FlatOut!
Image default
Projetos

Passo a passo: sketch de Opala, por Leo Cast!

Não sei de vocês, mas um dos meus momentos favoritos do saudoso programa Overhaulin’ era quando Chip Foose sentava o traseiro na prancheta e rabiscava o projeto que seria executado em uma questão de minutos, tudo mostrado na frente das câmeras via time lapse. A arte do sketch é uma das principais ferramentas criativas dos designers até hoje, mesmo com tantos recursos e ferramentas de computador. O que temos neste post é o passo a passo de um Opala feito por um dos caras mais famosos no meio dos sketches de carros customizados: Leonardo Castilho, também conhecido como Cast Design.

Cast já faturou diversos prêmios, como o do Grupo Estado (2005), Salão de Acessórios (2006), Editora Panini (2006), Quatro Rodas (2007) e Sae Brasil (2009). Formado em Design Gráfico e Design Industrial na USJT, ele rabisca sketches há onze anos – sua clientela inclui dezenas de particulares, empresas de customização e restauração de automóveis e revistas especializadas.

Ontem ele me mostrou um sketch que havia sido interrompido por sumiço do cliente, comentando que iria terminá-lo “do seu jeito”. Perguntei se ele não toparia registrar um passo a passo para mostrarmos no FlatOut – e o resultado está aí embaixo. Enjoy!

620leocastopala001

A primeira etapa é a demarcação dos contornos do sketch. Linhas retas são feitas com o auxílio de réguas, círculos são desenhados com gabaritos de circunferências (o famoso “bolômetro”) e curvas, como o arco do teto e a silhueta do capô, são rabiscadas à mão livre.

620leocastopala002

Cast começa o trabalho com os demarcadores nos para-choques. Note o uso de diferentes tons para se criar o volume e a textura de plástico…

620leocastopala004

…e a diferença de técnica, com os mesmos demarcadores, para se criar o efeito metálico nas rodas.

620leocastopala005

Hora da cabine de pintura. O grande desafio da composição está na criação de reflexos em diálogo com os volumes da carroceria – e sombras. Está vendo os espaços em branco? Já falaremos deles.

620leocastopala006

Leo volta ao demarcador preto, para criar detalhes como os raios das rodas, frisos da grade, reflexos das janelas e reforçar o sombreado em algumas áreas da carroceria.

620leocastopala007

Agora é a hora da mágica. Cast usa um aerógrafo para preencher os tons médios do sketch – as áreas de reflexo da lataria, que estão em branco. Como na tatuagem, não dá muito pra clarear algo que já foi pintado – exceto detalhes de highlights (veja mais abaixo).

620leocastopala008

Bingo! Com os tons médios aerografados, o Opala ganhou o brilho de carroceria de metal que faltava. Também houve aplicação sutil do aerógrafo nas rodas, colaborando para o efeito cromado.

620leocastopala009

E agora é a hora do tempero final: com guache branco, Cast faz os highlights, os reflexos de registro mais alto. Note as bordas dos para-lamas, vincos da carroceria, detalhes nas rodas e faróis. Os vidros também recebem highlights, perdendo o efeito fosco e ficando mais realistas.

620leocastopala010

Por fim, Leo scaneia a arte e faz retoques finais de tons de saturação, luz e sombra. Moldura no sketch, emblema postado, ready to go! Não deixe de conferir a fanpage da Cast Design para ver todas as artes que o cara fez. E se você quiser um sketch do seu carro, é só fazer um orçamento com ele.

Contatos: [email protected] –  (11) 9 7444 3755

Ah, uma pergunta: estamos pensando em mostrar periodicamente estes “passo a passo”. O Cast já topou. O que vocês acham?