o motor mais famoso da porsche e seu boxer de seis cilindros nao e para menos o flat 6 e o motor de sua menina dos olhos o 911 desde 1963 a fabricante de stuttgart nao poupou esforços para extrair o maximo possivel do projeto original e conseguiu aproveita lo por mais de tres decadas o primeiro motor realmente novo veio so em 1998 [gt40 content search= porsche widget= 1 title= porsche no gt40 ] isto nao quer dizer contudo que a porsche nao testou outras configuraçoes mecanicas o primeiro motor porsche era um flat four muito parecido com o projeto da volkswagen houve motores de quatro cilindros em linha com turbo e muito em comum com o volkswagen ap houve motores v6 v8 e v10 e houve versoes extremas do boxer com oito doze e ate dezesseis cilindros hoje voce vai ouvir a sinfonia de um flat 8 o motor do prototipo de corridas porsche 908 e tambem belas imagens dele em açao depois vamos mergulhar em seus detalhes [youtube id= kwc12ej98f4 width= 620 height= 350 ] este exemplar em especial e um porsche 908 1968 e fez parte da equipe de fabrica para o campeonato mundial de prototipos esporte equivalente ao atual wsc enfrentando caras como o ford gt40 e a ferrari p no entanto ele so participou de uma prova os 1 000 km de spa de 1968 que foram conquistados por jacky ickx e brian redman no ford gt40 com a pintura azul e laranja da gulf a porsche nao foi exatamente mal naquela corrida conquistando vitorias em varias categorias com os prototipos 907 e 910 alem do porsche 911 na categoria grand touring 2000 o porsche 908 contudo nao teve um final muito feliz o carro conduzido por vic elford e jochen neerpasch bateu na volta 34 depois de sair rodando sobre o asfalto molhado foi o fim da linha para o 908 010 tambem conhecido como 908 k por causa de sua cauda curta kurzheck em alemao o carro logo depois foi vendido a um colecionador suiço que o deixou guardado por mais de vinte anos no fim da decada de 1990 um especialista em carros de corrida da porsche chamado dale miller descobriu o carro o comprou e o levou para os estados unidos la o carro foi vendido novamente a um certo bill ferren que mandou restaurar o 908 por completo em 2004 o carro de corrida participou do rennsport reunion no circuito de daytona um dos mais tradicionais eventos de bolidos historicos da porsche agora depois de 12 anos com seu atual dono o porsche 908 10 1968 sera leiloado pela rm sotheby s e uma otima oportunidade para comentar alguns dos detalhes desde que na minha humilde opiniao e um dos prototipos mais bonitos e elegantes ja feitos nada mais justo portanto do que começar pela sua carroceria o porsche 908 e claramente parte de uma linha evolutiva esta iniciada dois anos antes em 1966 com o porsche 906 como comentamos recentemente o porsche 906 foi o sucessor do 904 o porsche 904 que usava um flat four de dois litros com comando duplo nos cabeçotes e 200 cv o carro que era construido sobre um chassi de aço do tipo escada e tinha a carroceria de fibra de vidro colada na estrutura para maior rigidez a fibra de vidro era aplicada por spray em um molde o que resultava em variaçoes na espessura dos paineis e consequentemente fazia com que o peso de cada carro fosse ligeiramente diferente formas limpas precisas e com aerodinamica eficiente o porsche 908 foi um dos primeiros com carroceria desenvolvida no tunel de vento os dutos ao lado do sistema de supressao de incendio sao alimentado pelas entradas de ar no bico do carro e levam ar frio para os freios dianteiros que usavam discos solidos de metal fading era uma realidade nestas fotos da para ver muito bem como a estrutura e vestida pela carroceria e que o acabamento interno dos paineis de um porsche 908 de 1968 nao e muito diferente do acabamento interno dos paineis de um puma com motor volks e tudo fibra agora um motor com o dobro de cilindros de um puma com corpos de borboleta individuais comando duplo nos cabeçotes e injeçao mecanica bosch tem pelo menos seis vezes mais potencia que um motor de puma embora sejam parentes distantes o porsche 906 trocou a estrutura do tipo escada por um chassi tubular e a carroceria agora tinha as camadas de fibra de vidro formadas a mao o que resultou em uma consistencia muito maior alem disso o 906 usava um flat six de dois litros com 220 cv e ainda pesava cerca de 110 kg a menos que o porsche 904/6 equipado com o mesmo motor o porsche 908 seguia o mesmo metodo de construçao e as mesmas linhas gerais mas seu motor agora era um flat 8 de tres litros e 350 cv que tinha um dos roncos mais deliciosos de se ouvir no grid estralado grave borbulhante e cheio de personalidade [youtube id= x2pylyrcri0 width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] era um motor menos potente que os v8 e v12 de 400 cv usado pela formula 1 mas era mais confiavel e apropriado para provas de longa duraçao nao foi a toa que apos 1972 quando a porsche decidiu encerrar as atividades de sua equipe de fabrica muitas equipes independentes colocaram as maos no 908 e ainda podiam contar com o suporte oficial da fabricante apesar de a propria nao estar mais competindo por outro lado naquela epoca a porsche estava começando a fazer seus primeiros testes com o boxer de seis cilindros turbinado que seria usado no porsche 911 turbo e deu origem a um motor de 2 1 litros sobrealimentado que chegou a mais de 600 cv no porsche 935 moby dick uma das variaçoes mais extremas do nine eleven o porsche 908 seguiu na ativa nas maos destas equipes particulares ate o inicio dos anos 80 e muitos exemplares acabaram ganhando motores turbo como este tambem havia versoes com carroceria aberta e peso ainda mais baixo alguns tinham menos de 500 kg detalhes que merecem a mençao os bancos que eram meras chapas de metal dobradas a chave perfurada a manopla de cambio em madeira balsa e o o cluster de instrumentos que dispensava o velocimetro nao foi a unica vez em que a sobrelimentaçao venceu alias naquela mesma epoca a porsche aproveitou o projeto do flat 8 do 908 para dar forma a um flat 16 de 6 6 litros e 750 cv que quase foi utilizado no porsche 917 mas no fim das contas deu lugar a um flat 12 turbo menor mais leve e tao potente quanto quer que a gente conte esta historia tambem faremos isto em breve ate la curta mais algumas fotos enormes e totalmente wallpaperaveis do porsche 908k 1968
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.