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Polo GTI vs. Golf GTI: quais as diferenças e semelhanças entre eles?

O novo Volkswagen Polo, nova geração do hatchback, foi apresentado há poucos dias e já está de passagem carimbada para o Brasil. É pouco provável que tenhamos a versão GTI oferecida no Brasil – já temos o Golf GTI preenchendo o nicho dos hot hatches por parte da VW e toda a homologação de um novo modelo não compensaria o investimento. Mas isto não nos impede de querer saber: como o novo Polo GTI se compara com o Golf GTI?

Tocamos neste assunto porque, apesar de pertencer ao segmento imediatamente inferior ao do Golf GTI no mecado, o Polo GTI compartilha com ele a arquitetura MQB, tem dimensões semelhantes e utiliza sua própria versão do motor 2.0 TSI EA888. Nossa aposta é que, na Europa, o pessoal vai ficar em dúvida entre o pacote consagrado do Golf GTI e a novidade do Polo GTI.

Mas o que, afinal, os dois carros têm de igual – e de diferente? Para responder a esta pergunta, vamos comparar os dois, lado a lado, à moda antiga. Bora?

 

Por fora

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O Volkswagen Polo de sexta geração chega com a nova “cara” dos Volkswagen e é um bom exemplo do visual evolutivo dos alemães. Como já comentamos, os faróis continuam tendo sete arestas, mas são mais integrados à nova grade da Volks, que estreou no sedã/cupê de quatro portas Arteon. A dianteira tem um perfil mais arredondado e baixo, o que dá ao Polo uma expressão mais sisuda e sofisticada, em nossa opinião. Achamos que não vai demorar para que o Golf, que tem um visual mais tradicional, acompanhe o Polo nas mudanças.

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Ambos os carros têm elementos de design característicos de seus modelos. Desde a primeira geração o Golf tem a coluna “C” mais larga e lanternas traseiras mais baixas e largas, e a partir da quinta geração as lanternas começaram a invadir a tampa do porta-malas. O Polo conserva a traseira que lembra muito a do BMW Série 1, e traz na coluna C uma janela fixa que marca presença desde a quarta geração. E um detalhe: não há mais versão de duas portas do Polo, apenas quatro-portas, por uma questão de demanda. O Golf continua a ser oferecido com duas portas, mas isto também pode mudar em breve.

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Medidas: o Polo GTI tem 4.053 mm de comprimento, 1.780 mm de largura, 1.448 mm de altura e entre-eixos de 2.564 mm (as bitolas ainda não foram divulgadas). O Golf GTI tem 4.255 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.452 mm de altura e entre-eixos de 2.637 mm. Ou seja: o Golf é cerca de 20 cm mais longo e tem entre-eixos quase 7 cm maior, o que ainda dá uma boa diferença de porte entre ambos os carros. A diferença de largura entre ambos os carros é bem menor: apenas 1,9 cm. Proporcionalmente, então, o Polo GTI é mais largo, e isto o faz parecer mais assentado e próximo do chão do que o Golf GTI.

O fato de compartilharem plataforma também tornou o Polo GTI muito mais prático. Até mesmo o tamanho do porta-malas ficou bem perto do Golf: antes eram 280 litros, agora são nada menos que 351 litros. O Golf GTI acomoda 380 litros de bagagem.

 

Por dentro

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O Golf GTI segue com seu excelente acabamento, design limpo e ergonomia impecável. Para a linha 2017, recebeu uma central multimídia maior e o painel digital Active Info Display, versão da Volks para o Virtua Cockpit da Audi. As saídas de ar ficam na posição tradicional, os bancos são revestidos de tecido preto com xadrez e a sensação de amplitude é um de seus trunfos.

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Este Golf GTI está equipado com os bancos de couro opcionais, mas o tecido xadrez é bem mais legal. Detalhe é que o painel ainda tem mostradores analógicos nesta foto.

O Polo GTI foi projetado pensando já na década seguinte, e por isto traz algumas mudanças sensíveis. As linhas do interior são mais angulosas, uma seção do painel é pintada na cor do carro e a central multimídia ganha destaque, ficando na parte mais alta do painel, com as saídas de ar logo abaixo. Com as molduras brilhantes pretas no painel e na central, somadas às superfícies em cores fortes, lembramos de gadgets modernos como celulares e laptops coloridos, ou do Nintendo Switch. É uma tendência bastante forte no design industrial atual.

 

Mecânica

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Como já falamos, tanto o Polo GTI quanto o Golf GTI usam o motor 2.0 TSI EA888 da Volkswagen. Trata-se de um quatro-cilindros com 1.984 cm³ com diâmetro x curso de 82,5×92,8 mm com taxa de compressão de 9,6:1, alimentado por um sistema de injeção direta. Como é turbinado, o EA888 permite algumas calibragens diferentes.

No Golf (considerando a versão de base, sem pacotes de performance), o motor entrega 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm, enquanto o torque é de 35,7 mkgf entre 1.500 e 4.400 rpm. Pode ser acoplado a uma caixa manual ou de dupla embreagem, ambas com seis velocidades, e é suficiente para que o Golf vá até os 100 km/h em 6,5 segundos, com máxima de 246 km/h.

Quanto ao Polo, por enquanto a VW revelou apenas a potência do motor 2.0 TSI: 200 cv (197 hp). Com isto em mente, acreditamos que seja uma versão do motor EA888 parecidíssima com a que equipa o Skoda Superb II, o VW Scirocco e o Audi TT. São 200 cv entre 5.100 e 6.000 rpm, e 28,6 mkgf de torque entre 1.700 e 5.000 rpm. O câmbio manual é o mesmo do Golf GTI, mas a caixa DSG tem sete marchas, e não seis.

Uma diferença importante entre os dois motores é o sistema Valvelift desenvolvido pela Audi, que controla o nível abertura das válvulas de admissão e escape em dois estágios e funciona de forma complementar ao comando duplo variável no cabeçote (que controla o tempo de abertura das válvulas). O Valvelift evita perdas de fluxo na câmara de combustão e também assegura que os gases do sistema de escape sejam direcionados para o turbo da forma mais eficiente, o que ajuda a aumentar o torque.

Ainda não há dados de desempenho do novo Polo GTI mas, considerando seu posicionamento no mercado abaixo do Golf GTI, ele não deverá ser mais rápido, ainda que seja mais leve que o irmão mais velho. Informações extra-oficiais apontam um tempo de 0-100 km/h menor que 6,7 segundos, que é o tempo do antigo Polo GTI.

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