A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os primeiros detalhes da Ferrari 488 “GTO”, novo Toyota Supra será apresentado em março, Camaro Yenko volta com 1.000 cv e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ferrari revela os primeiros detalhes da 488 Speciale

A Ferrari acaba de revelar um teaser com as primeiras imagens de sua nova 488 Speciale. Normalmente teasers não mostram muita coisa, e servem apenas para ser compartilhados, ocupando um espaço na mídia que normalmente precisaria ser pago pelo setor de marketing das marcas. Mas desta vez a Ferrari resolveu mostrar um pouco do carro.

FlatOut 2018-02-14 às 13.25.46

O vídeo, se assistido pausadamente (clicando no pause/play) revela alguns elementos de design do carro, em especial os componentes aerodinâmicos desta versão hardcore da 488 GTB.

FlatOut 2018-02-14 às 13.27.51

Tudo começa com uma 488 Challenge e uma 488 GTE, que semioticamente falando, indicam que o novo carro tem “herança das pistas”. Depois o novo modelo entra em cena revelando seu splitter frontal e uma passagem de ar no capô, como a 458 Speciale. São as passagens pelas quais escapa o ar do radiador frontal e que ajudam a produzir downforce na dianteira.

 

Depois, olhando mais ao lado, podemos ver aletas aerodinâmicas, mais conhecidas como dive planes. Na traseira, é possível ver que a 488 ganhou um difusor igualmente agressivo, que parece ter vindo diretamente das irmãs de corrida. As saídas de escape são apontadas na diagonal. A dianteira também terá o bico mais pronunciado, exatamente como vimos há algumas semanas.

Ainda não ha data para o lançamento, mas considerando que a Ferrari intitulou o vídeo “novas emoções estão prestes a chegar”, nossa aposta é de que o carro seja exibido em Genebra, daqui a pouco mais de duas semanas.

 

Toyota Supra será apresentado em março no Salão de Genebra

Toyota-Legend-Teaser-01-768x512

Depois de quase quatro anos de espera — se considerarmos apenas a apresentação do conceito FT-1 — a Toyota finalmente está pronta para lançar o novo Supra. A fabricante japonesa confirmou que o modelo será apresentado no Salão de Genebra, daqui a pouco mais de duas semanas. Junto com a confirmação a Toyota também revelou um teaser que mostra uma parte da traseira do carro, com uma asa fixa.

Agora… a Toyota deu a entender que o carro mostrado em Genebra ainda não será a versão definitiva do modelo, e sim um “estudo de design”. Aparentemente a parceria com a BMW não foi somente técnica — a Toyota também aprendeu como fazer conceitos de carros que já estão prontos.

Agora… (parte 2) é possível que ele não se chame Toyota Supra, e sim “GR Supra”, fazendo parte da estratégia de consolidar a nova divisão esportiva da Toyota. Como já vimos anteriormente, o Supra deverá usar motores fornecidos pela BMW — o 2.0 turbo de quatro cilindros e o seis-em-linha turbo de cerca de 340 cv.

A apresentação está marcada para o próximo dia 6 de março.

 

Camaro Yenko/SC Stage II é revelado com 1.000 cv

Specialty Vehicle Engineering 1000HP Yenko Camaro

Há exatamente um ano conhecemos a atual geração do Camaro Yenko/SC, que não é mais feito por Don Yenko, mas mantém sua filosofia inalterada. Agora é a vez de conhecermos a evolução do modelo, o Yenko/SC Stage II 2018, que foi apresentado no início desta semana — e com mais potência do que esperávamos.

Yenko-Camaro-3

A Specialty Vehicle Engineering, que é a empresa responsável pelos modelos Yenko/SC modernos, usou como base um Camaro SS 1LE, e deu a ele um novo capô de fibra de carbono, rodas de 20 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport 4S.

O motor deve seu deslocamento ampliado para 6,8 litros e ganhou um novo virabrequim, pistões e bielas de alumínio forjados, cabeçotes retrabalhados e um compressor de polia, além de novas válvulas injetoras e um sistema de combustível completamente redimensionado para trabalhar com maior pressão.

Yenko-Camaro-2

O resultado? 1.000 cv e 120,75 kgfm — mais que o dobro da potência e torque do modelo original.

Para controlar essa grosseria toda o carro teve sua suspensão Magnetic Ride Control mantida, porém com novas molas. Ele também ganhou um diferencial de deslizamento limitado, novas buchas e barras estabilizadoras. Os freios usam discos de 368 mm na dianteira e 338 mm na traseira.

Yenko-Camaro-4

Serão feitas somente 25 unidades, todas com câmbio manual de seis marchas.

 

Mercedes-AMG GT4 será lançado em Genebra

Mercedes-AMG viertüriger GT auf Entwicklungsfahrt

A Mercedes-AMG confirmou neste final de semana que irá lançar seu AMG GT4 durante o Salão de Genebra em março. A fabricante alemã ainda não publicou nenhum detalhe sobre o modelo, mas segundo o chefe da divisão esportiva, Tobias Moers, quem já viu o carro diz que ele será muito parecido com o conceito exibido em 2017.

O AMG GT4 é, na prática, uma versão de quatro portas do AMG GT idealizada para rivalizar com sedãs esportivos de luxo como o Porsche Panamera e o Aston Martin Rapide. Por isso ele certamente será equipado com o motor 4.0 V8 biturbo do GT, porém devido ao peso maior deverá ter até mais potência que o irmão. Estima-se que o V8 terá uma configuração semelhante à do AMG E63, que produz 571 cv e 76,3 kgfm na versão básica e 612 cv e 86,4 kgfm na versão S.

Ele também terá a missão de substituir o CLS63, que deixou de existir justamente devido à chegada do GT4. Para evitar a sobreposição de modelos e uma possível canibalização, a Mercedes optou por oferecer o CLS somente na versão AMG CLS50, equipado com um seis-em-linha biturbo de três litros, auxiliado por um motor elétrico de 48 volts.

Mercedes-AMG viertüriger GT auf Entwicklungsfahrt

Embora a dianteira do conceito seja muito parecida com a do atual CLS, o GT4 irá se distanciar a partir da coluna B, com uma queda mais acentuada no teto, para-lamas traseiros mais volumosos, lanternas traseiras mais afiladas como as do GT e quatro saídas de escape.

Além das versões básica e S, a imprensa alemã ainda especula a possibilidade de o AMG GT4 ganhar uma versão híbrida, que poderá usar o powertrain proposto pelo conceito: um V8 4.0 biturbo auxiliado por um sistema elétrico de 48 volts que poderá produzir até 816 cv e acelerar de zero a 100 km/h em menos de três segundos.

 

Rolls-Royce confirma nome Cullinan para seu SUV – e revela silhueta do carro

rolls-royce-cullinan-01

A Rolls-Royce também entrou na onda das revelações desta semana e revelou que seu SUV, que até agora vinha sendo chamado informalmente de Cullinan será mesmo chamado Cullinan.

rolls-royce-cullinan-04a

Na verdade desde o início imaginava-se que o carro teria este nome, uma vez que a Rolls o chamava de “Project Cullinan”, contudo, há alguns meses a marca parecia decidida a usar outro nome na versão de produção. Pois eles aparentemente mudaram de ideia mais uma vez.

O nome Cullinan vem de um diamante encontrado na África do Sul em 1905, ano anterior à fundação da Rolls-Royce, e não foi escolhido aleatoriamente: o Cullinan é até hoje o maior diamante já encontrado, com mais de 3.100 quilates (cerca de 620 g; sim, mais de meio quilo).

rolls-royce-cullinan-03

Ainda sobre terminologia, a Rolls-Royce segue desviando dos temos crossover e SUV, e dá preferência para o termo “veículo elevado”. Em outras palavras, ele será elevado como um SUV, terá tração integral como um SUV, carroceria alongada como um SUV, mas não será um SUV.

Certo.

rolls-royce_silver_shadow_ii_shooting_break_10-e1404460117416

A confirmação do nome veio acompanhada de uma imagem com a silhueta do SUV, digo, do veículo elevado, e uma série de fotos do carro camuflado durante testes de baixa temperatura, que continuam escondendo o visual da traseira. A silhueta, contudo, mostra que ele deverá ter algo do perfil das shooting brakes feitas sobre os Rolls no passado, com uma traseira sutilmente saliente. O que você acha?

Matérias relacionadas

Dodge leva motor V8 Hellcat novo na caixa para o SEMA 2017 – e que tal um Demon feito de fibra de carbono?

Dalmo Hernandes

Novo Shelby GT500 terá motor biturbo, engenheiros da Toyota pressionam pelo nome Supra, Palio vai mal no crash test da Latin NCAP e mais!

Leonardo Contesini

Porsche 911 poderá ter motor central no futuro, Motor de F1 do hipercarro da AMG irá durar apenas 50.000 km, a volta do Toyota MR2 e mais!

Leonardo Contesini