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Pode comemorar: a Mitsubishi desistiu de matar o Lancer Evolution (ao menos por enquanto)

Tudo começou — ou acabou — há alguns anos, quando a Mitsubishi anunciou que iria concentrar seus esforços de desenvolvimento em veículos “sustentáveis”.  Logo surgiram os primeiros boatos de que o Lancer Evolution deixaria de ser produzido “em breve”. O tempo passou e o Evo continuou por aí, e nós (e todo mundo) até esquecemos que ele estava perto do fim.

Mas então, em março deste ano veio a notícia: o próprio diretor de projetos da Mitsubishi declarou que o Lancer Evolution X seria o últlimo de sua espécie, e deixaria a linha e produção no final de 2014. Os motivos para o fim do Evolution seriam o alto custo de produção e a baixa procura pelo modelo. E para decepção geral dos fãs do modelo, em seu lugar, a marca pretende fazer um modelo menor e híbrido, sem relação com o Lancer, caso haja demanda.

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Só que agora o site Autoguide apareceu com uma notícia que vai fazer os motores turbo roncarem alto outra vez. Segundo Amanda Savercool, executiva da marca nos EUA, o Lancer Evolution não deixará de ser produzido no fim do ano, e continuará evoluindo por mais um ano, pelo menos.

“Ao menos, aqui nos EUA, a Mitsubishi Motors North America, Inc. está comprometida com o lançamento do Lancer Evolution 2015”, disse a executiva ao Autoguide.com. “A produção dos modelos norte-americanos para 2015 vai começar em julho de 2014”.

Caso a Mitsubishi não esteja pensando em fazer uma série de despedida nessa nova leva americana, o Lancer Evo irá completar oito anos em 2015 — uma idade bem avançada para qualquer carro, especialmente para um esportivo.

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A declaração da sra. Savercool coincide com os planos da Mitsubishi em lançar um novo Lancer para 2016, e isso pode significar duas coisas: 1) o fim da produção do Lancer Evolution foi adiada em um ano, ou 2) ele será produzido como conhecemos até 2016 e ganhará uma nova versão “Evolution XI” a partir de 2016.

Preferimos acreditar na segunda opção — especialmente agora que a Subaru colocou nas ruas a nova geração dos seus já clássicos WRX e STI — um status alcançado graças à rivalidade com o Mit. Até eles precisam do Evolution por aí.