A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Ostentação fora do normal: está rolando o Gumball 3000 2014, de Miami a Ibiza!

Em 1999, o skatista, designer, empresário e bon vivant em geral Maximillion Cooper decidiu juntar seu amor aos carros e sua paixão por diversão sem limites organizando um passeio para celebridades e supercarros, passando pelos melhores restaurantes, casas noturnas e causando enorme comoção. Era o Gumball 3000 que, em 2014, chegou a sua 16ª edição — e está mais glamouroso do que nunca!

Mas o que exatamente é o Gumball 3000?

g3000 (6)

Em 1933, o moto sciclista Erwin Baker atravessou os EUA de costa a costa — de Nova York a Los Angeles — ao volante de um Graham-Paige Model 57 em tempo recorde. Foram 53,5 horas para percorrer pouco mais de 2.800 milhas (4.600 km), um recorde que permaneceu em pé por 40 anos e lhe rendeu o apelido de “Cannonball”.

Para honrar sua memória, Steve Smith (editor da revista Car and Driver na época) e Brock Yates (piloto de testes e jornalista automotivo de renome) decidiram fazer exatamente o mesmo percurso em 1971, organizando a corrida que ficaria conhecida como Cannonball Run, que virou até filme e foi repetida outras quatro vezes — em 1971, 1973, 1975 e 1979.

Por ser, de fato, uma corrida de rua, a Cannonball Run acabou cancelada por ser perigosa demais — de tempos em tempos alguém tenta revivê-la, porém em vão. Só que, mesmo não existindo mais, a Cannonball Run inspirou Maximillion Cooper a organizar um evento ainda maior.

A diferença é que o Gumball 3000 não é  e nem nunca foi uma corrida. Apesar de ser considerado um rali, o Gumball 3000 acontece em vias públicas e não tem nenhum tipo de cronometragem ou competição — ninguém quer vencer nada, e sim se divertir até as últimas consequências. O nome Gumball 3000 não tem uma origem oficial, mas pode ter sido inspirado no filme The Gumball Rally que, por sua vez, é inspirado na corrida original de Erwin Baker e traz toda a história amarrada por uma corrida de 3.000 milhas com carros esportivos e de luxo. 3.000 milhas (4.828 km) é exatamente a extensão do trajeto percorrido todos os anos pelos participantes do Gumball 3000.

g3000 (10)

 

Em 1999, 50 carros estavam presentes, e todos eles rodaram por toda a Europa durante 6 dias, passando pelos melhores restaurantes e festas todas as noites, em um trajeto que saía de Londres, Reino Unido, ia até Rimini, na Itália, e voltava a Londres. Imediatamente o evento chamou a atenção da mídia e recebeu muita exposição. Entre os participantes o sucesso também foi claro, e era óbvio que Cooper precisaria repetir o evento no ano seguinte.

Em 2000, os participantes foram instruídos a dirigir até o aeroporto de Londres, onde dois aviões cargueiros russos esperavam para levar todos os carros para Bilbao, na Espanha, de onde os carros partiriam. E assim começou a tradição do Gumball 3000 de atravessar países e continentes, sempre em busca do que há de melhor na vida noturna das maiores cidades do mundo.

g3000 (8)

A taxa de inscrição é bem alta, e por isso a participação costuma ser de celebridades de todas as áreas e gente da alta sociedade. Artistas como o rapper Xzibit, modelos como Kate Moss, atores, cantores, esportistas (a lenda do skate Tony Hawk é figurinha carimbada) e empresários fazem parte do seleto grupo, que precisa pagar a taxa de inscrição de US$ 50 mil e arcar com os custos de combustível, consumo e hospedagem.

Ao longo dos anos, o evento foi ganhando cada vez mais destaque, com cobertura na TV, e a passagem do Gumball por qualquer cidade é sempre algo grandioso — e polêmico. Na edição de 2007, dois aposentados em um Golf GTI foram atingidos por um Porsche 911 que participava do Gumball 3000, que passava pela República da Macedônia, morrendo no local. Depois da colisão, o resto do rali foi cancelado.

Além do trágico acidente, não é raro que os participantes sejam multados pelas autoridades dos países em que se encontram ou tenham seus carros confiscados por realizar inúmeras infrações de trânsito. Nada disto impediu, porém, que o Gumball 3000 continuasse firme e forte nos anos seguintes.

Para 2014, o roteiro vai de Miami a Ibiza, passando por Atlanta, Nova York, Edimburgo, Londres, Paris e Barcelona. A saída de Miami aconteceu na quarta-feira (4), e neste momento os carros devem estar no avião com destino a Edimburgo, na Escócia.

O Gumball 3000 2014 está previsto para terminar no dia 12 de junho. É difícil descrever em palavras o espírito deste evento tão irreverente e espalhafatoso, e por isso toda a ação está sendo documentada e postada na internet — e pode ser acompanhada através do site oficial, do YouTube, do Facebook e do Instagram.

Matérias relacionadas

Hey, mate! A Austrália também tem sua “autobahn” sem limites de velocidade

Leonardo Contesini

Você nunca viu um Nissan Skyline GT-R “Kenmeri” tão inteiro quanto este

Dalmo Hernandes

Adeus, Corvette C7: por que a última geração de motor dianteiro será um ícone para sempre?

Dalmo Hernandes