Edição diária: 15/06/2019
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Porsche 911 GT2 RS: tudo o que se sabe sobre ele até agora

A Porsche tem uma boa razão para ter tantas variações do 911 em sua linha: ela precisa demonstrar que sua plataforma é capaz de ser um esportivo confiável e confortável para uso diário, mas também pode dar origem a um verdadeiro monstro devorador de asfalto que não faz concessão nenhuma em busca do melhor rendimento possível. Há dezenas de combinações possíveis entre os motores, transmissões e estilos de carroceria oferecidos pelo nine-eleven. E agora, a mais explosiva delas – o carro que atende pelo nome de Porsche 911 GT2 RS – vai ganhar uma nova geração.

Quando falamos pela primeira vez a respeito do novo 911 GT2 RS, era março de 2016. O carro era uma “mula”, muito bem disfarçado nos flagras em testes na neve, mas era exatamente o fato de ter sido testado em baixas temperaturas que ajudou a entregar o jogo: as fabricantes costumam só fazer isto quando estão testando um novo conjunto mecânico. Tinha algo especial ali atrás.

Depois disto, o 911 GT2 RS foi confirmado pela Porsche, o que alegrou bastante quem é como nós: seria o fim da espera por um sucessor do último GT2, que foi lançado em 2010, ainda na geração 997. E agora, já se sabe muito mais coisas a respeito dele. É o que veremos neste post.

 

Motor

O Porsche 911 GT2 sempre foi conhecido por utilizar uma versão ainda mais apimentada do motor do 911 Turbo, e agora não será diferente. Trata-se de um boxer de seis cilindros (nossa, jura?) com deslocamento de 3,8 litros (exatos 3.800 cm³), dois turbocompressores e injeção direta de combustível, na medida para entregar 580 cv e 71,4 mkgf de torque no Turbo S.

O GT2 RS antigo tinha 620 cv em seu boxer 3.6 biturbo, além dos mesmos 71,4 mkgf de torque. É claro que o novo GT2 RS vai ser mais potente: de acordo com os alemães da Auto Motor und Sport, estão confirmados pelo menos 650 cv, e fala-se em algo bem próximo dos 700 cv em publicações como a britânica Autocar. O torque será maior que os 76,5 mkgf, que o 911 Turbo S entrega com overboost. Tal aumento certamente será proporcionado por turbos maiores e operando com mais pressão, componentes internos reforçados e um novo sistema de escape feito de titânio, além de um sistema que borrifa água nos coletores de admissão (a exemplo do BMW M4 GTS). O motor ficará montado em coxins ativos, com ajuste eletrônico.

Spy-Photo

Este, segundo informações da publicação alemã, terá uma válvula que se abrirá ao toque de um botão acima as 3.000 rpm ou automaticamente com o motor trabalhando no limite. Além de evidenciar o ronco do motor, a válvula reduzirá a pressão no sistema de escape a zero.

 

Transmissão

Spy-Photo

A Porsche revelou no Salão de Genebra que o próximo 911 GT3 terá câmbio manual como opcional, enquanto o GT3 RS receberá apenas a transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas. Com o GT2 RS, será diferente. Para começar, não haverá um GT2 “não-RS”, e o câmbio manual foi descartado. O pessoal da Auto Motor und Sport andou de carona no protótipo que foi flagrado por diferentes publicações, com Uwe Braun – o engenheiro responsável pelas versões GT da Porsche – ao volante. Segundo eles, estas foram as exatas palavras de Braun:

Percebemos que os donos do GT2 anterior passavam muito mais tempo na pista do que esperávamos. É por isso que o carro só tem transmissão PDK. Sequer consideramos um câmbio manual em um modelo tão voltado ao desempenho.

O que está dito, está dito, então. A exemplo do GT2 RS anterior, também, a tração será traseira, e o diferencial terá bloqueio eletrônico.

 

Suspensão, direção e freios

911-gt2-rs (1)

O carro usará o monobloco do Porsche 911 GT3 RS como base e, com isto, compartilhará com ele o layout básico de suspensão. Assim, ele também terá rodas de diâmetros diferentes (20 polegadas na traseira e 21 polegadas na dianteira, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2), as mesmas bitolas (1.587 mm na dianteira, 1.557 mm na traseira) e certamente trará componentes reforçados e geometria revista. De acordo com a Evo, porém, o GT2 RS terá molas auxiliares (menores, sobre as molas principais) na suspensão traseira, a fim de melhorar a absorção de impactos sem comprometer o controle de rolagem da carroceria. Abaixo, é possível ver as duas molas, uma sobre a outra, em um GT3 Cup:

991-gt3-vs-cup-suspension-comparison-018

Foto: Elephant Racing

Herança do GT3 RS, porém, será o sistema de esterçamento automático do eixo traseiro, que virá de série. Discos de freio de carbono-cerâmica serão opcionais.

 

Carroceria e aerodinâmica

O carro preto todo camuflado das fotos evidentemente não entrega o visual do novo 911 GT2 RS, mas traz aparatos aerodinâmicos que seguramente têm a mesma função aerodinâmica do que as peças finais. E o que vemos são aletas no para-choque dianteiro, dutos NACA no capô e respiros no para-choque traseiro, além de uma grande asa traseira fixa.

As aletas indicam que o para-choque dianteiro gerará downforce, enquanto os dutos no capô são responsáveis por levar ar frio aos freios dianteiros.

De acordo com a Porsche, o 911 GT3 RS usará materiais leves como Gorilla Glass (mais fino e resistente que o vidro comum), fibra de carbono (capô, para-lamas dianteiros e gaiola de proteção), liga de magnésio (teto) e pesará menos de 1.500 kg – em comparação, o GT3 RS pesa 1.600 kg vazio. Será possível reduzir ainda mais o número optando pelo pacote Weissach, que terá rodas de liga de magnésio, gaiola de proteção de titânio e teto de fibra de carbono, enxugando mais 30 kg.

Ainda de acordo com a Auto Motor und Sport, o 911 GT2 RS deverá ser revelado no fim deste mês, no Goodwood Festival of Speed 2017, marcado para acontecer entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

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