A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos WTF?

Piloto consegue chegar ao fim do Rally Mexico colocando cerveja no radiador

Beber e dirigir é uma péssima ideia, não só porque é ilegal, mas também por ser extremamente perigoso. Mas isto não impede que seu carro tome umas, não é? E não estamos falando de abastecer o tanque com etanol — estamos falando de  colocar cerveja no sistema de arrefecimento do carro. Foi isso que um piloto do WRC fez para conseguir completar o Rally Guanajuara Mexico no último fim de semana.

O piloto Belga Thierry Neuville, piloto da equipe Hyundai Motorsport do WRC, ganhou uma garrafa de 1,5 l da cerveja Corona depois de conseguir o terceiro lugar no último estágio — o chamado power stage — do Rally Mexico. Neuville não bebe, mas por sorte ele guardou a garrafa no carro antes de começar a jornada de 33 km de volta para a área de serviço — necessária para que ele e o navegador Nicolas Gilsoul pudessem subir ao pódio.

Depois de três ou quatro quilômetros de estrada, Neuville viu que a temperatura do motor estava alta demais, sinal de que algo estava errado.

O radiador tinha um buraco que acabou deixando vazar todo o fluido do sistema de arrefecimento do carro. A dupla então parou o carro na beira da estrada e removeu o para-choque do i20 para remendar o furo. O conserto foi bem rápido, mas logo surgiu outro problema: não havia mais líquido para o sistema de arrefecimento.

neuville-rally-mexico (1)

Mas havia cerveja, e os dois não pensaram duas vezes antes de despejá-la no radiador. Depois de alguns quilômetros, eles pararam de novo para colocar mais cerveja. Neuville contou ao WRC.com:

Tentei ficar calmo e disse à mim mesmo que daria tudo certo, mas quando vi que ainda faltavam mais de 25 km pensei “ok, chegamos ao fim’. Depois que paramos de novo a temperatura abaixou e eu pensei “é, vai dar tudo certo mesmo”.

O carro só parou de novo na linha de chegada — bem a tempo de conseguir subir no pódio pela primeira vez no terceiro rali da equipe — e ganhar mais cerveja. Neuville não está bebendo, mas disse que, com o bom resultado, “pode mudar de ideia a qualquer momento”.

neuville-rally-mexico (3)

Se todo o líquido não tivesse vazado, eles poderiam ter chegado à área de serviço usando ovos: ao jogar um ovo cru (mas só a clara, hein!) dentro no sistema de arrefecimento, o líquido quente os faz cozinhar. Se o furo for no radiador, a pressão o leva direto para o furo, que é tampado com o sólido.

sexta-Ovo-do-radiador-rally-dos-sertões-630

Mas talvez fosse mais difícil ainda encontrar um ovo no meio do rali…

[ Foto: Lucas Santochi/Tazio ]

Matérias relacionadas

É assim que se faz um Porsche 918 Spyder com as próprias mãos

Dalmo Hernandes

Amor gearhead: este casal se conheceu graças aos carros – e estão juntos até hoje por causa deles

Dalmo Hernandes

GT4586: é assim que se coloca o V8 da Ferrari 458 em um Toyota GT86

Dalmo Hernandes