A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Porsche GT2 RS já virou Nürburgring em menos de 7 minutos, Lamborghini Huracán Super Trofeo ganha versão EVO, Volvo lança o novo XC40 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Lamborghini apresenta o novo Huracán Super Trofeo EVO

A surpresa da Lamborghini para a última quarta-feira (20) tinha tudo para ser uma versão de rua do Huracán Super Trofeo, como apostamos aqui no Zero a 300. Mas em vez disso, os italianos da fábrica bolonhesa acharam que o momento pede apenas uma atualização na versão de pista do Huracán, e assim nasceu o Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO.

Lamborghini-Huracan-Super-Trofeo-EVO-18

Desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse, a divisão de automobilismo da marca, o Huracán Super Trofeo EVO é uma evolução sutil de seu antecessor: o motor V10 de 5,2 litros produz os mesmos 620 cv, e trabalha combinado com o mesmo câmbio sequencial de seis marchas que está conectado apenas às rodas traseiras. As mudanças foram mais pronunciadas na aerodinâmica, que foi desenvolvida em parceria com a Dallara Engineering, parceira da Lambo desde que Ferruccio Lamborghini decidiu mostrar a Enzo Ferrari que poderia fazer seus próprios esportivos.

 

Não há muitos detalhes geeks como a quantidade de downforce que o novo kit produz, nem o arrasto aerodinâmico do carro. A Lambo se limitou a dizer que ele produz “a mesma downforce do modelo anterior, porém com maior eficiência”, o que significa que ele gera a mesma downforce, porém produz menos arrasto. Foi o que o permitiu a reduzir o tempo de volta no Autodromo di Monza em 1,5 segundo em relação ao antecessor, cravando 1:43,3. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h.

O Huracán Super Trofeo EVO começará a competir a partir do primeiro semestre de 2017, e está homologado para a categoria monomarca Lamborghini Super Trofeo e para a Blancpain GT Series. O carro custará US$ 295.000 nos EUA e 235.000 euros na Europa. Os proprietários do Huracán Super Trofeo antigo poderão comprar o kit aerodinâmico separadamente para fazer a conversão. Tomara que o próximo seja o Huracán Squadra Corse.

 

Porsche 911 GT2 RS pode ter feito volta abaixo dos 7 minutos em Nürburgring Nordschleife

O reino dos supercarros anda um tanto louco nestes anos de transição tecnológica que estamos passando. Em 2013 a Porsche levou o 918 Spyder a Nürburgring Nordschleife e cravou a primeira volta abaixo dos sete minutos com seu motor V8 aspirado, seus dois motores elétricos e sua tração integral com vetorização de torque.

Em seguida, veio o Lamborghini Aventador SV, com um V12 aspirado e sem nenhum auxiliar elétrico, seguido por seu irmão menor, o Huracán Performante, que também usa um motor atmosférico e um tapa na aerodinâmica (e nos pneus, além de uma redução de peso) para conquistar a coroa com 6:52. Depois o Viper ACR, também com um V10 aspirado, mas contando apenas com tração traseira e um câmbio manual, bateu na trave dos 7 minutos. Todos eles muito diferentes e agora, o próximo a fazer isso pode ser um modelo turbo, com câmbio de embreagem dupla e tração traseira. Mais uma receita para o top five do Norsdchleife.

O modelo em questão é o Porsche 911 GT2 RS, que está em testes em Nürburgring e foi fotografado pelo personagem do circuito e criador do site Bridge to Gantry, Dale Lomas.

Em seu site, Lomas disse que viu o carro por lá e, curioso para saber como seria a volta, fotografou o GT2 RS logo após a primeira curva do Norsdchleife (a curva 13). Ele ficou esperando e quando o carro reapareceu na outra direção, Lomas sacou mais uma foto. Quando comparou o horário das duas fotos, Lomas percebeu que o intervalo entre as duas era inferior a sete minutos. Mais precisamente 6 minutos e 54 segundos.

Isso não significa de forma alguma que o carro conseguiu uma volta em 6:54, uma vez que a posição em que Lomas se encontrava não permitia que ele visse a linha de largada/chegada, mas certamente indica que o carro tem potencial para chegar perto ou até superar o Huracán Performante. Além disso, o chefe da Porsche Motorsport, o Dr. Frank-Steffen Walliser, disse que o GT2 RS deverá conseguir uma volta abaixo dos sete minutos, e Mark Webber, que é um dos pilotos da Porsche, disse que chegou a absurdos 336 km/h na reta final do Nordschleife.

 

Volvo apresenta o XC40, seu SUV médio-compacto

New Volvo XC40 - exterior

Depois do vazamento do vídeo promocional por sua subsidiária húngara, a Volvo apresentou oficialmente nesta quarta-feira o XC40, o menor modelo de sua linha de SUVs. Como já havíamos visto na prévia, o modelo segue o estilo do conceito 40.1 e compartilha alguns elementos estéticos com seus irmãos maiores, o XC60 e o XC90, como os faróis comas DRL integradas no formato “martelo de Thor”.

FlatOut 2017-09-21 às 13.23.13

O XC40 é baseado na nova plataforma modular da Volvo, a CMA, que foi desenvolvida em parceria com a Geely e será usada também em modelos da fabricante chinesa e da Lynk & Co. O porte e a silhueta do XC40, aliás, são semelhantes aos do Lynk & Co 01.

FlatOut 2017-09-21 às 13.23.21

Por dentro, o XC40 terá uma variação mais simples e versátil do design interno do XC6 e XC90, com a tela de 9 polegadas verticalizada na porção central do painel e o mesmo quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, porém recebeu “uma nova forma de armazenamento de objetos”, com espaços sob os bancos e nas portas, e até uma lixeira no console central, além de uma base de recarga por indução para smartphones.

New Volvo XC40 - interior

O pacote de segurança, como se espera de um Volvo, será recheado, com alertas de ponto cego, de movimento na traseira do veículo, de tráfego transversal, monitoramento da dianteira com frenagem de emergência automática, câmeras de 360 graus e sistema de prevenção de mudança involuntária de faixa.

Sob o capô o pequeno XC40 terá o 2.0 turbo de quatro cilindros, aqui com 247 cv na versão T5 AWD, que é o modelo topo de linha. Ele ainda usará um 1.5 turbo de três cilindros com 156 cv (T3 FWD) e uma versão do 2.0 turbo com 190 cv (T4).

 

Novo Mercedes-AMG A45 pode vir com 400 cv — e fazer de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos

merc-amg-a45-spy-shots-4

Para a próxima geração do AMG A45 a Mercedes refinou sua mira e apontou ainda mais precisamente para o Audi RS3. Segundo o pessoal do Carscoops, que flagrou este protótipo em testes com menos camuflagem do que vimos até agora, o novo modelo deverá ter 400 cv de potência e poderá chegar aos 100 km/h em menos de 4 segundos.

merc-amg-a45-spy-shots-6

O modelo parece ter ficado mais encorpado, com um stance mais sólido e agressivo, diferente da atual geração, um tanto arredondada na silhueta. A dianteira ganhou faróis mais incisivos, semelhantes aos do conceito AMG GT 4 e também do futuro CLS, bem como a nova grade Panamericana, agora um padrão dos modelos AMG.

merc-amg-a45-spy-shots-9

O motor deverá ser o M133 2.0 da atual geração, porém retrabalhado para chegar — ou passar — dos 400 cv, marca atingida pelo atual Audi RS3. Com essa potência extra, o novo câmbio de nove marchas da AMG e o sistema de tração integral, o AMG A45 deverá chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos.

 

Como a Bugatti gravou o vídeo da aceleração do Chiron?

Não foi com um Uno com escada no teto, muito menos com um Toyota Supra biturbo. Neste vídeo eles mostram que o camera car foi… outro Chiron!

Matérias relacionadas

Mustang custará R$ 299.900, o novo motor Renault 1.3 de 162 cv, quanto custa manter um Tesla e mais!

Leonardo Contesini

Novo BMW Série 5 no Brasil, Apple ganha licença para testar carros autônomos, O novo R8 Audi Sport e mais!

Leonardo Contesini

Ford revela o crossover Mustang Mach-E, BMW revela especificações do i4, Audi Q3 começa a ser vendido no Brasil e mais!