A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

O ronco musical do Lancia Stratos HF Stradale é um presente para seus ouvidos

Marchettino é um daqueles caras que levam a vida do jeito que todos nós gostaríamos: fotografando e filmando supercarros nas ruas, cobrindo eventos com supercarros e dirigindo supercarros enquanto filma tudo. Hoje, graças a ele, você e eu vamos poder dar um passeio em um Lancia Stratos HF Stradale — o real deal, nada de réplicas. Coloque os fones de ouvido e aumente o som — você não vai se arrepender.

O Stratos faz parte do panteão dos carros mais adorados por entusiastas do mundo todo — junto com a Ferrari F40, o Ford GT40, o Ford RS200, ele é um daqueles carros que sempre figuram em listas de “melhores de todos os tempos”, mas que poucas pessoas no mundo têm a oportunidade de guiar como se deve. O que é uma pena, porque mais pessoas (nós, inclusive) deveriam ter a oportunidade de viver momentos como estes:

Sem música, sem narração, sem filtros ou efeitos. O que temos aqui é a pura experiência de conduzir um Lancia Stratos pelas estradas sinuosas dos Alpes italianos — apenas o ronco do V6 Ferrari invadindo o cockpit . O motor começou a ser desenvolvido em 1956 pelos engenheiros da Ferrari para ser usado na Fórmula 1. Com 1,5 litro de deslocamento, comandos nos cabeçotes e 65° entre as bancadas de cilindros, o motor começou a ser usado nos carros de Fórmula 1 da marca italiana no fim da década de 50.

Ao longo dos anos, o V6 foi crescendo em deslocamento até chegar aos 2,4 litros — e foi com esta capacidade que o motor foi cedido à Lancia para uso no Stratos no início da década de 70. Em configuração de rua, o motor entregava 192 cv, enquanto nos ralis, categoria na qual o Stratos foi extremamente bem sucedido — vencendo a Targa Florio de 1974 e o Rali de Monte Carlo entre 1975 e 1977, só para citar alguns exemplos —, a potência variava entre 275 cv (aspiração natural) e 520 cv (turbo).

O design ficou sob a responsabilidade de Marcello Gandini, do estúdio Bertone (que projetou, entre outras lendas, o Lamborghini Gallardo). O Stratos tem formato de cunha, entre-eixos curto e proporções compactas e, ao mesmo tempo, musculosas. É um visual matador.

lancia_stratos_hf_21

Ainda mais desse jeito

Claro que ele não é um carro perfeito — se você já assistiu ao clássico episódio do Top Gear no qual Jeremy Clarkson e Richard Hammond dão um passeio em um Stratos Stradale, deve saber que sua ergonomia é um desastre e que sua qualidade de construção não era das melhores.

“Vou trocar de marcha, e isto vai envolver homens se tocando!”

Bem, nada disso importa muito quando se trata de uma lenda — temos certeza de que estas particularidades não nos incomodariam nem um pouco se pudéssemos acelerar um clássico de tamanha importância.

Matérias relacionadas

Pegue uma carona no McLaren F1 GTR com este vídeo matador

Dalmo Hernandes

Que tipo de pessoa usaria uma Ferrari F50 para fazer wakeboard?

Dalmo Hernandes

Esta van Chevrolet é o sleeper mais legal da galáxia (nesta semana)

Dalmo Hernandes