A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games Projetos Gringos

Para o 1º de Abril, Google transforma o Maps em um grande labirinto de “Pac-Man”

Para se localizar no trânsito, muita gente nem usa mais aparelhos de GPS, afinal qualquer smartphone pode receber centenas de aplicativos diferentes para a tarefa ,pagos e grautitos — Waze, GPS Essentials, Sygic e, claro, o Google Maps. Hoje, 1º de abril, este último recebeu uma nova funcionalidade: um modo Pac-Man.

Disponível tanto na versão do Maps para computadores quanto para dispositivos móveis, o easter egg (é assim que chamam as funcionalidades escondidas em inglês) é bem simples: em determinadas localidades no serviço, é possível transformar as ruas em labirintos de Pac-Man e usar o famoso personagem amarelo com fome infinita para fugir de fantasmas, comer os pontinhos ou devorar os fantasmas depois de comer os pontinhos especiais — não que precisássemos explicar como jogar Pac-Man, não é?

A brincadeira foi anunciada no perfil do Google Maps no Twitter, com direito a um vídeo bem bolado com Pac-Man correndo por ruas do mundo todo, de Paris a Nova York.

Jogar no computador é bastante simples: basta abrir o Google Maps e procurar uma localização que tenha ruas suficientes para formar um bom labirinto e clicar no ícone do modo Pac-Man no canto inferior esquerdo. Caso a localização não seja apropriada (você não vai tentar jogar no meio do Oceano Pacífico, vai?), a tela exibe um aviso que diz para mover o mapa ou clicar em “Estou com Sorte” — nesse caso, o jogo escolhe uma localização aleatória.

pacman

A partir daí, o Pac-Man clássico que todos conhecemos entra em cena, com o diferencial de trazer milhões de labirintos possíveis — você pode até jogar nas ruas da sua cidade! As setas do teclado controlam o herói redondo, mas já avisamos que os controles não são muito precisos, o que vai exigir que você acabe com sua produtividade por alguns minutos para pegar o jeito. Não estamos dizendo, porém, que você deva fazer isso.

pacman-times-sq

A cada novo nível que você passa, acontece exatamente o que acontecia nos arcades e nos consoles antigos: Pac-Man e os fantasmas ficam mais rápidos e uma nova fruta é liberada (as frutas aparecem no meio do mapa e garantem pontos extras). Quando você perde todas as suas vidas, pode começar de novo e compartilhar sua pontuação nas redes sociais.

Agora, se você quiser jogar no smartphone, seja ele Windows Phone, Android ou iOS, há um desafio extra: o jogo só está disponível em alguns lugares do mundo — quase todos, pontos turísticos famosos — e, para encontrá-los, é preciso seguir as pistas disponíveis na página de suporte do Google. Então, você acessa o local pelo app do Maps no seu smartphone ou tablet, pressiona o ícone do Pac-Man e o jogo começa. Aqui, os controles são mais simples ainda: basta arrastar o dedo para mudar a direção do Pac-Man.

A parte legal é seguir as pistas para encontrar os pontos de jogo, mas não é preciso perder mais que dois minutos no Google (pois é…) para encontrar a relação de localidades.

A brincadeira ainda ficará disponível por alguns dias após o 1º de Abril. Ah, e não vá tentar jogar enquanto dirige!

 

Matérias relacionadas

Este DeLorean de quase 580 cv é o melhor sleeper do passado, presente e futuro

Dalmo Hernandes

Este raríssimo Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Cosworth Evo II vale R$ 1 milhão?

Dalmo Hernandes

Need For Speed III: Hot Pursuit  está ganhando um remake não oficial — feito por russos!

Dalmo Hernandes