A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

A Porsche está desenvolvendo um 911 de motor central-traseiro?

Vejam só que ironia: há dois ou três dias falamos sobre como a Porsche mantém o motor do 911 “pendurado” na traseira como uma referência (e uma reverência) ao seu passado. Pois não é que eles aparecem testando um 911 com motor central-traseiro?

O carro em questão é o sucessor do 911 RSR, desenvolvido pela Porsche para as categorias GT da FIA — incluindo a GTE do Mundial de Endurance. O protótipo foi flagrado em Sebring durante testes e, embora use a mesma carroceria do atual 911 RSR, é possível ver que se trata de um carro com motor central traseiro.

As pistas estão nas janelas traseiras, que fornecem ar para o motor reposicionado à frente do eixo traseiro e, logo atrás do para-choque traseiro, onde normalmente se via a parte inferior do flat-6, agora há um enorme difusor de corrida. Segundo os americanos da Road & Track, é justamente este o motivo da mudança de layout mecânico.

Com o motor traseiro o difusor de ar fica limitado pela falta de espaço — que é ocupado pelo escape e pelo próprio motor (veja na foto abaixo) —, o que implica em limitações aerodinâmicas, especialmente na downforce produzida. Ao deslocar o motor para a frente do eixo, o fundo do carro ganha espaço para um difusor mais largo, que consegue extrair mais ar da zona de baixa pressão sob o carro, otimizando sua aderência aerodinâmica. Com isso, o futuro RSR poderá usar ângulos de asa menos agressivos, resultando em mais velocidade nas retas — em especial na Hunaudières (ou Mulsanne, se preferir).

2014-Porsche-Motorsport-Porsche-911-RSR-RearPorsche911RSRCentral

Mas não pense que este será apenas um modelo de pista. O regulamento da FIA exige que os modelos LM GTE sejam baseados em carros de rua. Isso significa que, para poder colocar este sucessor do 911 RSR nas pistas, a Porsche terá que fazer uma versão de rua com motor-central traseiro.

Será que a Porsche está disposta a quebrar esta tradição para manter outra viva (o domínio do 911 nas pistas)? Ou será que eles não usarão o nome 911? Se querem saber nosso palpite, o mais provável é que a Porsche repita o que fez com o 911 GT1 nos anos 1990, criando uma série especial batizada 911 RSR Strassenversion ou mesmo 911 RSR GT3, enquanto mantém o 911 com o motor pendurado na traseira como sempre foi.

Matérias relacionadas

O que sabemos sobre o Hyundai Creta brasileiro até agora

Leonardo Contesini

Richard Hammond conta tudo sobre seu acidente com o Rimac Concept One

Dalmo Hernandes

Supervette flagrado: este é o Corvette com motor central-traseiro

Leonardo Contesini