A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Peugeot 2008: a resposta francesa ao Honda HR-V e ao Jeep Renegade – confira preços e versões!

A Peugeot apresentou nesta última terça-feira (7) o crossover 2008, sua aposta para encarar os recém-chegados Honda HR-V e Jeep Renegade, e conquistar um pedaço do bolo cada vez mais disputado dos crossovers compactos. O Peugeot 2008 chega às lojas em maio custando a partir de R$ 67.190 e com duas opções de motorização e até um sistema adaptativo de tração para diferentes terrenos.

Começando pelos motores, o Peugeot 2008 será oferecido com o motor 1.6 16v flex de 122 cv nas versões Allure e Griffe. O motor é o mesmo que equipa o hatch 208, que também emprestou a plataforma e o design ao crossover, e pode ser combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades com aletas para trocas de marcha no volante e função “Eco”, que altera o comportamento para priorizar a economia de combustível.

Peugeot-2008-Brasil-1

A versão topo-de-linha é a Griffe 1.6 Turbo, que vem equipada com o motor 1.6 THP combinado somente ao câmbio manual de seis marchas. Com 173 cv produzidos pelo motor turbo flex, esta versão do Peugeot 2008 supera o Renegade diesel por 3 cv e passa a ser o modelo mais potente do segmento.

peugeot_2008_interna

PEUGEOT2008-4723_16

Embora não tenha tração 4×4 como o Renegade, o Peugeot 2008 Griffe turbo vem equipado com o sistema Grip Control com cinco modos para adaptar a tração a diferentes condições de piso e aderência. A ativação é manual através de um seletor no console central. Os modos são  “Normal”, para uso em asfalto seco ou molhado; “Neve”, que adapta o deslizamento das rodas de acordo com as condições de tração; “Barro”, que transfere o torque para a roda com mais aderência; “Areia”, que permite o deslizamento das rodas para evitar o atolamento; e “ESP off”, que desliga o controle de tração e estabilidade.

Peugeot-2008-Brasil-13

Peugeot-2008-Brasil-15 Peugeot-2008-Brasil-14

Se você estranhou o fato de o modelo topo de linha não ter câmbio automático, a Peugeot tem uma explicação para isso. Segundo a marca, a intenção é oferecer o câmbio automático por um preço mais acessível que o da concorrência. O Jeep Renegade Sport com câmbio automático parte de R$ 75.900, enquanto o Honda HR-V com CVT sai por R$ 75.400. O Peugeot 2008 Allure automático parte de R$ 70.890, uma diferença de R$ 4.510 que pode bancar um dos pacotes de opcionais.

Peugeot-2008-Brasil-4

Por falar em pacotes, os equipamentos de série são os seguintes:

Peugeot 2008 Allure — R$ 67.190 (manual)/ R$ 70.890 (automático): ar-condicionado automático digital de duas zonas, direção elétrica com volante de couro, rodas de liga leve 16 polegadas, airbags laterais, luzes diurnas de LED, faróis de neblina, lanternas traseiras de neblina, sensor de estacionamento traseiro, controle automático de velocidade, cintos de três pontos para todos os ocupantes, porta-luvas refrigerado e sistema multimídia com touchscreen de sete polegadas e navegação por GPS.

Peugeot 2008 Griffe — R$ 71.290 (manual)/ R$ 74.990 (automático): acrescenta à lista do Allure airbags de cortina, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento dianteiro, teto solar panorâmico, bancos esportivos de couro e banco traseiro bipartido.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 Turbo — R$ 79.590: acrescenta à lista pedaleiras de alumínio, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina direcionais, sistema de tração Grip Control e assistente de partida em rampa.

Peugeot-2008-Brasil-11

Todas as versões podem ser equipadas com três pacotes opcionais:

Kit multimídia: conexão à internet pela central multimídia, câmera de ré, TV digital e espelhamento de celulares Miracast (Android) e AirPlay (iOS).

Kit mobilidade: racks para transporte de bicicletas e sistema de reboque com engate removível.

Kit automatização: levantamento de vidros e fechamento da cortina do teto panorâmico com botão “um toque”, e fechamento automático quando o veículo é travado.

O Peugeot 2008 terá seis opções de cores: branco banquise (sólido), branco nacré (perolizado), cinza aluminium, marrom dark carmin, vermelho rubi e preto perla nera (todas metálicas).

Peugeot-2008-Brasil-9

A Peugeot espera que as versões Allure e Griffe automática respondam por 70% das vendas do 2008 (a fábrica estima 1.110 unidades por mês), enquanto a Griffe Turbo deve representar somente 10%. Os outros 20%, logicamente, serão divididos entre as versões Allure e Griffe 1.6 16v com câmbio manual. Embora as vendas comecem oficialmente em maio, o modelo já pode ser encomendado nas concessionárias, que já terão o modelo exposto a partir do próximo fim de semana.

Peugeot-2008-Brasil-5  Peugeot-2008-Brasil-7 Peugeot-2008-Brasil-6 Peugeot-2008-Brasil Peugeot-2008-Brasil-3 Peugeot-2008-Brasil-2

Matérias relacionadas

Isto é um Porsche Boxster transformado em um 356 Speedster. Você teria um?

Dalmo Hernandes

O fim da era aspirada: agora todo Porsche 911 será turbo – conheça as novidades

Gustavo Henrique Ruffo

Polo e Virtus GTS, picape Tarok e T-Cross são os destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes