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Técnica

Pistão líquido? Conheça o novo motor que promete revolucionar a combustão interna!

Nos últimos 130 anos a maioria dos carros e demais veículos motorizados usaram motores de pistões reciprocantes — primeiro baseados no ciclo Otto, depois no ciclo Diesel. Há uma boa razão para isso: dentre as dezenas de tipos de motores de combustão interna, estes foram os que melhor conseguiram equilibrar eficiência termodinâmica, confiabilidade/durabilidade e um conjunto relativamente compacto e prático. E embora um motor V8 biturbo com injeção direta seja muito diferente do motor monocilíndrico que Karl Benz instalou em seu Patent Motorwagen no século 19, eles funcionam exatamente da mesma forma: a mistura ar-combustível é admitida, comprimida, acendida por uma centelha, a explosão empurra o pistão, os gases resultantes saem pelo escape e tudo começa novamente. Todas as inovações foram apenas aperfeiçoamentos da receita básica — e o mesmo vale para os motores diesel, com a única diferença de detonar a mistura pela compressão. Ao longo dos anos muitos engenheiros e invento