A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Porsche 908/04: o conceito inspirado em uma lenda das pistas que nunca vamos dirigir (nem no videogame)

Não importa se você joga Gran Turismo desde moleque ou se só conheceu a franquia recentemente, com os últimos jogos — em ambos os casos, você certamente sentiu falta da Porsche entre as fabricantes presentes no jogo. A companhia de Stuttgart fez um contrato longo demais com a Electronic Arts nos anos 1990 e por isso você nunca viu os modelos da marca em Gran Turismo ou nos primeiros Forza. Tudo o que tivemos até agora foram os insanos esportivos da Ruf, que são baseados na plataforma da Porsche, mas por terem marcação própria do chassi, são considerados modelos diferentes do 911.

Isto também significa que a Porsche ficou de fora do programa “Vision Gran Turismo”, no qual as fabricantes desenvolvem conceitos virtuais exclusivos para o jogo, com total liberdade criativa. E isto não parece que vai mudar tão cedo.

porsche-vision-gt (8)

Dito isto, uma pequena equipe de designers decidiu resolver parte deste problema. Como? Criando sozinhos um conceito Vision Gran Turismo para a Porsche. Seu nome é Porsche 908-04 Concept e, meus amigos, ele é o Porsche futurista com o qual sempre sonhamos. É simplesmente lindo. Olha isso!

A ideia partiu de uma equipe de seis designers, de diversas nacionalidades, que trabalham em fabricantes de automóveis chinesas: Alan Derosier (design do exterior), Marcos Beltrão (modelagem da carroceria), Martin Peng (modelagem dos componentes), Guillermo Mignot (design do interior), Hasan Umutlu (modelagem do interior) and Tom Wheatley (edição das imagens). A proposta? Criar um conceito futurista que, ao mesmo tempo, trouxesse de volta a simplicidade dos carros de corrida de antigamente. Para isto, a inspiração escolhida foi o Porsche 908 Langheck, de 1969.

Revs-Porsche-Rennsport-35

Ficamos até felizes em saber que eles não escolheram o Porsche 917 — ele é o maior ícone da Porsche nas pistas, mas seria fácil demais. O 908 é um carro menos badalado, criado em 1968 para cumprir o recém-modificado regulamento do Grupo 6, para protótipos com motor de até três litros.

O 908 tinha um flat-8 de, bem, três litros, arrefecimento líquido e duas válvulas por cilindro. Estava longe de ser o state of the art da época e não era dos mais potentes, com cerca de 350 cv a 8.400 rpm, mas era confiável e robusto o bastante para as corridas de longa duração. Com ele a Porsche competiu nas 24 Horas de Le Mans e Daytona, além de outras provas de endurance como os 1.000 Km de Nürburgring.

Apesar de não ter feito muito sucesso nas pistas (esta parte ficou com o 917), o Porsche 908 era um belíssimo carro de corrida — um protótipo baixo, de linhas aerodinâmicas e sensuais, e uma longa traseira que caía suavemente até quase encostar no chão a fim de reduzir o arrasto aerodinâmico nos retões dos circuitos europeus. A partir de 1969, no entanto, a Porsche decidiu transformá-lo em um spyder de cockpit aberto e traseira mais curta, configuração que resistiu até 1981 — quando a fabricante adotou um flat-six turbinado de 2,1 litros e mais de 500 cv.

O cupê Langheck (que significa “cauda longa” em alemão), porém, certamente é a versão de visual mais marcante. E sua inspiração é evidente no 908-04 concept — basta olhar para as proporções da carroceria, com para-lamas salientes, cockpit baixo e estreito, desenho quase minimalista na dianteira e, claro, a longa traseira.

porsche-vision-gt (5) porsche-vision-gt (6)

Também é possível identificar elementos do Porsche 918 Spyder e do conceito Mission E, sobre o qual falamos aqui há algum tempo. E o mais interessante é que, apesar de ser um carro de visual futurista com alguns toques retrô, o 908-04 Concept não exagera nas invencionices: de acordo com os projetistas, tudo foi feito para ser plausível e viável em um carro de verdade — as dimensões gerais do carro, o acesso ao interior, a visibilidade e até mesmo a posição dos bancos no interior. Mesmo que ninguém jamais vá entrar nele.

Dito isto, os caras não economizaram nos detalhes. Os faróis são de LED e ficam alojados em molduras que também são entradas de ar. As saídas de escape são elevadas e ficam logo atrás do cockpit, como no 918 Spyder, e a traseira lembra uma versão moderna do Porsche 935 “Moby Dick”, com uma lanterna em peça única — elemento que temos visto com bastante frequência em hiperesportivos, como o Bugatti Chiron e o Aston Martin AM-RB 001.

porsche-vision-gt (13) porsche-vision-gt (12)

Sendo um carro virtual, o Porsche 908-04 pode ter qualquer motor. Seus criadores não dizem mas, pelos emblemas que dizem “e-hybrid” e pelos detalhes em verde fluorescente, como as pinças dos freios, não estranharíamos se ele tivesse o conjunto mecânico do 918 Spyder — um V8 aspirado de 4,6 litros e 615 cv, mais dois motores elétricos para uma a potência total é de 887 cv a 8.500 rpm, com torque de 130 mkgf. Mas a gente está só supondo, claro. E desejando fortemente.

porsche-vision-gt (36) porsche-vision-gt (35) porsche-vision-gt (34) Impression porsche-vision-gt (32) porsche-vision-gt (31) porsche-vision-gt (30) porsche-vision-gt (29)

Matérias relacionadas

Uma retrospectiva dos esportivos da Fiat em seus 40 anos de Brasil – Parte 2

Dalmo Hernandes

Toyota vai leiloar um Supra de “Gran Turismo” na vida real – e por uma boa causa

Dalmo Hernandes

Nissan Skyline GT-R de Paul Walker em Velozes e Furiosos 4 está à venda

Leonardo Contesini