A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Zero a 300

Porsche 911 GT2 RS: versão mais brutal do nine-eleven é revelada em sua forma definitiva

Sim, você leu certo: a Porsche decidiu fazer uma surpresa para todo mundo e mostrar o novo 911 GT2 RS não em um evento de carros, mas no maior evento de games do planeta, a E3 2017, em Los Angeles. O anúncio veio junto com a apresentação de Forza Motorsport 7, novo jogo da franquia de corrida da Microsoft, que será um dos títulos de lançamento do XBox One X, o novo console da companhia, e trará o GT2 RS na capa.

Foi por isso que a Porsche mostrou o carro na E3, ao mesmo tempo que o game. Isto faz do novo 911 GT2 RS o primeiro automóvel a fazer sua primeira aparição pública em uma exibição de jogos eletrônicos, e não em um salão do automóvel.

Forza7_Standard_Boxshot_3D_Left

Claro, o foco era Forza Motorsport 7, e por isto mesmo a Porsche não se estendeu nos detalhes a respeito do 911 GT2 RS. O que significa que não há muito mais informações técnicas a seu respeito do que a gente já disse neste post — resumidamente ele usará o 3.8 flat-6 com dois turbos, algo entre 650 cv e 700 cv, além de tração somente na traseira, esterçamento das rodas traseiras e aerodinâmica ainda mais refinada. No entanto, podemos comentar o que dá para ver no novo monstro de pista da Porsche. Bora?

Para começar, comparado ao último dos GT2 RS, ainda pertencente à geração 997, fica claro que o novo modelo é muito mais racer. Elementos chave ainda estão ali, como a pintura no capô, os elementos aerodinâmicos mais agressivos e a tomada de ar nos para-lamas traseiros. No entanto, as coisas ficaram bem mais radicais agora – afinal a Porsche sabe que precisará enfrentar uma concorrência mais afiada do que nunca.

Forza_Motorsport_7___2018_Porsche_911_GT2_RS__4_

Repare no tamanho das entradas de ar para o radiador no para-choque dianteiro, e no enorme “queixo” formado pelo splitter frontal – tendência já apresentada em outros esportivos voltados para os circuitos, como o Camaro Z/28. Nas extremidades da peça, há dois pequenos escoadores aerodinâmicos, quase colados ao para-lama dianteiro, que provavelmente estão ali para reduzir a turbulência causada pelos pneus. Os dutos de escoamento também estão presentes no para-lama dianteiro, reduzindo a pressão dentro das caixas de roda e aumentando, assim, o downforce sobre o eixo dianteiro. Parece a mesma peça utilizada no GT3 RS.

Forza_Motorsport_7___2018_Porsche_911_GT2_RS__3_ (1)

porsche_911_gt2_rs_997_coupe2d-4537

O 911 GT2 RS 997, para efeito de comparação. Principais mudanças estão na aerodinâmica – o 997 de repente ficou conservador

A grande asa traseira fixa é bem alta e bastante recuada, de modo que recebe um fluxo de ar mais limpo e livre de turbulência em alta velocidade, e também causa um efeito alavanca, aumentando a capacidade da peça de gerar downforce. Também podemos ver os dutos NACA no capô, que levam ar frio para os freios dianteiros.

As rodas e pneus são gigantescos. A Porsche não comentou nada a respeito, mas nas fotos dá para ver que as rodas dianteiras de 20” calçam pneus de medidas 245/35, enquanto na traseira, rodas de 21” usam pneus 325/30, Michelin Pilot Sport Cup 2 nos quatro cantos.

Forza_Motorsport_7___2018_Porsche_911_GT2_RS__2__copy.0

Para se ter uma ideia, as medidas dos pneus no 911 GT2 RS antigo eram 245/35 na dianteira e 325/30 na traseira, calçando rodas de 19 polegadas. É importante lembrar que, com duas polegadas a mais nas rodas, os discos de freio podem ser pelo menos uma polegada mais largos. Com isto, além da melhor dissipação de calor, o poder de frenagem é maior, pois a pinças ficam mais distantes do centro do disco. Além disso, pneus de maior diâmetro garantem uma área de contato com o solo alguns mm mais longa, o que melhora aderência longitudinal sob aceleração.

Forza_Motorsport_7___2018_Porsche_911_GT2_RS__6_

Infelizmente a Porsche também não revelou imagens do lado de dentro do carro. Até seu lançamento oficial teremos que nos contentar com as imagens do 911 GT2 RS no gameplay oficial de Forza 7 na E3. E não deixe de ler nosso dossiê completo com tudo o que se sabe até agora a respeito do GT2 RS!

 

Matérias relacionadas

Este “Chevette” é na verdade um Corvette disfarçado de Opel Kadett – e ele tem um V8 de 9.500 rpm!

Dalmo Hernandes

Camaro 2016 finalmente é revelado: mais potente, mais leve e… turbo!

Gustavo Henrique Ruffo

765 cv e 340 km/h: este é o novo Chevrolet Corvette ZR1 C7 2019

Dalmo Hernandes