A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Porsche 911 R revelado com motor do GT3 RS e câmbio manual, nova Chevrolet S10 flagrada no Brasil, o novo Aston Martin DB11 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Porsche 911 R é divulgado antes do lançamento

gallery-1456746736-2016-porsche911r-02

Em nosso Guia do Salão de Genebra publicado na última sexta-feira (ainda não viu?) dissemos que o 911 R poderia ser um dos destaques da Porsche, caso fosse confirmado. Pois aqui está a confirmação: as primeiras imagens oficiais do modelo, divulgadas de forma não-oficial. Aquele vazamento típico que acontece antes de todo lançamento hoje em dia.

 

 

Na prática, o 911 R é um GT3 RS sem o visual espalhafatoso e equipado com câmbio manual. Sim: em vez do 3.8 do GT3, o motor será o 4.0 do GT3 RS, segundo a apuração do site Vierenzestig.nl, e não haverá nenhum computador trocando marchas por aqui — ou você troca por conta própria ou a troca não acontece. Além disso, ele terá o mesmo capô e o mesmo teto do GT3 RS — ambos feitos de alumínio para manter o peso do carro o mais baixo possível.

gallery-1456746885-2016-porsche911r-04

Agora uma notícia não muito boa para quem pensava em comprar um deste: ele será produzido em série limitada e oferecido apenas aos proprietários do 918 Spyder — o que significa que, a menos que um dos compradores do 918 decline da oferta, você não verá um desses dando sopa nas lojas.

 

Aston Martin DB11 também dá as caras antes da hora

Aston-Martin-DB11-2

Outro modelo que deu as caras antes do lançamento oficial em Genebra foi o novo Aston Martin DB11. O sucessor do DB9 inaugura uma nova era na linha da Aston — não apenas por abandonar de vez o design da década passada, mas também por trazer os novos motores desenvolvidos pela Mercedes-AMG.

No campo visual o DB11 traz elementos dos conceitos DBX, DB10 (visto no filme do espião 007, “Spectre”) e até do especial CC100. A dianteira mantém a tradicional grade da Aston enquanto a traseira é algo completamente novo para a marca. Ainda não há imagens do interior, mas os protótipos usavam instrumentos digitais virtuais, como no Mercedes-Benz Classe S — algo que pode ser resultado da parceria com a fabricante alemã.

Aston-Martin-DB11-3

Aliás, os rumores apontavam a possibilidade de que o DB11 fosse baseado em uma plataforma AMG, porém ele continuará usando a arquitetura VH da Aston Martin em uma releitura mais moderna. O motor V12 de 5,2 litros e cerca de 600 cv também é desenvolvido pela Aston e deverá usar câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. A AMG entra em cena com o motor V8, que deverá ser o mesmo 4.0 biturbo do AMG GT/C63/E63.

 

Ford apresenta Fiesta ST 200

Ford-Fiesta-ST200-1-620x413

O terceiro modelo a aparecer antes da abertura dos portões de Genebra é o Fiesta ST 200. Até agora ele vinha sendo chamado de ST Plus, talvez por isso você não tenha reconhecido. Como seu nome sugere, ele é uma versão mais potente do ST e teve seu 1.6 EcoBoost retrabalhado para produzir 200 cv e 29,6 mkgf, podendo chegar aos 215 cv e 32,6 mkgf por 15 segundos com o modo overboost. O câmbio será manual de seis marchas como no ST comum, porém com diferencial encurtado, o que ajuda o ST 200 a chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos e à máxima de 230 km/h. Em relação ao ST, o ST 200 tem 18 cv e 5,1 mkgf a mais, é 0,2 segundo mais rápido no zero a 100 e 10 km/h mais veloz.

Ford-Fiesta-ST200-2-620x413

Também mudam a direção, que ganhou relação mais curta; freios com discos maiores na traseira e suspensão 15 mm mais baixa, além de rodas de 17 polegadas. Além das modificações mecânicas, o Fiesta ST 200 recebeu um novo programa de estabilidade, que agora tem três modos de atuação, e modificou o controle de tração para otimizar a vetorização de torque.

 

Nova S10 é flagrada em testes no Brasil

20160229063604

Com a chegada da nova geração da Toyota Hilux ao Brasil, a Chevrolet já está se preparando para manter a S10 atualizada e competitiva. Para isso, a picape engravatada vai ganhar cara nova e possivelmente mudanças no powertrain.

20160229063604-1

A nova S10 foi flagrada por um leitor do FlatOut que pediu para não ser identificado. Embora a foto da dianteira seja feita com a ajuda do retrovisor, a nova S10 terá a dianteira inspirada na Chevy Colorado americana, que tem a dianteira mais robusta com sua grade preta e faróis mais retangulares. A traseira da S10 também irá mudar, adotando uma nova tampa para a caçamba, sem os vincos em forma de T na parte superior, e com um vinco reto e horizontal na parte inferior (repare acima da primeira linha de adesivos de baixo para cima). Segundo o leitor autor do flagra, o modelo era equipado com o motor diesel, notado pelo ronco diferenciado e pelo vigor das arrancadas (descritas como “muito fortes” por ele).

 

Touring Superleggera revela Disco Volante Spider

2016-carrozzeria-touring-superleggera-disco-volante-spider-01

A Carrozzeria Touring Superleggera revelou nesta segunda-feira o novo Alfa Romeo Disco Volante Spider — possivelmente o carro mais bonito que você verá neste ano. O modelo comemora os 90 anos da carrozziere italiana e é baseado na modelo cupê de 2012. Ambos são inspirados no Alfa Romeo C52 de 1952, mais conhecido por seu apelido Disco Volante — ou “disco voador”, em português.

Como o cupê, o Disco Volante Spider usa o chassi do Alfa Romeo 8C, mas em vez de adotar o teto de tecido ele usa dois paineis de fibra de carbono desenvolvido em parceria com os engenheiros da Alfa Romeo. Segundo Louis de Fabribeckers, o chefe de design da Touring Superleggera, o carro foi desenvolvido como se não fosse ter nenhum tipo de teto, assim as características dinâmicas do modelo não seriam afetadas pela ausência dos paineis de fibra de carbono.

2016-carrozzeria-touring-superleggera-disco-volante-spider-03

O modelo foi apresentado na cor Blu Ceruleo (ou azul céu) com interior de couro Connolly bege e preto. Ainda não há informações sobre a motorização, mas é provável que seja a mesma do cupê, que usa o V8 de 4,7 litros e 450 cv do Maserati GranTurismo. Serão feitos apenas sete exemplares, e teremos mais detalhes quando o modelo for apresentado oficialmente em Genebra.

 

 

Matérias relacionadas

Polo GTI testado lá fora: novo hot hatch da Volkswagen é divertido, porém recatado

Dalmo Hernandes

Mercedes Classe C ganha versão híbrida no Brasil, nova geração do Audi A6 estará no Salão, Porsche promete manter comandos e câmbio manual em seus carros e mais!

Leonardo Contesini

REC Watches, a empresa que transforma carros clássicos de ferro-velho em relógios de pulso

Dalmo Hernandes