A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os novos Audi A5 e S5 coupé, a volta do BMW Série 8 e do Porsche 928, o fim do Punto T-Jet e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Audi lança novos cupês A5 e S5

2017-Audi-A5-S5-13

A Audi lançou na noite de ontem (2) os novos cupês A5 e S5. À primeira vista pode parecer apenas um facelift, mas trata-se de uma nova geração, agora baseada na plataforma MLB, a mesma do sedã A4. O modelo também ganhou um visual próprio, mais distinto do A4 que seu antecessor, com faróis mais limpos e linhas mais curvas ao longo da carroceria, além do capô mais musculoso.

 

Com a nova geração o A5/S5 ficou 60kg mais leve que seu antecessor, mesmo com entre-eixos maior e bitolas mais largas. O coeficiente aerodinâmico 0,25 também é uma evolução significativa em relação ao antigo modelo. Sob o novo capô estão dois motores a gasolina e três a diesel. Na versão de entrada tanto o motor a gasolina quanto o motor a diesel são 2.0 turbo de 190 cv. Mais acima está o 2.0 turbo a gasolina de 250 cv, seguido por duas opções do V6 TDI, de 215 ou 270 cv.

2017-Audi-A5-S5-11

O esportivo S5 agora usa um V6 turbo de três litros e 350 cv, distribuídos para as quatro rodas pelo sistema quattro. Sendo o mais potente da atual geração (por enquanto), o S5 vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos equipado com o câmbio automático de oito marchas — a única opção de câmbio do modelo. Nos demais, o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de sete marchas e embreagem dupla.

 

Será este o novo Porsche 928?

Porsche-Panamera-Coupe-Mule-5

Se você acompanha diariamente o Zero a 300 já deve estar sabendo que a Porsche pode estar planejando a volta de um cupê de motor dianteiro como o 928. Agora, os rumores ganharam mais força com o flagrante deste Panamera encurtado que está sendo testado na Europa.

Não é a primeira vez que um Panamera meio esquisito aparece em testes. No começo do ano um protótipo semelhante foi flagrado na Inglaterra usando placas de teste da Bentley, o que indica que se tratava do novo Continental GT, que será baseado na plataforma MSB do Grupo Volkswagen. A fantasia de Porsche Panamera provavelmente se deve ao fato de o sedã/fastback alemão ser o primeiro carro baseado nessa arquitetura.

Porsche-Panamera-Coupe-Mule-6

Mas agora, esse modelo flagrado pelo Carscoops usa placas alemãs, registradas em nome da própria Porsche. Além do entre-eixos mais curto, o protótipo parece ter bitolas mais largas que o Panamera, e também uma asa traseira mais larga que a abertura onde ela fica alojada quando está fora de uso. Tudo isso reforça a hipótese de que este é o futuro Porsche 928. Caso seja de fato lançado, ele concorrerá diretamente com seu irmão de plataforma, o Bentley Continental GT, e também o Mercedes-Benz Classe S Coupé.

 

BMW pode relançar sua Série 8

8253386981_a9f1d727bc_b

Falando em boatos e cupês grandes de luxo, no começo do ano surgiram alguns boatos de que a Série 8 da BMW poderia voltar em 2020. Agora, esses boatos ganham força com a notícia de que a BMW solicitou o registro dos nomes 825, 830, 835, 850, 845, 860 e M850 e M8. Será que finalmente teremos um sucessor para o clássico 850CSi?

A apuração é dos britânicos da AutoExpress. Segundo eles, a intenção da BMW é produzir um cupê derivado do Série 7, da mesma forma que a Mercedes-Benz voltou a fazer com seu Classe S Coupé (entre 1992 e 2014 o cupê de luxo da marca foi o CL), o principal rival do novo Série 8. Logicamente o registro dos nomes não significa necessariamente que eles serão usados, mas, caso sejam, a BMW terá ao menos três modelos posicionados abaixo do S400 Coupé, que é o modelo de entrada do rival da Mercedes.

Ainda de acordo com a revista inglesa, isso se deve a uma provável mudança no posicionamento das Séries da BMW. A marca pretende reposicionar a próxima geração do Série 6 para encarar o Mercedes-AMG GT e o Porsche 911, transformando-o em um esportivo de dois lugares menor e mais leve, deixando seu espaço para o novo Série 8. Será que a BMW vai mesmo fazer essa mudança radical?

 

Fiat Punto T-Jet e Sporting deixam de ser fabricados

GE2B7130

Lançado em 2009, o Fiat Punto T-Jet já estava relativamente apagado do mercado depois do lançamento de hot hatches como o Citroën DS3, o Renault Sandero RS e, mais recentemente, o Peugeot 208 GT. A Fiat não se esforçou muito para mostrar que seu hot hatch ainda estava em cena para fazer frente aos franceses — algo que ela fez com a Toro em relação à Duster Oroch, e isso provavelmente se deve ao fato do fim da produção do T-Jet nesta linha 2017.

brequemouxion

Inspirado pelo Abarth Grande Punto, o T-Jet brasileiro chegou ao mercado brasileiro em 2009 com o mesmo motor 1.4 turbo de 152 cv do irmão italiano, porém com quatro portas e sem a grife de Carlo Abarth. Até a chegada do Citroën DS3 em 2012 o Punto T-Jet foi o único hot hatch oferecido no mercado nacional. Além dele, a versão Sporting também deixa de ser produzida, e o posto do topo da linha passa a ser do Punto Blackmotion (acima), com visual “esportivado” e motor 1.8 16v de 132 cv combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic.

 

Carros produzidos antes de 1997 são proibidos de circular em Paris

Alpine_A610

A prefeitura de Paris adotou mais uma medida radical para reduzir a poluição do ar na capital francesa. Depois do banimento de veículos a diesel até 2020 e dos dias sem carro, agora a capital irá proibir a circulação de carros produzidos antes de 1997 e motos antes de 2000. A proibição vale apenas para o centro da cidade nos dias úteis, de acordo com o jornal Le Monde.

Os veículos serão identificados por adesivos coloridos, que os dividirão em seis categorias. Estima-se que 10% da frota parisiense será afetada pela medida. A proibição ficará ainda mais severa a partir de 2020, quando somente carros produzidos depois de 2011 serão permitidos nas ruas centrais de Paris.

Matérias relacionadas

Estas são as Ferrari mais rápidas na pista de testes de Fiorano

Dalmo Hernandes

Quando a Porsche parou de fabricar um Mercedes-Benz para fabricar um Audi

Dalmo Hernandes

Quem é o autor da frase “Racing is life. Anything before or after is just waiting”?

Leonardo Contesini