FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Personalização de fábrica: conheça as “custom shops” das fabricantes de esportivos e modelos de luxo

Embora a personalização de automóveis esteja em alta nesta atual década de 2010, a prática é tão antiga quanto o automóvel em si. Na verdade, a padronização dos automóveis só aconteceu por volta dos anos 1910 quando os fabricantes americanos — em especial a Ford — adotaram a produção em série para aumentar a eficiência de suas fábricas e reduzir o preço de venda dos automóveis. E foi somente depois da Segunda Guerra que a personalização deixou de ser a regra para se tornar exceção. Para entender como eram as coisas naquele primeiro momento basta lembrar que os automóveis eram feitos de modo semi-artesanal, o que permitia que cada um fosse feito ao gosto do cliente. Mais tarde, quando eles começaram a ganhar carrocerias propriamente ditas, estas eram fabricadas por empresas que as vendiam por encomenda para serem instaladas em chassis padronizados. Já notou como os carros dos anos 1920 a 1940 têm variações de design em um mes