A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Garagem do Bellote

Polo GTI: edição limitada e diversão sem limites

Há sete anos um pequeno esportivo com a sigla GTI foi anunciado pela Volkswagen e causou alvoroço no mercado. O Polo GTI chegou em uma pequena tiragem de apenas 30 exemplares. A idéia seria trazer mais um lote com 30 unidades na sequência, mas ele nunca chegou por aqui.

Uma das razões pode ter sido o preço, equivalente na época a um Golf GTI. Talvez o fato de ser duas portas também tenha prejudicado as vendas. De qualquer modo, o pequeno é um verdadeiro esportivo, se tornou raridade com o passar do tempo e encontrar um deles em perfeito estado é bem difícil.

O exemplar da matéria é um deles. Curiosamente ele está no terceiro dono e teve as rodas de 17 polegadas pintadas de preto, algo que realçou seu estilo. A carroceria de duas portas é exclusiva da versão, além da grade dianteira em formato de colméia e a saída dupla de escapamento.

Polo  GTI 03

O interior também é digno da estirpe esportiva. Os bancos com acabamento xadrez passam uma idéia clássica e, ao mesmo tempo, de continuidade. Afinal, o primeiro Golf GTI trazia essa padronagem quando foi lançado nos anos 1970. Algo que define a própria trajetória da versão ao longo dos anos.

A diversão começa mesmo agora. O motor é o mesmo usado pelo Audi A3. O motor turbo de 1,8 litro entrega originalmente 150 cv a 5.700 rpm e torque de 22,4 kgfm. No caso desse exemplar ele passou pelo upgrade, também usado pela marca alemã, e disponibiliza 180 cv.

Polo  GTI 04

Já tive a oportunidade de guiar muitas coisas, e o Polo me surpreendeu positivamente. A direção é bem acertada, os freios eficientes ao extremo e a suspensão encara as curvas com desenvoltura. Exatamente o que se espera de um carro assim.

Além disso, a transmissão – como sempre – é um ponto forte da Volkswagen e as reações do hot hatch ao estímulo do acelerador bem saudáveis. Pra quem gosta de punta-tacco, é o carro perfeito. As reduções rápidas agradam os ouvidos e estimulam uma tocada mais forte.

Polo  GTI 02

Pequeno. Veloz. Eficiente. Ficou a vontade de testá-lo em uma pista. O Polo GTI é digno de usar esse logotipo e um dos esportivos mais divertidos que tivemos por aqui na última década. Na próxima semana falarei sobre o Honda Civic Si. Nos vemos!

Matérias relacionadas

Porsche 911: 50 anos em 10 minutos

Renato Bellote

Seria o Marea Turbo o esportivo mais injustiçado do Brasil?

Renato Bellote

Cadillac Coupe Deville 1959: o American Way of Life sobre rodas

Renato Bellote