estamos de volta com mais um best of project cars desta vez com um delicioso croissant sobre rodas o peugeot 205 1 6 16v do leitor euripedes marley — praticamente um 205 gti feito na garagem de casa o inicio a historia deste 205 começa quando euripedes decidiu que nao poderia continuar usando seu 306 diariamente e foi atras de outro carro para substitui lo na procura encontrou um 207 1997 verde com apenas 93 000 km rodados e a 600 km de distancia de sua casa foi ai que o problema começou nao por causa da distancia ou pela idade do carro mas porque euripedes voltou para casa dirigindo o 205 e gostou tanto da dinamica e se divertiu tanto ao volante do frances que ao chegar em casa pensou vou ter que encontrar outro daily driver mesmo assim na frente da familia e dos amigos ele jurou que iria manter o carro original e voce sabe o que isso significa em 99% das vezes nao e a empolgaçao era tanta que logo ao chegar em casa euripedes começou a fazer uma revisao geral no carro atras de eventuais defeitos e reparos necessarios uma higienizaçao no interior e um trato no visual com tudo pronto foi so lavar e começar a usar os primeiros upgrades como previsto euripedes começou a usar o carro diariamente a ideia era simples e um carro com bom desempenho economico equipado com ar condicionado e nem um pouco visado por ladroes de carro como bom gearhead euripedes começou a dar um trato no visual do carro primeiro instalou os farois de neblina amarelos no padrao tipico da peugeot e dos carros franceses em geral e repintou as rodas brancas com a cor chrome shadow tambem um padrao da psa como ele mesmo diz foi ai que a coisa começou a perder o rumo um dia voltando para casa o carro morreu no meio de uma grande avenida da cidade apos tentativas insistentes de fazer o motor ligar o carro finalmente pegou andou um quilometro e parou procedimento repetido mais um quilometro e parou de novo e assim sucessivamente ao longo de cinco quilometros ao verificar o que aconteceu euripedes encontrou um strogonoff sob a tampa da admissao a junta do motor 1 4 fora para o espaço logo agora que ele pensava em um upgrade turbo para o peugeot o swap de motor normalmente o reparo do motor envolveria a desmontagem limpeza substituiçao das peças comprometidas e a remontagem normalmente e nessa hora que aparecem aqueles amigos com ideias mirabolantes como por exemplo instalar um motor 1 6 16v mais moderno no lugar do 1 4 original nao tao normalmente esse amigo por acaso tinha um motor 1 6 16v tu5jp4 retirado de um citroen xsara 2002 tambem por acaso os amigos tinham as ferramentas necessarias para fazer o swap todo por conta propria todas mesmo o swap usaria o cambio do 1 6 e nao incluiria modificaçoes de performance para nao comprometer a confiabilidade no uso diario apenas o coletor de escape foi modificado por um modelo 4x1 a injeçao tambem seria original bem como chicotes sensores e o maximo possivel de itens originais para manter a simplicidade e o custo baixo para ajudar o motor estava em perfeito estado bastando apenas uma boa limpeza antes da remontagem e instalaçao mas voce sabe um swap de motor nunca e facil por mais que digam que tudo e plug and play sempre tem algo que voce pluga e nao play ou pior sequer pluga o bicho pegou no chicote eletrico do motor no suporte superior do motor e em alguns acessorios dos perifericos devido as diferenças de um cofre para outro felizmente tudo foi contornado com um pouco de inspiraçao e muita transpiraçao e logo o carro ja estava pronto para sua primeira partida mais upgrades com o motor pronto euripedes partiu para outros upgrades nada de potencia lembre se o negocio foi mais sutil novos freios vindos do 306 gti com discos maiores e rodas de aço estampado fumagali no lugar das peugeot laser mais pesadas depois veio um toque de personalizaçao ao interior um volante original do peugeot 205 gti e o quadro de instrumentos do citroen bx em seguida veio o escape novo feito de inox com canos de duas polegadas o que ajudara na respiraçao do motor quando euripedes decidir dar um tapa na admissao do carro por ultimo o 205 ganhou um jogo de amortecedores bilstein e molas originais psa porem mais curtas um ultimo problema o tal suporte superior do motor acabou forçando uma posiçao diferente do conjunto motor cambio como resultado uma das semi arvores acabou reposicionada e com o tempo foi para o espaço diante disso euripedes precisou reposicionar o motor para reposicionar as semi arvores da forma correta bastou encontrar o suporte correto e o problema foi resolvido os ultimos upgrades um dos pontos fracos do peugeot 205 e sua estrutura pouco rigida a soluçao foi travar o bichinho com uma barra frontal para unir as longarinas e uma outra barra de amarraçao ligando as torres dos amortecedores dianteiros tudo foi feito a mao sob medida depois ele ainda comprou um spoiler traseiro algo que ajuda a reduzir o arrasto permitindo uma velocidade final mais elevada e um jogo de arcos de para lamas para coroar o projeto euripedes ainda encontrou um jogo de rodas speedline originais do 205 gti dando sopa no mercado livre nao pensou muito antes de arremata las bastou um banho de tinta et voila estavam prontas para completar o visual do carro no final o carro ficou com um visual quase gti e com a mesma potencia do gti original dos anos 1980 com o motor 1 6 xu5ja de 115 cv nada mau para aquele carro que queria ser apenas um daily driver diferente barato e eficiente nao e mesmo
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