A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #92

Polo VRT 4Motion: confira os detalhes da transformação do Project Cars #92

Quando decidi fazer o swap pro VR6, a maioria das idéias e pesquisas foram de sites gringos, pois esse tipo de adaptação lá fora tem de sobra, MK2, MK3, Ibiza, Cordoba, Polo 6N (hatch), todos esses eram minha inspiração pra montar o Polo Classic aqui no Brasil. Agora, chegou a hora de descrever as loucuras que fiz pra esse projeto chegar onde está. Vamos nessa?

 

Motor

Foto1

Primeiro foram as peças do motor, praticamente todas novas: pistões, bielas, corrente e esticadores, sensores, juntas, parafusos, canos, bombas de água e óleo, molas do cabeçote HD etc. O motor ficou zerinho. EBay e ECS Tuning foram minha salvação pra achar todas as peças.

Foto2

A turbina a principio será uma GT3076r com caixa quente .82, pois curto uma pegada rápida do turbo — gosto dela cheia perto das 3.000, 3.500rpm, por isso essa turbina menor. Depois pode ser que eu troque por uma GTX3582R ou similar.

Foto45

 

Câmbio

Foto5

A adaptação do câmbio deu um pouco de trabalho, vai ser usado o famoso 02M de seis marchas dos Audi S3 e TT e dos VR6 24V de quarta geração — o mesmo que foi vendido no Brasil há alguns anos.

Só que havia um problema: a capa seca dos S3 não encaixava no VR6 e o câmbio do VR6 é somente para tração dianteira. Então como encontrar uma capa seca para o câmbio 02M que sirva no VR6 e tenha ligação para o cardã? Solução bem difícil de nome pequeno: “R32”!

Pois é, como não temos esse carro sobrando nos desmanches aqui do BR, o jeito foi importar a peça. Não foi barato, deu muito trampo, mas consegui e o sonho estava cada vez mais perto.

Foto6

Só que a alegria durou pouco, a caixa seca veio de um carro 2004, ela tinha algumas mudanças pra caixa seca do S3 que era 2001, a do S3 tinha o rolamento do eixo piloto cônico com pista, já a do R32 era com rolamentos de cilindro.
Tivemos que trocar um pelo outro e fazer um pequeno trabalho de fresagem na caixa seca. No final conseguimos resolver e o câmbio foi fechado com sucesso.

 

Tração

Foto7

Aqui sim o bicho pegou. Lá fora eles têm o Golf e o Passat na versão VR6 2.9 Syncro, que é meio que um ancestral do 4motion e facilitaria a adaptação do eixo e do diferencial traseiro. Até pensei em importar o eixo, mas era totalmente inviável pelo peso e pelo tamanho.

Então começamos a adaptar todo o conjunto do S3 mesmo, agora depois de pronto eu sei que deveria ter trazido esse eixo de fora, sairia com certeza mais barato e ficaria mais original.

Foto8

Mas enfim, o trabalho visualmente ficou muito bom e deu alinhamento perfeito.

 

Suspensão

Foto9

Antes mesmo de tirar o motor original eu já tinha instalado um jogo de coilovers Koni para o Polo 6N que deixou a frente muito boa. Só a traseira ficou meio estranha, pois o coilover era pra um carro mais leve (hatchback), e eu deveria ter comprado a peça para o Golf MK3, que tem a mesma suspensão do Polo Classic.

Erros acontecem num projeto, mas agora depois de todas essas modificações de motor e tração, sei que os coilovers do Golf também não ficariam bons. Não tenho certeza ainda, mas acho que só mudaremos as molas do coilover por outras que aguentem mais peso, pois nessa brincadeira o Polo deve ter engordado uns 200 kg.

Freios

Foto10

Por último, mas não menos importante — aliás, muito importante — precisei de um kit de freio muito bom pra parar esse 4motion. Ele é composto por pinças de Alfa Romeo 166 v6 (Brembo), pastilhas EBC Red, discos de freio do BMW M3 E46 (325 mm x 28 mm), linhas com flexíveis ECS Tuning e fluido RBF600 Motul. Na parte traseira fica o conjunto original do S3 8L com disco ventilado (256 mm x 22 mm).

O projeto já está bem avançado, agora “só” resta a parte elétrica, linhas de combustível e montagem do interior. No próximo post ele já deverá estar andando (tomara!) e eu mostrarei o interior com bancos concha de couro e ultra-suede, painel também com ultrasuede e o que pretendo fazer com a parte de funilaria e pintura.

Duvida e criticas, por favor, comente! Leio e respondo a todos os comentários. Abraços e até a próxima!

Por Marco Korvo, Project Cars #92

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Fiat Palio turbo: acertando o stance, dinâmica e freios do Project Cars #257

Leonardo Contesini

Project Cars #101: conheça o projeto do Fórmula SAE da equipe FSAE Unicamp

Leonardo Contesini

Chevrolet Caravan V8: os detalhes da instalação do small-block no Project Cars #262

Leonardo Contesini