FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Projetos Zero a 300

Porsche 908: quando um um boxer de seis cilindros não é o suficiente

O motor mais famoso da Porsche é seu boxer de seis cilindros. Não é para menos: o flat-6 é o motor de sua menina dos olhos, o 911, desde 1963. A fabricante de Stuttgart não poupou esforços para extrair o máximo possível do projeto original, e conseguiu aproveitá-lo por mais de três décadas – o primeiro motor realmente novo veio só em 1998. Isto não quer dizer, contudo, que a Porsche não testou outras configurações mecânicas. O primeiro motor Porsche era um flat-four muito parecido com o projeto da Volkswagen. Houve motores de quatro cilindros em linha com turbo e muito em comum com o Volkswagen AP. Houve motores V6, V8 e V10. E houve versões extremas do boxer, com oito, doze e até dezesseis cilindros. Hoje, você vai ouvir a sinfonia de um flat-8: o motor do protótipo de corridas Porsche 908. E também belas imagens dele em ação. Depois, vamos mergulhar em seus detalhes. [youtube id="kWc12EJ98f4" width="6