FlatOut!
Image default
Zero a 300

Pedágios mais caros em rodovias federais, Golf SportWagen desembarca no Brasil, Shelby GT350 na pista, um Peugeot de 500 cv e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas verdadeiras do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Pedágios federais devem aumentar com nova Lei dos Caminhoneiros

58_17

Uma das principais mudanças da Lei dos Caminhoneiros, aprovada em março pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma, foi a isenção do chamado eixo suspenso. Caminhões que rodam vazios e têm três eixos ou mais podem tirar um deles do chão. Como o pedágio de veículos de carga é cobrado por eixo, os que estiverem sem carga poderão pagar pedágio apenas pelos que estiverem em contato com o asfalto.

Só que as concessionárias alegam que isso aumentará seus custos e que não estava previsto nos contratos. Isso deve levar o governo a autorizar um aumento nos pedágios federais em até 90 dias, segundo apuração da Folha de S. Paulo. Os aumentos afetarão todos os veículos que circularem pelas estradas, incluíndo carros de passeio e os caminhões carregados, que rodam com todos os eixos no chão — o que pode ser motivo de mais insatisfação para a categoria, que fez uma greve nacional recentemente.

 

Golf SportWagen desembarca no Brasil

11119105_414504428719327_5993338905674559194_n

Foto: Autoplayerz

Depois de ser apresentado no Salão do Automóvel e visto em testes em rodovias brasileiras, o Golf SportWagen parece estar perto de seu lançamento no país. O pessoal do Aütoplayers publicou hoje em sua fanpage no Facebook uma série de fotos da perua desembarcando no porto de Santos/SP.

10994252_414504355386001_5820705013653464959_n

11150300_414504408719329_6376038102882008410_n 11164671_414504452052658_1051342687812276264_n

Fotos: Autoplayerz

O Golf SportWagen (que foi apresentado no Salão de SP como Golf Variant) começou a ser produzido no México neste ano para todo o mercado americano (do norte e latino). Nos EUA a perua será oferecida com motor 1.8 TSI de 180 cv (praticamente o mesmo oferecido no Audi A3 por aqui) e um 2.0 TDI. No Brasil espera-se que a perua use o motor 1.4 TSI de 140 cv, que já equipa o Golf e futuramente irá embalar o Jetta nacional.

 

Ford divulga vídeo do Shelby GT350 na pista

A Ford divulgou nesta semana um vídeo promocional do novo Mustang Shelby GT350 acelerando e roncando alto na pista. O vídeo, gravado no Virginia International Raceway, traz o engenheiro de dinâmica veicular Dave Harmison comentando detalhes do desenvolvimento e da dinâmica do carro, que também pode ser claramente observada nas imagens (diferentemente daqueles teasers com edição frenética onde não se vê quase nada do carro).

O Shelby GT350 foi apresentado no Salão de Detroit no começo deste ano, e traz um novo V8 de 5,2 litros com virabrequim plano — o que colabora para esse ronco de supercarro europeu — capaz de produzir mais de 500 cv e 55 mkgf. A força é moderada por um câmbio manual de seis marchas e depois enviada para as rodas traseiras através do diferencial de deslizamento limitado Torsen. Você pode ver todos os detalhes técnicos do GT350 neste post que publicamos no fim de 2014.

 

Peugeot apresente 308 híbrido de 500 cv

308RHYbrid_1504PC024_02

Já pensou em ter um carro de 500 cv capaz de rodar 33 km/l? Se a Peugeot colocar o 308 R HYbrid em produção, é isso que ela poderá vender em alguns anos. Apresentado no Salão de Xangai, o conceito tem um motor 1.6 THP de 270 cv para as rodas dianteiras, um elétrico de 85 kW, ou 115 cv, associado à transmissão de seis marchas e mais um, com a mesma potência, nas rodas traseiras. Ambos alimentados por uma bateria de íons de lítio de 3 kWh, que fica sob os bancos traseiros, no lugar do tanque de combustível. Como o carro ainda precisa de gasolina, um tanque de 50 litros foi colocado sob o porta-malas, acima do motor elétrico e dos dois transformadores. Isso garantiu uma distribuição de peso de 60% na dianteira e 40% na traseira, considerada ideal pela marca para o 308.

308RHYbrid_1504PC030_02

Com velocidade máxima limitada a 250 km/h, ele vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos e emite apenas 70 g de gás carbônico por quilômetro. A relação peso/potência do modelo, construído sobre a nova plataforma modular da PSA, a EMP2, é de apenas 3,1 kg/cv. Há quatro modos de direção: Hot Lap (500 cv e 74,4 mkgf), Track (400 cv e 54 mkgf), Road (300 cv e 40,8 mkgf) e ZEV (puramente elétrico). A marca, infelizmente, não informa a autonomia puramente elétrica, mas diz que ele é preciso apenas 30 minutos de recarga em tomada para encher as baterias. O motor da transmissão atua como gerador em qualquer desaceleração e ajuda o carro a frear sem ter de usar os discos de 380 mm com quatro pistões na dianteira e de 290 mm na traseira. As rodas são de aro 19, com pneus 235/35 R19.

 

Um outro filme sobre Enzo Ferrari a caminho

EnzoFerrari

Na semana passada soubemos que a vida de Enzo Ferrari será transformada em filme em uma produção ítalo-americana, com direito a Robert De Niro no papel do “commendatore”. Mas hoje descobrimos que há um outro filme sobre Enzo Ferrari produzido na Itália.

A notícia veio da revista Variety através da Road & Track. Segundo a nota, o diretor Michael Mann (de “Colateral” e “Inimigos Públicos”) é o responsável pela produção do filme, que já está quase finalizada. O filme de Mann é inspirado no livro do jornalista americano Brock Yates (o criador da Cannonball Run) “Enzo Ferrari: The Mans, The Cars, The Races, The Machine”.

O filme está sendo planejado desde 2004, e seria dirigido por Sidney Pollack, mas o ator/diretor morreu em 2008 e o projeto teve que ser adiado. O papel de Enzo Ferrari seria entregue inicialmente a Al Pacino, mas não há informações sobre quem irá de fato interpretá-lo nesta nova fase do projeto. Se tudo der certo, as filmagens começarão em 2016.

 

Ford mostra objetos inspirados no futuro GT em Milão

FordSidm2015_objects_guitar_002

O Salone del Mobile, de Milão, maior salão do mundo sobre móveis, virou palco para a Ford exibir como seriam objetos inspirados no novo modelo de seu supercarro, o GT. A empresa desafiou seus designers a usarem a linguagem do veículo para pensar não só em móveis, como uma cadeira, mas também uma guitarra, uma mesa de pebolim e até um veleiro.

Os princípios de criação foram clareza de intenções (destacando elementos de funcionalidade), inovação (ampliar os limites para desenvolver novos designs) e conexão (com o usuário dos objetos por meio de tecnologia compacta e intuitiva). Não vale nem olhar para os objetos com muita animação.

Aparentemente, nenhum deles será colocado em produção. “O Salone del Mobile é um fórum perfeito para dividir parte da criatividade de nossos talentos com o mundo, além de oferecer a estes talentos uma oportunidade de exposição a novas ideias para inspirar o futuro do design da Ford”, diz Moray Callum, vice presidente de design da Ford e irmão de outro famoso Callum, Ian, designer chefe da Jaguar.