A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Piaggio Vespa está de volta ao Brasil – conheça os preços e versões

Depois de quase três décadas de ausência as clássicas scooters italianas Piaggio Vespa estão de volta ao Brasil. A marca já havia anunciado seu retorno em julho deste ano, mas o lançamento oficial só aconteceu na semana passada e as vendas estão iniciando nesta segunda-feira (10).

Diferentemente dos anos 1980, quando desembarcou no Brasil pela última vez e era montada pela Caloi, a Vespa  não está voltando para ser uma opção acessível de transporte barato. Com o mercado dominado pelas gigantes Honda, Suzuki e Yamaha, além de outras marcas de baixo custo, a Vespa desta vez chega como produto premium — suas concessionárias até são chamadas de “boutiques”.

A Vespa será oferecida em quatro versões, Primavera 125 e 150; Sprint 150, GTS 300 e 946 Emporio Armani, porém somente as duas variações da Primavera estão disponíveis hoje — e apenas para compra pelo site da Vespa. O modelo parte de R$ 22.890 na versão Primavera 125 e chega aos R$ 27.930 na série especial Primavera Série Histórica, edição limitada a 1.000 unidades e equipada com motor de 150 cm³. Os preços da Sprint, GTS e 946 Armani ainda não foram divulgados.

Unknown-2

Todas elas usam motores quatro-tempos de um cilindro com três válvulas. Na Primavera 125 são 11 cv e velocidade máxima de 91 km/h, podendo rodar 42 km/l. A versão usa carenagem de metal com estilo moderno inspirado no modelo clássico, e tem computador de bordo integrado ao quadro de instrumentos.

 

Nos modelos 150 a velocidade máxima sobe para 98 km/h sem afetar o consumo, permitindo que a Vespa rode os mesmos 42 km/l da 125. A Sprint 150 também tem visual modernizado, porém inspirado nos modelos esportivos da Piaggio nos anos 1960 e 1970. Ela será oferecida somente na cor cinza titânio (Grigio Titanio) e usa rodas de 12 polegadas, luzes de LED e freios ABS. Considerando seu preço na Europa, o modelo deve chegar aqui por cerca de R$ 24.500.

Já na GTS o motor de 300 cm³ produz 22 cv e a leva aos 122 km/h, consumindo um litro de gasolina a cada 32 km. A versão também usa freios a disco com ABS nas duas rodas e controle de tração. Segundo a fabricante, a GTS é voltada para uso misto em cidade e estrada. Deve ser vendida por entre R$ 30.000 e R$ 32.000.

Por último há a versão 946 Armani, uma edição especial para comemorar os 40 anos da Giorgio Armani e os 130 anos do Grupo Piaggio. A versão usa uma combinação de cores cinza esverdeado com o banco de couro castanho assinada pela Armani, além de monobloco de alumínio, câmbio de quatro marchas, freios a disco com ABS de dois canais, controle de tração e rodas de 12 polegadas. Por conta da grife, seu preço deve chegar facilmente aos R$ 55.000.

Nos dois primeiros anos de operação da Piaggio no Brasil as Vespa serão importadas. Nesse período a marca espera vender cerca de 2.000 exemplares até o fim de 2016 e outros 12.000 em 2017. Futuramente, a Piaggio pretende formar uma parceria com alguma grande fabricante ou montadora para produzir seus modelos localmente.

Matérias relacionadas

O novo BMW Série 3 G20 foi revelado oficialmente – e chega ao Brasil no segundo semestre de 2019

Dalmo Hernandes

Esse cara pegou 30 anos de cadeia por fazer um “test drive” de 3.500 km e duas semanas em um Porsche Panamera

Dalmo Hernandes

Em vez de aplicar multa, policiais americanos compraram cadeirinha infantil para família sem condições

Dalmo Hernandes