apenas oito pinceladas para ser escrito em japonês, e no Japão o número oito é considerado um sinal de boa sorte.

Saxony_rally_racing_Trabant_601_39_(aka)

Trabant: a Trabant, fundada na Alemanha Oriental em 1957, tem este nome por causa do satélite soviético Sputnik – trabant significa “satélite” em alemão.

tvr-taking-deposits-for-new-sports-car-arriving-in-2017-97328_1

TVR: a fabricante de esportivos britânica foi fundada em 1947 por Trevor Wilkinson, que batizou a TVR com as consoantes de seu nome.

Volkswagen: esta todo mundo sabe: em alemão, Volks significa “povo” e Wagen quer dizer “carro”. Quando foi criado, o Fusca se chamava simplesmente “Volkswagen”, o carro do povo.

volvo200

Volvo: a companhia sueca pegou seu nome do Latim antigo. Volvere significa “rodar”. Na conjugação volvo, pode ser traduzido como “eu rodo”.


Leia também a parte 1 e a parte 2 desta série!

Matérias relacionadas

Governo manda multar caminhoneiros em bloqueio, as novas Ferrari 488 GTE e GT3, Citroën Aircross revelado e mais!

Leonardo Contesini

O dicionário Inglês-Português de termos automobilísticos do FlatOut – Parte 1 de 3

Leonardo Contesini

Maverick Super V8: a história e o início da preparação do Project Cars #490

Leonardo Contesini